Seleção da terceira idade!

Seleção da terceira idade dos brasileiros
Nenhum jogador pode ainda ser apontado como o grande nome do Brasileirão. Acho que Romário estava certo ao afirmar que, mesmo aos 41 anos, poderia jogar diante do péssimo nível dos jogadores brasileiros.

Anos depois, vemos que Romário faz discípulos, tendo inúmeros jogadores que são titulares em seus times mesmo com idade avançada. A coluna SobreFutebol fez uma seleção deles, com idade mínima de 35 anos. Conheça a seleção:


Haverão discussões sobre qual o goleiro que deverá integrar esta seleção de veteranos. Marcos e Rogério são as principais opções, e se equivalem. São dois ídolos de seus clubes e jogadores representativos em nível nacional. Escolhi o Rogério por ter jogado todos os jogos do campeonato, enquanto Marcos ficou no estaleiro. De qualquer modo, a camisa 1 está bem entregue.


Será que Paulo Baier ainda sabe jogar na lateral? Acho que só pra quebrar um galho. O jogador se destacou já tarde, conforme lhe deram liberdade. O importante é que o cara é simplesmente o maior artilheiro da era dos pontos corridos, mesmo não tendo se firmado em nenhum dos maiores clubes do futebol brasileiro.


O zagueiro chegou ao Inter nas mãos de Muricy, em 2005, após 2 boas temporadas no Juventude. 7 anos e milhares de títulos depois, Índio segue idolatrado pela torcida colorada, principalmente por sua artilharia constante nos Gre-Nais. Não é titular absoluto, mas vai bem quando é solicitado.


O zagueiro perambulou desapercebido pelo futebol do Nordeste até se destacar pelo Fortaleza no CB-05. Em seguida, o Flamengo contratou o defensor, titular absoluto no título rubro-negro de 2009. Hoje, é opção de Luxa no banco, mas ainda tem seu valor no clube.


O lateral-esquerdo fez parte da grande época do Santos entre 2002 e 2004. Em seguida, rumou para o Benfica, onde ficou por 5 anos. Voltou em 2009, e faz bom papel desde então. Hoje, tem a confiança de Muricy, mesmo jogando apenas 60 minutos em grande nível.


A cabeça de área não poderia ter outro dono. Graças à lesão de Emerson, Gilberto Silva foi o volante titular do Brasil na Copa-02, e fez ótimo campeonato, que lhe rendeu a oportunidade de ir ao Arsenal, integrando a melhor fase dos Gunners. De volta ao futebol brasileiro, vai levando no Grêmio.


Marcos Assunção sempre foi conhecido pela sua bola parada mortal. Depois de um bom começo por estas bandas, fez boa carreira na Europa. Foi então fazer uma hora extra no Qatar, e depois retornou ao Grêmio Barueri, onde fez bom papel. Foi contratado então pelo Palmeiras, onde comanda o meio-campo do Verdão.


O meia foi revelado pelo Sport, mas é identificado mesmo com o Vasco, clube no qual conquistou diversos títulos entre 1995 e 2001. Em seguida, foi para o francês Lyon, onde tenha sido talvez o grande responsável pelo lugar de destaque conquistado pelo time no cenário europeu. Após 2 temporadas no Qatar, voltou ao time de coração. Suas qualidades ainda permitem que seja titular, principalmente pela bola parada venenosa.


O mais notável (e experiente) desta seleção, foi um craque que jogou no mais alto nível do futebol mundial, sendo eleito melhor jogador do mundo de 1999. Tem 2 Copas no currículo (1998 e 2002), e foi o melhor jogador (na minha opinião) em 2002. Depois disso, passeou pelo futebol mundial angariando dinheiro. Incluídos no passeio estão Grécia e Uzbequistão. No começo do ano, resolveu voltar ao Brasil, quando recebeu boa proposta do São Paulo. Rivaldo não pensou 2 vezes, e vem fazendo um ano razoável pelo Tricolor Paulista, apesar das constantes reclamações. Ainda é útil, no banco.


Magnata surgiu no Fluminense, no fim dos anos 90. Depois de perambular pela Ásia e Oriente Médio, voltou ao futebol brasileiro ano passado, para defender o Ceará. Com o bom desempenho, foi contratado pelo Atlético-MG, onde é constantemente questionado pela torcida.


Quem é esse sujeito? O nome dele é Júnior, atacante que viveu toda a sua carreira na Europa. Passou pela Espanha, Bélgica, França, Inglaterra, Dinamarca e Suécia, antes de finalmente jogar em bom nível no Brasil. É na verdade um ótimo jogador, e se tivesse feito sua carreira no país seria muito mais conhecido. De todo modo, assume a 9 desta seleção.

Ficaram de fora outros bons jogadores, como os pentacampeões Ricardinho (Bahia – 35 anos) e Edmílson (Ceará – 35 anos). Esse time iria bem no Brasileiro.

Texto : Luciano Faneca.
Arte : Douglas Nacif