Reflexão sobre o futebol brasileiro

Futebol é paixão
Nós vamos voltar um pouco para o ano de 2010.

Em 2010 foi realizada a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, a seleção que conquistou o titulo foi a seleção espanhola, a partida final foi contra a Holanda.

Os torcedores brasileiros esperavam que depois da eliminação da seleção brasileira na partida contra a Holanda, tudo deveria mudar na gestão do futebol brasileiro.

Mas a CBF que é comandada à décadas por Ricardo Teixeira só fez uma mudança, demitiu a comissão técnica que perdeu a Copa do Mundo e formou outra comissão técnica, tendo como treinador Mano Menezes.

As mudanças deveriam ser mais profunda, mais consistentes, mais objetivas.

Nós devemos analisar o futebol brasileiro com mais consciência, colocando os nossos pés no chão. E não achando que está tudo bem, e que a seleção brasileira e o futebol brasileiro estão a mil maravilhas.

Muitos detalhes nós devemos observar. Temos que analisar o nível do futebol brasileiro, e o nível do futebol que está sendo jogado no resto do mundo, principalmente na Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha.

Sei que muitos torcedores não têm condições ou falta interesse de acompanhar esses campeonatos. Lembrando que esses campeonatos disputados mundo a fora são transmitidos por canais fechados.

Mas quem acompanha esses campeonatos e os clubes de perto, sabem muito bem o abismo que está existindo entre o futebol praticado em alguns países e o futebol praticado no Brasil.

São diversos problemas que estão deixando o nosso futebol mais pobre e com menos interesse por parte dos torcedores brasileiros.

O mundo do futebol está andando para frente com passos largos e o futebol brasileiro está caminhando a passos de tartaruga. Existe uma evolução visível no futebol mundial. E essa evolução o futebol brasileiro não está conseguindo acompanhar.

No futebol mundial, alguns países, têm um poder de investimento muito maior do que o futebol brasileiro.

No futebol brasileiro os investimentos são menores, mas a grande vantagem que o futebol brasileiro tem é a quantidade de jogadores que são revelados todos os dias.

Em alguns países antes de começar as competições os torcedores que acompanham o mercado da bola do futebol Internacional, já sabem quem vai chegar até a reta final com condições de conquistar os títulos. Mas muitas vezes existem surpresas, que somente o futebol pode proporcionar.

No futebol brasileiro é diferente, as competições começam, e existem muitos clubes com plenas condições de conquistar os títulos mais importantes do futebol brasileiro.

A grande diferença é o nível técnico das grandes equipes do futebol brasileiro, e as grandes equipes do futebol mundial.

O futebol brasileiro já foi referencia para o futebol mundial, hoje a realidade é bastante diferente.

Hoje nós temos muito que aprender com o futebol Internacional, principalmente com os grandes centros, exemplo do futebol Espanhol, Inglês, Italiano e Alemão.

É muito difícil encarar a realidade, principalmente quando nós assistimos aos jogos do futebol brasileiro em determinados veículos de comunicação. Esses veículos fazem questão de esconder a situação real do futebol brasileiro, e tentam alimentar o torcedor brasileiro, dizendo que nós somos os melhores do mundo, que no mundo ninguém joga um futebol igual ao que é jogado aqui no Brasil.

Esses veículos de comunicação ficam fazendo comparações que deixam a cabeça de alguns torcedores confusas.

Uma delas é que o campeonato brasileiro é o mais competitivo e equilibrado do mundo. É uma tremenda bobagem pensar dessa forma.

Muitos torcedores olham para a tabela de classificação do campeonato brasileiro na 35ª rodada por exemplo, e ver vários clubes com chances de conquistar o título, com chances de classificação para a Copa Libertadores, com chances de classificação para a pré-libertadores e com chances de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana.

Mas muitos torcedores que não acompanham o futebol no mundo inteiro, esquecem de um detalhe muito importante.

A qualidade do espetáculo.

Na maioria das partidas dos grandes clubes do futebol brasileiro, a qualidade é péssima, são jogos fraquíssimos.

Os grandes culpados são os próprios clubes, as federações de cada estado, a CBF e os próprios técnicos.


Os clubes.

Eles são os responsáveis pelo espetáculo, eles têm a obrigação de brigar por melhores condições de trabalho.

