Douglas, um jogador que parou no tempo?

Algo me chamou atenção nestas férias. O caso Douglas, uma duvida pairou no ar. O Grêmio tentou renovar, Douglas recusou. O tricolor tentou e ainda tenta negociá-lo, antes que possa assinar um pré-contrato no meio da temporada. Mas Douglas se apresentou um dia antes do combinado, Pelaipe relatou em entrevista:

- Douglas se apresentou um dia antes, está com entusiasmo de continuar no Grêmio – disse.

Não restam duvidas que o seu futuro seja no Grêmio e com acerto na renovação. Porém Douglas sempre foi questionado por necessitar de “carinho” financeiro e lugar cativo no time. Alguns treinadores que passaram no Olímpico declararam que Douglas não precisava marcar, pois não teria condições de armar as jogadas e defender.

Renato Gaucho o considerava um meia clássico brasileiro, e que uma equipe se formava a partir de seu 10. E acreditava em sua capacidade de “pifar” o companheiro a qualquer momento.

A torcida o questionava. Nas férias Douglas é constantemente visto em festas consumindo álcool além da conta, mas devemos levar em conta que estes são direitos do jogador nas férias. Outro quesito questionável é seus passes errados, neste brasileiro de 2011 foi o jogador que mais errou.

Cronistas afirmam que o futebol de Douglas parou no tempo. Um jogador que só joga com a bola nos pés, não marca, cerca ou volta para compor, e ainda com pouca ou nada de movimentação. Não tem lugar para o futebol moderno. Em parte concordo, pois hoje a preparação física é essencial em qualquer esporte de alto rendimento.

Alguns treinadores, ex-companheiros, Ronaldo fenômeno, fizeram frases marcantes do futebol de Douglas:

Celso Roth:

“Ele tem uma qualidade técnica muito grande, é um jogador que é raro, que pensa".

Mano Menezes:
"O Douglas é um jogador que conheço muito bem, pois trabalhei com ele no Corinthians. É um meia com características de armação, de posse de bola, de equilíbrio, que sabe reter a posse de bola quando necessário. Além disso, é um jogador mais forte fisicamente para uma partida que vai ser mais pegada".

Silas:

"Douglas é craque. É aquele jogador que não se acha toda a hora, é cerebral, dá pausa ao time, joga a bola com qualidade, centraliza, e também tem disposição para marcar. Está feliz dentro do clube, tem o apoio dos colegas, então tudo o que está acontecendo com ele é devido ao trabalho que ele está fazendo e o aproveitamento dos demais"

Renato Gaúcho:

"O Douglas me enche os olhos, é diferenciado, ele é um craque e o craque você não pode tirar nunca do time, mesmo às vezes cometendo erros, como as vezes ele comete, porque daqui a pouco ele decide. Se eu fosse técnico da Seleção Brasileira ele estaria no meu grupo".

“Quando digo que ele não precisa marcar, é porque ele precisa cercar o adversário. Se eu colocar o Douglas para marcar, vou perdê-lo na frente. Marcar, mesmo se ele quisesse, não iria conseguir. Ele tem que cercar. A função dele é não deixar o cabeça de área jogar.”

Mario Gobbi, ex-diretor do Corinthians:
"Não dava show em todas as partidas, mas supriu as nossas expectativas. Era acima da média, o nosso camisa 10. Deixou saudades".

Ronaldo:

"Sinto-me sozinho sem ele".

Carlos Alberto:

"O Douglas é um jogador raro, um dos melhores do Brasil na posição".