UMA AULA DE FALTA DE ÉTICA E DE PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO

UMA AULA DE FALTA DE ÉTICA E DE PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO
Durante toda a semana nós acompanhamos o desfecho da grande novela entre o ex-técnico do Flamengo e a direção do Flamengo. Tudo aconteceu. Muitas mentiras, muitos disse e me disse, que deixou o torcedor brasileiro perplexo em ver como um clube da imensidão do Flamengo pode ser tão mal administrado.

Tudo começou quando a presidente do Flamengo Patrícia Amorim contratou o técnico Vanderlei Luxemburgo, e foi feito um acordo entre a presidente e o técnico. A presidente deu total liberdade para o treinador comandar o futebol do clube. Além de treinador ele seria um gestor do departamento de futebol.

Esse poder foi aos poucos tirado. Foram muitos problemas de relacionamento entre Vanderlei Luxemburgo com alguns jogadores, com o gerente de futebol Isaías Tinoco, com o diretor executivo de futebol do clube Luis Augusto Veloso e com o vice de finanças do Flamengo Michel Levy.

Depois todos fizeram as pazes. Mas começaram os problemas com alguns jogadores do elenco. O principal pivô da demissão de Vanderlei Luxemburgo foi Ronaldinho Gaúcho.

O jogador Ronaldinho Gaúcho foi flagrado em um andar que não era o dele na concentração do Flamengo na pré-temporada, e nesse andar estava hospedada uma mulher, e Ronaldinho só saiu do quarto as 09:00 hs do dia seguinte.

Antes da partida entre Flamengo X Real Potosí a presidente do Flamengo comunicou para Ronaldinho Gaúcho que Vanderlei Luxemburgo não seria mais o técnico do Flamengo, segundo informações além de Ronaldinho alguns jogadores também ficaram sabendo da demissão do técnico depois da partida da quarta-feira.

Depois da partida o técnico Vanderlei Luxemburgo deu uma entrevista coletiva mostrando que continuaria no clube, dando sinais que estava tudo bem. A presidente do clube disse que quem segura treinador no clube são os resultados, como o Flamengo venceu a partida contra o Real Potosí e garantiu a presença na fase de grupos da Copa Libertadores de 2012.

Na quinta-feira o treinador foi fazer o seu trabalho no ninho do urubu e ao chegar no centro de treinamento foi comunicado que haveria uma reunião entre o treinador e a presidente do Flamengo. O treinador teve que voltar para a Gávea para ser comunicado de sua demissão.

Antes da reunião com Vanderlei Luxemburgo a presidente Patrícia Amorim teve uma reunião na residência do vice-geral do clube Hélio Ferraz. Um dos assuntos mais importantes da reunião era sobre a multa rescisória que o Flamengo vai ter que pagar para Vanderlei Luxemburgo que é de R$ 4 milhões de reais, já que o treinador estava sendo mandado embora do clube.

Foi uma falta de ética enorme por parte dos dirigentes do Flamengo. Já que eles não estavam satisfeitos com o trabalho do treinador, demitia no mês de dezembro, ou então antes da partida contra o Real Potosí. Mas o Flamengo através da sua presidente agiu muito mal, quando deixou o treinador sozinho, sem poder nenhum diante dos jogadores, e não comunicou primeiro para o treinador a sua demissão, e sim para a estrela da companhia Ronaldinho Gaúcho.

Na partida contra o Real Potosí algumas coisas chamaram a atenção de todos. As comemorações dos gols não foram feitas em direção do banco de reservas, mostrando que os jogadores já sabiam que o técnico seria demitido. Embora alguns jogadores afirmarem que não sabiam de nada. Outro fato muito importante é que o time correu, marcou, o jogador Ronaldinho Gaúcho fez uma das melhores partidas com a camisa do Flamengo, e outros jogadores correram muito.

Vanderlei Luxemburgo não fez um bom trabalho na equipe do Flamengo. Ele não conseguiu dá um padrão de jogo para a equipe, não concertou o posicionamento dos jogadores em campo, deu preferência para alguns jogadores que na minha opinião não deveriam está jogando no time titular, os problemas da defesa não foram solucionados, o time vinha jogando na base da força e da vontade de alguns jogadores. Lembrando que o Flamengo tem um elenco muito caro, e deveria jogar muito mais do que está jogando.

O Flamengo está passando por uma crise financeira enorme, mais não é somente o Flamengo, outros clubes importantes no futebol brasileiro, também estão em crise. Mas a falta de pagamentos de alguns jogadores como Deivid que o Flamengo deve R$ 6 milhões de reais referente aos direitos de imagem do jogador, inclusive nesse caso de Deivid um dirigente do Flamengo mandou ele cobrar ao ex-jogador do clube e ex-dirigente do clube Zico, Lembrando que foi Zico quem contratou o jogador para o Flamengo.

Faltou ética por parte da presidente do Flamengo Patrícia Amorim, que além de fazer tudo errado na demissão de Vanderlei Luxemburgo, a presidente entrou em contato com o empresário de Joel Santana o senhor Léo Rabelo que é um dos que ajudam nas campanhas de Patrícia Amorim para vereadora na cidade do Rio de Janeiro, e também na eleição para presidente do Flamengo, para contratar o técnico Joel Santana.

Joel Santana estava empregado, mas nem o empresário do jogador e muito menos a presidente do Flamengo, entraram em contato primeiro com o presidente do Bahia Marcelo Guimarães Filho. O negócio já foi feito sem a presença dos homens que comandam o Bahia.

Foram demitidos do Flamengo.

O técnico Vanderlei Luxemburgo.
O auxiliar técnico Júnior Lopes, que é filho de Antônio Lopes.
O preparador físico Antonio Mello.
O gerente de futebol Isaías Tinoco.
O Diretor Executivo de Futebol Luís Augusto Veloso, que inclusive a sua esposa é vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo.
O nome de Michel Levy que é o vice-presidente de finanças do flamengo, não foi citado em nenhuma entrevista. Lembrando que foi com Michel Levy que Vanderlei teve o primeiro problema dentro do clube.

Essa desorganização vem desde a demissão de Zico e do treinador campeão brasileiro de 2009 Andrade. Não é novidade esses tipos de problemas nos clubes brasileiro. Na maioria dos gestores faltam ética, bom censo e respeito aos profissionais.

Se o profissional não está correspondendo, não está fazendo um bom trabalho, o correto é mandar embora. Mas com dignidade e respeito profissional.

Conto com o apoio de todos na divulgação do blog.

www.rivelinosantos.wordpress.com
E-mail rivelino.futebol@hotmail.com
Muito obrigado.