Contratar jogadores que o custo benefício seja compensado com boas atuações.

Ter uma pré-temporada bem feita, para evitar lesões nos atletas, para evitar os desfalques no inicio da temporada, para que o atleta entre em campo com 100 % de condições físicas para que o espetáculo seja de boa qualidade.

As federações de cada estado.

A contribuição das federações é muito grande para a decadência dos campeonatos estaduais, e do baixo nível das equipes.

As federações formam as tabelas dos estaduais sem nenhum critério. Atrapalhando os clubes que estão disputando a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América.

O que nós estamos vendo nesse inicio de ano, são estádios vazios, são clubes entrando em campo com seus jogadores que ainda estão disputando uma vaga na equipe principal, são ingressos caros para partidas que não tem nenhum interesse para o torcedor.

As federações aceitam tudo que a CBF ordena, a maioria dos presidentes de federações acham que o presidente da CBF pode fazer um calendário sozinho, sem consultar as pessoas que realmente gostam e participam do futebol.

A ( CBF ).

A entidade só pensa na seleção brasileira, e pensa de forma equivocada.

Pensa de forma equivocada por que se os clubes estão fracos tecnicamente, é claro que a seleção também vai ficar fraca.

A CBF faz um calendário que não tem condições de um clube manter a boa qualidade técnica durante a maior parte da temporada.

Outro grande problema é a saída dos jogadores para o futebol Internacional sem completar a maior idade, sem jogar pelo clube que revelou, sem que a torcida brasileira conheça o futebol do jogador.

Muitos primeiro jogam por clubes mundo à fora, para depois jogar no futebol brasileiro.

Nós temos jogadores que nasceram no Brasil, e que já estão naturalizados em outro país. Esse é um problema muito grave, estamos correndo o risco de ver seleções se destacarem em competições com jogadores que nasceram no Brasil.

Os técnicos.

O clube contrata um treinador, esse treinador chega com um caminhão de jogadores, os chamados jogadores de confiança.

Mas o clube e os seus torcedores querem que o treinador conquiste a primeira competição que estiver pela frente.

Os treinadores devido essa situação, formam times retranqueiros, times que jogam pelo resultado, times que jogam para conquistar os três pontos esquecendo do mais importante que é o espetáculo.

O Dr. Sócrates disse em uma entrevista sobre a seleção brasileira de 1982, que mais importante do que ter conquistado o titulo mundial, foi fazer parte de uma seleção que encantou o mundo.

É claro que o titulo é muito importante, mas é bem melhor conquistar um titulo apresentando um bom futebol.

Hoje, quem viu ou até mesmo os que não tiveram a oportunidade de ver a seleção brasileira de 1982 jogar lembra do time titular, e a maioria dos torcedores não lembram do time titular que conquistou a Copa do Mundo de 1994, e o time titular que também conquistou a Copa do Mundo de 2002.

Falta ousadia para alguns treinadores, falta formar equipes que joguem um futebol bem objetivo, um futebol com jogadas agudas em direção ao gol com muita velocidade.

E sobra para a maioria dos treinadores, coragem de mudar esses esquemas de jogo ultrapassados. Esquecendo de colocar em primeiro plano a qualidade técnica dos jogadores, para dá oportunidade para esquemas táticos defensivos, com jogadores saindo pouco para o jogo.

O que nós devemos refletir, é a situação de cada clube.

Os clubes estão contratando jogadores que não tem mais condições de mostrar o mesmo futebol que apresentava antes de sair para jogar no futebol Internacional. Jogadores que estão chegando com lesões, jogadores que estão chegando com problemas técnicos, jogadores que não estavam sendo aproveitados nas suas equipes, e o que é pior, eles chegam com o futebol em baixa mas ganhando o mesmo que estavam ganhando se estivessem jogando em um grande clube do futebol mundial.

Os jogadores chegam com total apoio dos dirigentes dos clubes, e fazem o que quer em determinados clubes. Muitos jogadores não cumprem com as suas responsabilidades, e muitos são os verdadeiros responsáveis por crises dentro do clube. Eles chegam com status de craque, mesmo sabendo que não estão jogando essa bola toda.

Vale a pena refletir.

Conto com o apoio de todos na divulgação do blog.

www.rivelinosantos.wordpress.com

E-mail rivelino.futebol@hotmail.com

Muito obrigado.