Copa do Brasil 2012 - Fim da primeira fase

Chegamos ao fim da primeira fase da Copa do Brasil 2012. Os clubes de maior expressão, tais como Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e São Paulo se classificaram para segunda fase da competição mais democrática do país. Mas não se engane, nem tudo foram "flores" para os denominados grandes da capital.

Em exceção dos clubes mineiros que eliminaram o segundo jogo (classificando com antecedência para segunda fase), os demais grandes precisaram de realizar o segundo jogo para sair com o triunfo. O Botafogo por exemplo, precisou levar a decisão da vaga para os pênaltis.

Confira agora como aconteceu a classificação de cada clube para a segunda fase da Copa do Brasil 2012.

CLASSIFICAÇÃO DO ATLÉTICO-MG

O Atlético-MG enfretou o Cene em Dourados, no Mato Grosso do Sul e venceu por 3 a 1, evitando o jogo de volta em Minas Gerais. Os gols do Galo foram marcados por André, Réver e Mancini. Márcio José, de pênalti, brindou os poucos torcedores do Cene, que se deslocaram da capital Campo Grande para assistir ao jogo.


Apesar da classificação antecipada para a segunda fase, o time comandado por Cuca não jogou bem. O time do Atlético chegava várias vezes na cara do goleiro, mas errava muito nas conclusões, deixando o torcedor atleticano revoltado.

Em contrapartida, o Atlético-MG é o único clube com 100% de aproveitamento do ano, entre as que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.

Na próxima fase, o Galo encara o Penarol, de Manaus. Novamente, a equipe mineira terá a chance de eliminar o jogo de volta, se vencer por dois gols de diferença em terras manauaras.

Próximo duelo


CLASSIFICAÇÃO DO BOTAFOGO

Dentre os seis clubes ditos grandes presentes na Copa do Brasil, o Botafogo foi o que mais "ralou" para conseguir a classificação para a segunda fase. Um placar em 1 a 1 com o Treze no Estádio Almeidão em João Pessoa e outro 1 a 1 no Engenhão no Rio de Janeiro fizeram a decisão ser ainda mais dramática, disputa por pênaltis.


No primeiro jogo do dia 14/03, o Botafogo acabou dando chances para o azar, pois apesar da péssima situação do gramado do estádio Almeidão, o alvinegro carioca desperdiçou inúmeras chances de liquidar a partida de volta. Naquela ocasião, Herrera marcou o gol do Botafogo aos 22 minutos do segundo tempo, mas Manu, nos acréscimos aos 47 minutos, igualou o placar para o time paraibano.

Na partida de volta a decisão foi dramática. Logo aos 3 minutos do primeiro tempo, Amaral Rosa arriscou um chute de fora da área, a bola desviou em Fábio Ferreira e matou o goleiro Jefferson. Mas aos 22 minutos do primeiro tempo, Loco Abreu empata de cabeça.

O Botafogo foi superior nos 90 minutos, trocou passes, finalizou várias vezes a gol, mas o goleiro Beto do Treze-PB estava em noite inspirada. O placar de 1 a 1 parecia e foi o definitivo.

Goleiro Jefferson falando para Léo Rocha : Aqui não!
Na decisão por pênaltis Rone Dias perdeu logo a primeira cobrança dos visitantes, na trave. O Botafogo acertou as seguintes, assim como o Treze, até o placar de 3 a 2. Aí, foi um festival de cobranças ruins. Renato bateu fraco, no canto direito, e Beto defendeu. Anderson foi bater para o Treze, e a bola triscou a trave e foi para fora.

Loco Abreu teve a chance de decidir, mas Beto defendeu com o pé a cobrança rasteira, no meio do gol. Aí, Léo Rocha se apresentou para a última cobrança do Treze e tentou uma cavadinha. Jefferson defendeu sem dificuldade e, ao comemorar, falou para o rival: Aqui não!

Leia o texto de Roberto Júnior sobre a polêmica cavadinha de Léo Silva!

Na segunda fase, o Botafogo terá o Guarani como adversário.

Próximo duelo


CLASSIFICAÇÃO DO CRUZEIRO

A classificação do Cruzeiro para a segunda fase da Copa do Brasil 2012, foi a mais tranquila dentre as equipes de maior expressão do futebol nacional. Um passeio de 6 a 0 para cima do Rio Branco do Acre, em plena Arena da Floresta.


