CBF oficializa que times da Libertadores vão poder jogar a Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta quinta-feira, uma mudança importante em seu calendário. Em entrevista coletiva, o presidente Ricardo Teixeira anunciou que, a partir de 2013, os clubes que disputarem a Copa Libertadores vão competir também na Copa do Brasil, que passa a acontecer também no segundo semestre.

A mudança não se dará em 2012 por respeito ao Estatuto do Torcedor, mas deve alterar bastante o formato do calendário brasileiro atual. A Copa do Brasil passa a ocorrer de março até novembro. Agora, com 86 clubes em vez de 64.

Os brasileiros que estão na Copa Libertadores só entrarão no torneio nacional nas oitavas de final. São seis vagas disponíveis. Caso o país tenha apenas cinco representantes na competição continental, o clube mais bem colocado no ranking da CBF que já tiver sido eliminado da Copa do Brasil voltará à disputa.

A ideia da CBF é valorizar a Copa do Brasil, incluindo todos os melhores times do país. E evitar punir times por "sucesso", caso do Corinthians em 2011. Eliminado na Pré-Libertadores, o Timão não teve chance de disputar nem a Copa do Brasil nem a Sul-Americana, ao contrário de outros times que tiveram colocações piores no Brasileirão 2010. Em 2013, a Copa do Brasil terá um total de 86 clubes na disputa, com sete fases.


OPINIÃO DO BLOGUEIRO :

A ideia de incluir os "melhores times" do país na Copa do Brasil é uma boa iniciativa.

Vejo com bons olhos, principalmente para o torcedor e para a televisão, pois é um atrativo a mais para quem é apaixonado por futebol.

Mas, creio que o calendário brasileiro não ajuda a mudança, ou seja, na teoria a mudança é boa, na prática não parece que vai dar certo.

Explico.

Teriamos os campeonatos estaduais e a Libertadores no primeiro semestre. Ainda no final do primeiro semestre, começa o Campeonato Brasileiro. E como já acontece todo santo ano, os clubes que estão na Libertadores priorizam a competição sulamericana e mandam a campo um time misto ou reserva para o nacional.

Como está previsto no novo regulamento, a Copa do Brasil começaria em março e teria fim em novembro, ou seja, começaria no 1º semestre do ano e só terminaria no final do ano. Como os clubes que estão na Libertadores só entrarão nas oitavas de final da Copa do Brasil, e provavelmente a Libertadores já terá acabado, creio que estas duas competições não entrem em conflito.

Mas imagine agora o calendário do segundo semestre : Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Copa do Brasil, tudo no mesmo período. Se já falam em desgate físico com duas competições, imagine agora com três.

Se o calendário não for repensado, não adianta mudanças em regulamentos.

É esperar pra ver...