JOEL SANTANA E A SUA SAÍDA DO BAHIA

JOEL SANTANA E A SUA SAÍDA DO BAHIA
FOTO DE MARCELO GUIMARÃES FILHO E JOEL SANTANA
Em abril de 2011 no programa Bem Amigos do canal Sportv, Joel Santana disse que não queria sardinha, estava esperando um peixe grande. Depois o treinador foi contratado pelo Cruzeiro.

Em setembro de 2011 Joel Santana foi demitido do Cruzeiro. Depois da demissão do treinador, foi feito um convite para que Joel treinasse o Bahia. O treinador aceitou o convite e começou a trabalhar no clube.

Depois dos problemas com Vanderlei Luxemburgo e com o Flamengo, o treinador através do seu empresário Léo Rabelo aceitou o convite de ser o novo treinador do Flamengo. O acerto foi feito na quarta-feira antes da partida entre Flamengo x Real Potosí. Apesar de que o treinador tenha negado o contato, mas tudo estava sendo feito pelo seu empresário Léo Rabelo.

Léo Rabelo é um dos que ajudam nas campanhas da atual presidente do Flamengo Patrícia Amorim, tanto para o cargo de vereadora da cidade do Rio de Janeiro, como para presidente do Flamengo.

As justificativas de Joel Santana na entrevista coletiva foram totalmente sem nenhum censo de humor. Ele disse o seguinte. ( Vocês deviam estar felizes por um clube do porte do Flamengo querer contratar um técnico do Bahia ).

Joel Santana não vinha fazendo um bom trabalho no Bahia, o Bahia ficou na 14ª colocação no último campeonato brasileiro. O time do Bahia mostrava uma irregularidade dentro do campeonato baiano, e vivia entre boas e más atuações dentro de campo. Grande parte dos torcedores não engoliu o assunto da sardinha. Alguns funcionários do Bahia comentavam sobre a antipatia do treinador.

Joel Santana tinha um salário no Bahia de R$ 350 mil reais mensais, e recebeu uma ótima proposta do Flamengo para se transferir para o Rio de Janeiro. Joel leva também o auxiliar técnico Marcelo Sales e o preparador físico Ronaldo Torres.

O Bahia está procurando um novo técnico, os nomes que são mais comentados dentro do clube são dos treinadores, Renato Gaúcho e Márcio Araujo.

Renato Gaúcho quer ficar no Rio de Janeiro, o treinador afirma que tem problemas particulares para resolver. Renato Gaúcho está sem clube desde o dia 1º de setembro de 2011 quando deixou o Atlético Paranaense. Renato trabalhou no Bahia de janeiro até agosto de 2010, ele tem uma excelente relação com a família do presidente do clube Marcelo Guimarães Filho, gostou de trabalhar no Bahia e elogiou os jogadores da base do clube.

Márcio Araujo foi quem comandou o time para o acesso do clube para a série A do campeonato brasileiro em 2010. O problema é que o Bahia tem uma divida com o treinador, e essa divida já está na justiça.

O presidente do Bahia Marcelo Guimarães Filho disse que faltou comunicação entre o Flamengo e o Bahia. Não houve um contato para saber a possibilidade de contratar o treinador Joel Santana. Mas o que faltou não foi somente comunicação, faltou caráter, respeito, ética profissional e transparência nas relações entre os dois clubes. O Flamengo simplesmente passou por cima da ética para contratar o treinador.

Mas o Bahia também tem a sua parcela de culpa. O clube tem que fazer contratos com mais segurança para o clube, para que os profissionais do clube não tratem o Bahia como um clube pequeno, como um clube sem qualquer expressão no cenário do futebol brasileiro.
O Bahia tem que se posicionar como time grande, como um clube que já conquistou por duas vezes o campeonato brasileiro da primeira divisão.

O treinador ou jogador que for contratado pelo clube, tem que respeitar o Bahia.
Muitas vezes os próprios dirigentes dos clubes, tomam atitudes que deixam o clube com a aparência de um clube pequeno.

Esperamos que os dirigentes do Bahia tenham aprendido com essa lição.

Conto com o apoio de todos na divulgação do blog.
www.rivelinosantos.wordpress.com

E-mailrivelino.futebol@hotmail.com

Muito obrigado.