Flamengo é derrotado em Potosí e agora precisa vencer no Rio

O Flamengo não conseguiu produzir uma boa atuação e acabou derrotado pelo Real Potosí por 2 a 1, de virada, em partida disputada no Estádio Victor Ugarte, em Potosí pela Copa Santander Libertadores 2012. O resultado obriga o time brasileiro a vencer a partida de volta que será disputada na próxima quarta-feira, no Engenhão. Uma vitória por 1 a 0 garante a classificação do time rubro-negro na fase de grupos de Libertadores. O empate classifica o time boliviano.

O resultado foi justo porque o Flamengo mostrou um futebol muito irregular e mostrou que não estava preparado para superar os efeitos da altitude. Ronaldinho Gaúcho foi uma figura apática em campo e apenas o goleiro Felipe se destacou, evitando que sua equipe sofresse outros gols.

O Jogo

Armado com três volantes, o Flamengo começou a partida tentando segurar o ímpeto do Potosi que chegou a ter um gol anulado aos dois minutos por falta cometida pelo atacante Brittes no goleiro Felipe. Aos quatro minutos, novamente Brittes foi lançado mas chegou atrasado.

A pressão continuou e aos seis minutos, Felipe fez grande defesa ao espalmar o chute de Ortiz da intermediária. O time brasileiro encontrava dificuldade para escapar da pressão imposta pela equipe boliviana.

Aos dez minutos, o Potosí ameaçou com uma cobrança de falta executada por Ortiz. Felipe defendeu parcialmente mas o lance foi paralisado com a marcação de impedimento. O Potosi continuou dominando e os jogadores do Flamengo continuavam cometendo faltas perto da sua área.

Aos 13 minutos, o Flamengo conseguiu sua primeira finalização perigosa com um chute de Deivid que passou bem perto da trave direita defendida pelo goleiro boliviano. O Flamengo se motivou e aos 16 minutos, Júnior César fez grande jogada individual pela esquerda e cruzou para Deivid mas o goleiro Lapczyk defendeu com segurança.

Aos 18 minutos, Renato Abreu falhou no passe e Brittes arriscou mais uma vez, mas a bola subiu demais. Aos 20, Pol arrancou da intermediária, passou fácil por David Braz e chutou por cima do travessão de Felipe.

O Flamengo encontrava dificuldades para organizar as jogadas ofensivas por causa dos erros de passes e da pouca produtividade de Ronaldinho Gaúcho que pouco participava do jogo. Só aos 27 minutos é que o Flamengo voltou a incomodar em penetração de Deivid que teve sua conclusão bloqueada pelo goleiro.

Fla sai na frente, mas vacila na defesa

Aos 29 minutos, o Flamengo marcou o primeiro gol. Leonardo Moura fez grande jogada pela direita e rolou para Luiz Antonio mandar para as redes do Potosi. A vantagem do time rubro-negro só durou dois minutos. O Potosí cobrou falta pela esquerda e o zagueiro Centurion subiu mais do que a zaga carioca e mandou de cabeça para as redes, empatando a partida.

Aos 37 minutos, Ortiz arriscou de fora da área e obrigou Felipe a defender outra vez com grande dificuldade. Só aos 40 minutos é que Ronaldinho Gaúcho apareceu no ataque chutando de fora da área com algum perigo para o gol boliviano. Aos 42 minutos, Ronaldinho lançou Deivid em profundidade mas o goleiro do Potosí chegou primeiro.

Aos 44 minutos, Ortiz chutou de fora da área, Felipe defendeu parcialmente e Angola, no rebote, isolou a bola. Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo com o Potosí mais agressivo só que o primeiro momento de perigo foi provocado pelo ataque do Flamengo. Luiz Antonio foi derrubado na entrada da área mas a cobrança de Renato Abreu explodiu na barreira. O time boliviano só chegou à área aos oito minutos em chute sem perigo de Pol.

Apesar da má atuação de Renato Abreu que não acertava uma jogada sequer, o time brasileiro tentava controlar as ações da partida e manter o adversário longe da sua área, mas acabou sofrendo o segundo gol aos 12 minutos em cabeçada do atacante Brittes que se aproveitou da falha de David Braz e da passividade do goleiro Felipe para marcar.

O técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu modificar o Flamengo trocando o volantes Airton e o atacante Deivid pelo meia Botinelli e pelo atacante Negueba. E no primeiro lance dos dois substitutos, o Flamengo quase empatou. Negueba foi ao fundo e cruzou para o argentino que passou da bola.

Negueba passou a ser a melhor opção de ataque da equipe carioca levando vantagem nas suas arrancadas pela direita mas a usência de um jogador de área impedia que os ataques rubro-negros fossem bem sucedidos.

Aos 28 minutos, Brittes chutou sem ângulo mas com muita violência e Felipe espalmou para escanteio. O Flamengo tentava reagir mas continuava sem inspiração para criar jogadas de perigo. Luxemburgo colocou Camacho no lugar do ineficiente Willians. O Potosi adminsitrava o resultado, mas quase ampliou aos 43 minutos em chute de Poll que Felipe espalmou para escanteio, evitando revés ainda maior.

O projeto Libertadores está em risco. E o sinal de alerta, ligado.