Seleção do mundo em 2011


Vou confessar a todos que não sou expert no futebol europeu, asiático, africano, quiçá norte americano. Estou me retendo ao futebol sul-americano, mas isso não significa que fecho os olhos para o velho continente. Para esta seleção me baseio por alguns jogos em que assisti, comentários de críticos e analistas.



O esquema adotado é o 4-3-3 à la Barcelona. Esta escolha também para “acomodar” os bons jogadores que a seleção possui. Não vou me aprofundar ao estilo de jogo que a equipe adotaria, mas poderia apostar que seria com pose de bola e imensa qualidade com os homens de frente. Triangulações, passagens e tabelas seria algo normal e frequente.

Linha de defesa alta para jogadores estarem agrupados e próximos, sendo assim opções de passe. Dois zagueiros de velocidade para rápida recuperação ou por bola nas costas. Triangulo de base alta no meio campo, setor seria muito parecido com o Barça, pois Xavi e Iniesta ditariam o ritmo do jogo. Setor de ataque é inigualável, sonho de qualquer dirigente ou torcedor. Messi seria o ‘falso-9’ com liberdade para se movimentar e buscar jogo. Neymar seria Neymar, aqui uma duvida onde jogaria, caindo pelo lado esquerdo ou direito. Cristiano Ronaldo este mais maduro que Neymar e por isso o colocaria na direita do ataque. Trio ofensivo não respeitaria o 4-3-3 clássico que joga com pontas abertos, mas sim com atacantes de infiltração e aproximação, cruzamentos ficariam a mercê dos laterais.

Devo esclarecer os jogadores que tem ao seu lado outros entre parênteses, foi fruto de uma duvida cruel. Em baixo dos três paus fico entre Casillas e Neuer, duvida mesmo, o escolhido tem qualidade. Lateral esquerda é outra briga de cachorro grande, Evra ou Marcelo, dupla que não se encontra em qualquer esquina. Primeira função do meio campo é complicada, Yaya Toure vem demonstrando bom futebol no City, Schweinsteiger era meia que foi passado a volante e assim se tornou motorzinho do Bayern e seleção alemã.

Estranharam que não comentei o time defendendo? Pois bem, com muita posse de bola o adversário teria, ou melhor, não teria chances. Brincadeiras à parte, o maior empecilho seria pedir a Neymar e Cristiano Ronaldo marcar os laterais ou zagueiros. Com bola este time seria o pesadelo de qualquer defesa, mas sem ela o treinador teria que trabalhar muito para afastar a vaidade, e fazer com que todos se tornem humildes para trabalhar em prol da equipe.

Preciso falar mais? Time este que brigaria por titulo em qualquer liga do mundo.