Os gols da vitória celeste foram marcados por Wallyson (3), Anselmo Ramon, Léo e Rudnei.

Na sequência da Copa do Brasil, o Cruzeiro enfrenta o Chapecoense em Santa Catarina.

Próximo duelo


CLASSIFICAÇÃO DO GRÊMIO

O Grêmio, a exemplo do Botafogo, também "ralou" para classificar-se para a segunda fase da Copa do Brasil. O River Plate, não o argentino, mas o Sergipano deu trabalho para o tricolor gaúcho.

Na primeira partida no estádio Lourival Baptista, em Aracaju o time sergipano saiu vencendo, mas não resistiu à pressão e viu o Tricolor levar a melhor no jogo.

Os gols da primeira partida foram marcados por Almir Sergipe e Jonathan para o time da casa, e o zagueiro Fernando Belém (contra), Kleber Gladiador e Bertoglio fizeram para os visitantes.

Na partida de volta em Porto Alegre-RS no estádio Olímpico, novamente o River quis dar trabalho ao tricolor. Lelê abriu o placar para o River Plate-SE, mas Marcelo Moreno, Werley e Léo Gago garantiram a virada tricolor por 3 a 1.

Leia a análise tática de Eduardo Papke para o jogo entre Grêmio x River Plate-SE!

O time comandado por Luxemburgo está classificado para enfrentar o Ipatinga na segunda fase da Copa do Brasil. O time mineiro eliminou o Real Noroeste ao vencer a primeira partida por 2 a 0, eliminando o duelo de volta.

Próximo duelo


CLASSIFICAÇÃO DO PALMEIRAS

O Palmeiras avançou sem maiores sustos para a segunda fase da Copa do Brasil, com duas vitórias sobre o Coruripe de Alagoas. Uma vitória pelo placar mínimo de 1 a 0 e outra por 3 a 0 jogando em casa.


Na primeira partida, o Palmeiras foi a Maceió-AL no estádio Rei Pelé enfrentar o Coruripe. Logo aos 2 minutos do primeiro tempo o argentino Barcos fez o dele. Parecia um começo arrasador do Verdão, e que não seria necessário o jogo da volta. Mero engano! O time de Alagoas endureceu o jogo até o fim e forçou o jogo de volta em Jundiaí.

Na partida de volta em Jundiaí-SP no estádio Jayme Cintra, o primeiro tempo preocupou a torcida palmeirense, pois o time alviverde teve grande dificuldade para furar a defesa alagoana. Mas no segundo tempo, Marcos Assunção de falta aos 9 minutos, abriu o placar. A partir daí, o Palmeiras acordou e logo em seguida Barcos marcou o seu. Aos 39 minutos Juninho ainda marcou o seu e ampliou o placar : Palmeiras 3 x 0 Coruripe.

Na segunda fase o Palmeiras enfrenta Horizonte-CE.

Próximo duelo


CLASSIFICAÇÃO DO SÃO PAULO

A exemplo do Palmeiras, o São Paulo  avançou a segunda fase da Copa do Brasil, com duas vitórias sobre seu adversário. Uma vitória pelo placar mínimo de 1 a 0 em Belém do Pará e outra por 4 a 0 jogando no Morumbi.


No jogo em Belém-PA no estádio Mangueirão, o São Paulo não foi bem. Uma vitória mínima por 1 a 0, para cima do fraco Independente. Novamente com gol de Cícero, um golaço por sinal. Mas, uma vitória com placar elástico seria obrigação.

Um clube com uma folha salarial de 4 milhões de reais, jogar com um clube com uma foha salarial de 130 mil reais e ganhar no sufoco por 1 a 0, com direito a gol mal anulado para o time de menor expressão, é quase como uma piada de mau gosto.

No jogo de volta no Morumbi, a noite foi de Luis Fabiano, que fez todos os quatro gols da vitória do São Paulo por 4 a 0 para cima do Indepentende. O próximo adversário do tricolor paulista na Copa do Brasil será o Bahia de Feira, que eliminou o Aquidauanense.

Próximo duelo


CLASSIFICAÇÃO DOS DEMAIS CLUBES E RESULTADOS