Fluminense dá mesma prioridade da Libertadores ao Carioca

meia Deco do Fluminense
Foi-se o tempo em que o Campeonato Estadual era encarado apenas como torneio teste para o entrosamento dos grandes times no início da temporada. Para o Fluminense, pelo menos neste início de 2012, o Cariocão passou a ser encarado com a mesma seriedade que o clube aplica na Libertadores da América.

“O Campeonato Carioca serve como preparação, mas não é só teste. Precisamos nos classificar. Temos duas competições difíceis e chances de nos classificarmos em ambas”, disse o meia Deco.

O jogador também aproveitou para fazer uma comparação entre o nível dos adversários da Libertadores e os antigos oponentes que ele enfrentava quando jogava por times europeus na Champions League.

“Na Europa, as chances dos times grandes contra os considerados pequenos são muito maiores. Aqui já é mais equilibrado. Há jogos muito complicados já nesta primeira fase de Libertadores. Não temos essa diferença técnica absurda em relação aos outros times”, completou.

Depois de iniciar a competição sul-americana com vitória de 1 a 0 sobre o Arsenal, da Argentina, o Fluminense volta a atuar pelo torneio mais importante do continente no dia 7 de Março, contra o Boca Juniors, em La Bombonera.

Deco não culpa defesa e afirma que time pode render mais

A falta de ritmo do time que ainda está em começo de temporada, segundo Deco, também é um dos fatores que mais dificultam o desempenho do tricolor das Laranjeiras.

“Nós também achamos que poderíamos jogar um pouco melhor. Estamos no início da temporada", disse.

Um das maiores queixas do torcedor, os problemas defensivos, parecem não incomodar o elenco tricolor. Pelo menos essa é opinião do meia Deco ao analisar as dificuldades que a equipe enfrentou na partida de estreia da Libertadores diante do Arsenal, da Argentina. Para ele, os companheiros de zaga, principalmente Leandro Euzébio, que foi expulso, não podem ser crucificados como únicos responsáveis pela fraca apresentação do time.

“Quando não jogamos bem a culpa é de todos e não apenas da defesa ou ataque. No futebol tudo é em conjunto. Precisa-se estar tudo afinado. Ao contrário do que muitos pensam, nossa defesa fez uma boa partida. Não falhamos e não tivemos nenhum tipo de probemporada e o Arsenal criou muitas dificuldades, principalmente nas bolas aéreas. Sabemos que podemos melhorar muito. Mesmo assim, se não jogarmos bem e conseguirmos as vitórias, isso será o mais importante”, completou.

O Fluminense volta a campo no próximo domingo. O joga o primeiro clássico do ano, contra o Vasco, em jogo válido pela sexta rodada do grupo B da Taça Guanabara, às 19h30 (horário de Brasília), no Engenhão.

Texto do colunista Blu Lima