SOBRE RONALDINHO GAÚCHO

Ronaldinho Gaúcho, sua história, Especial Ronaldinho Gaúcho
Ronaldinho começou mal sua talentosa carreira, pois subiu ao profissional nas mãos de Celso Roth, nos idos de 1998.

Valente, sobreviveu ao treinador e logo passou a demonstrar que era de um grande jogador.

Em 1999 já desfilava pela seleção brasileira principal.

Em 2001, o Dentuço deixa o Grêmio pela porta dos fundos, rumo à maravilhosa Paris, onde defenderia o Paris Saint Germain.

No time francês, alguns desentendimentos com o técnico Luis Fernandez – que garantia uma frequência assídua do jogador na noite francesa. Nada, porém, suficiente para afastá-lo da Copa do Mundo de 2002.

Durante o mundial de seleções, Ronaldinho faz papel de coadjuvante, jogando para o gasto e aproveitando o desempenho mortífero de Ronaldo e Rivaldo para ganhar a Copa.

Em 2003, o Barcelona faz belo aporte financeiro e leva Ronaldinho ao Camp Nou.

E foi vestindo a camisa azul-grená que Gaúcho chegou ao patamar mais alto do futebol mundial, sendo eleito o melhor jogador do mundo em 2004 e 2005.

No dia 19 de novembro de 2005, o Real recebe o Barcelona para mais um ‘el clásico’, válido pela Liga Espanhola. Naquela noite, Ronaldinho faz uma das melhores atuações individuais, marcando 2 gols (o 2º uma pintura) e sendo aplaudido de pé pela torcida madrilena, mesmo no Bernabeu.


Pelo Barça, conquista 2 Liga das Estrelas, e ainda a Champions de 2006, ao lado de Xavi, Deco, Messi e Eto’o, entre outros.

Na Copa de 2006, faz papelão junto com a seleção, e desperdiça ótima oportunidade de ganhar uma Copa como protagonista.

Em 2008, quando já estava muito desgastado no Barça por conta de seguidas lesões (e baladas), recusa uma proposta do Manchester City e acerta sua ida ao Milan.

Na Itália, em nenhum momento retoma a qualidade que atingira em seu ápice.

No fim de 2010, Ronaldinho decide voltar ao Brasil, e seu agente e irmão Assis negocia simultaneamente com Grêmio, Palmeiras e Flamengo. Depois de uma verdadeira novela, que teve até preparativos de apresentação no Grêmio, Ronaldinho decepciona novamente os gaúchos e acerta com o Flamengo.

Na chegada ao Rio, prometia: “Já imagino essa torcida no estádio lotado. Eles podem esperar o máximo de mim. Voltei para o Brasil e vim jogar no Flamengo para dar isso.”

A realidade é muito diferente das promessas. Apesar do título carioca invicto, com direito a gol na final, e do bom começo de Brasileirão, Ronaldinho não deslancha e decepciona a torcida, mas principalmente o marketing.

A aposta da Traffic não deu certo, e Ronaldinho passou a ser um peso na empresa que anda disposta a cortar gastos.

Agora, o Flamengo se vê em dúvida: banca o Dentuço sem qualquer perspectiva de retorno econômico ou empurra-o a outra equipe?

Que dúvida!