Libertadores 2012 - Olimpia 3 x 2 Flamengo

Olimpia 3 x 2 Flamengo - Libertadores 2012
Vagner Love tenta levar o Flamengo ao ataque
Em jogo muito movimentado, o Flamengo foi derrotado por 3 a 2 pelo Olímpia (PAR), nesta quarta-feira, em Assunção, e ficou em situação complicada na Copa Santander Libertadores. O revés diante dos paraguaios fez com que os rubro-negros saíssem da zona de classificação para as oitavas de final faltando apenas duas rodadas para o fim da fase de grupos. Os cariocas permaneceram com cinco pontos, em terceiro, dois a menos que o rival desta noite e o Lanús (ARG).

A partida começou como o Flamengo não queria. Logo com seis minutos, o Olímpia abriu o placar com gol de Orteman. Os paraguaios foram para o intervalo com a vantagem, mas os rubro-negros empataram com três minutos do segundo tempo, com Vagner Love. A alegria dos cariocas durou pouco porque aos seis, os donos da casa ficaram a frente novamente com Zeballos.

O confronto era muito disputado e o Olímpia chegou ao terceiro gol, com Aranda. Mesmo em desvantagem o Flamengo seguiu buscando o ataque e diminuiu com Bottinneli. Depois, disso, os cariocas tentaram de todas as formas o empate, mas esbarraram na retranca paraguaia.

Na próxima rodada, o Flamengo vai até o Equador para encarar o Emelec (EQU), na próxima quarta-feira. O confronto é decisivo para as duas equipes, pois quem perder poderá dar adeus a chance de avançar para as oitavas de final. Já o Olímpia encara o Lanús, na terça-feira, na Argentina, na briga pela liderança do grupo 2.

O jogo - O Flamengo começou bem a partida, tendo o domínio da posse de bola. Os rubro-negros foram os primeiros a chegar com perigo aos três minutos. Vagner Love recebeu na entrada da área e chutou por cima do gol de Silva. A resposta do Olímpia veio dois minutos depois. Marín arriscou de fora da área e obrigou Felipe a espalmar para longe.

No entanto, no lance seguinte o Flamengo acabou levando o revés. Após cobrança de falta para a área, Orteman se livrou da marcação e tocou de primeira no canto esquerdo de Felipe, que nada pode fazer para impedir a abertura de placar no Defensores del Chaco.

Depois do gol, os rubro-negros seguiram em busca do ataque e quase empataram aos oito minutos. Luiz Antônio tentou cruzar pela direita e por pouco não colocou na rede do Olímpia. O goleiro Silva estava atento e espalmou a bola, que tinha endereço certo. Só que depois disso, os paraguaios conseguiram equilibrar o confronto e melhoraram a marcação impedindo a criação de boas jogadas por parte dos cariocas.

Com o tempo, os donos da casa passaram a explorar os erros do Flamengo para avançar nos contra-ataques. O Olímpia começou a dominar o jogo e criar chances de ampliar. Aos 29 minutos, Marín recebeu de Orteman e chutou de fora da área. O goleiro Felipe se esticou e conseguiu espalmar para escanteio. Os rubro-negros só voltaram e chegar com perigo três minutos depois. Após rebote dado pelo goleiro Silva em um cruzamento, Ronaldinho Gaúcho tocou para Vagner Love, mas o atacante finalizou sobre o travessão.

Na parte final da etapa inicial, o duelo permaneceu com o mesmo panorama. O Flamengo errava muito, principalmente quando chegava próximo da área. Já o Olímia controlava as ações e ainda desperdiçou algumas oportunidades antes do intervalo.

O segundo tempo começou como o Flamengo queria. Logo com três minutos, os rubro-negros empataram o placar com Vagner Love, que recebeu passe de Ronaldinho Gaúcho e finalizou a direita do goleiro Silva.

No entanto, a alegria do Flamengo durou somente três minutos. Com seis minutos, Zeballos ganhou de Willians, chutou para boa defesa de Felipe, que espalmou, mas no rebote, o atacante paraguaio finalizou para a rede carioca.

Depois do revés, o Flamengo viu a partida ficar equilibrada, com muitos lances duros. Os rubro-negros tiveram a oportunidade chegar ao empate aos 16 minutos. Vagner Love foi lançado, mas foi desarmado no momento que ira finalizar. A bola sobrou para Bottinelli, mas o argentino se enroscou com o atacante flamenguista que estava chão e despediçou a chance de marcar. Dois minutos depois, foi a vez de Vagner Love receber na área e chutar em cima de Silva.

Quando o Flamengo era mais perigoso na partida, o Olímpia conseguiu chegar ao terceiro gol, aos 25 minutos. Aranda pegou rebote fora da área, enganou a marcação de Léo Moura e chutou cruzado no canto direito de Felipe.

Mesmo atrás no placar, o Flamengo seguiu em busca do gol e diminuiu o marcador aos 32 minutos. O argentino Bottinelli acertou belo chute de longe, no ângulo direito de Silva, que só viu a bola entrando na rede.

Nos minutos finais, a tensão tomou conta do confronto. O Flamengo foi para cima do OLímpia em busca do empate. No entanto, os rubro-negros pararam na forte marcação paraguaia e saiu de campo com a derrota no Defensores del Chaco.

Apesar da derrota por 3 a 2 para o Olimpia, Joel Santana não se desespera

Apesar do Flamengo ter saído da zona dos que se classificam para a fase mata-mata da Copa Santander Libertadores, o técnico Joel Santana faz questão de evitar o desespero. Para o treinador, a partida diante do Olimpia, mesmo sendo uma derrota por 3 a 2, foi equilibrada e não tirou a responsabilidade que o Fla já teria em buscar a vitória contra o Emelec, próximo adversário do clube.

Para Joel, situação equilibrada na qual vive o grupo do Fla já era prevista
“Como eles empataram lá, nós também poderíamos ter empatado aqui. Não sofremos uma grande pressão em nenhum momento. Nós tivemos chances. O jogo foi tranquilo. Chegamos umas duas ou três vezes para empatar o jogo e não o fizemos. Temos que vencer lá (contra o Emelec). O jogo de lá seria decisivo da mesma maneira. Há equilíbrio dentro desse grupo. O Emelec, na minha opinião, fará a diferença desse grupo. Temos que chegar lá e vencer”, comentou.
Com o resultado desta quarta-feira, o Flamengo agora é o atual terceiro colocado do grupo 2 da Libertadores, com cinco pontos. O rubro-negro volta a campo pela competição sul-americana na próxima quarta, às 21h50 (horário de Brasília), contra o Emelec, no Equador.

Texto do colunista Blu Lima.