Os Números do segundo turno. Flu campeão!


O Campeonato Brasileiro 2011 vai chegando a seu clímax, as últimas rodadas. Cada clube já sabe o que tem que fazer e onde pretende chegar. Cálculos e mais cálculos são realizados pelos matématicos, alguns torcedores acreditam no título, outros querem a Libertadores, alguns querem seu clube livre da série B e muitos outros secam seu rival.

E você acredita que já conhecemos o campeão do segundo turno do Brasileiro 2011? Sim, é o Fluminense. Com 37 pontos em 17 jogos (72,5% de aproveitamento) , o tricolor carioca que venceu o Figueirense por 4 a 0 na última rodada e abriu seis pontos de vantagem para o segundo colocado, que é o próprio Figueirense, com 31 pontos é o campeão do returno.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO RETURNO

Classificação do Campeonato Brasileiro, segundo turno.
OS MELHORES DO RETURNO

O Fluminense por sinal é absoluto neste segundo turno, pois é o clube com maior número de vitórias (12) e tem o melhor ataque com 36 gols marcados.

O Figueirense é o clube que menos vezes perdeu no returno, apenas duas vezes.

Atlético-MG e Coritiba destacaram-se defensivamente, sofreram apenas 16 gols em 17 partidas, média inferior a um gol por partida.

O melhor saldo de gols fica por conta do Vasco, 11 gols, o gigante da colina fez 28 gols e sofreu apenas 17.

OS PIORES DO RETURNO

Os clubes que tiveram menos vitórias no segundo turno foram Palmeiras e Cruzeiro, cada clube só venceu duas partidas. Sendo que o Cruzeiro também leva o título de pior ataque com apenas 14 míseros gols.

A pior defesa do returno fica com Avaí, com 33 gols sofridos. Além disso, Avaí e Ceará foram os clubes que mais vezes perderam no returno, cada clube com 10 derrotas. O pior saldo de gols fica com o Ceará, 15 gols negativos.

TABELA REAL X TABELA DO RETURNO

Analisando a tabela de classificação atual após 36 rodadas e a tabela de classificação do returno, percebemos alterações significativas, principalmente na luta pelo rebaixamento.

Na parte de cima de ambas tabelas, 4 clubes mantiveram-se no G-5 :

G-5 da Tabela real : Corinthians, Vasco*, Fluminense, Internacional e Figueirense.
G-5 da Tabela do returno : Fluminense, Figueirense, Santos*, Corinthians e Vasco*.
(*)Já tem vaga garantida na Libertadores 2012.
Veja que apenas o Internacional, 4º colocado da tabela real, não está no G-5 da tabela do returno, o Santos entrou no lugar. Mas como Santos e Vasco já tem vagas garantidas na Libertadores 2012, o sexto colocado entraria na disputa pelo torneio sul-americano do próximo ano, fazendo o G-5 virar G-6, sendo que o sexto colocado da tabela do returno é o próprio Internacional, ou seja, nenhuma alteração.

Conclusão : Corinthians, Fluminense, Figueirense, Internacional, Vasco e Santos representariam o Brasil na Libertadores 2012 em ambas as tabelas.

Zona de rebaixamento Real : Avaí (20º), América-MG (19º), Atlético-PR (18º) e Ceará (17º).
Zona de rebaixamento returno : Cruzeiro (20º), Ceará (19º), Avaí (18º) e Palmeiras (17º).

- Note que em ambas as tabelas sobre a zona de rebaixamento, Avaí e Ceará estão presentes;

- O já matematicamente rebaixado América-MG que aparece no Z-4 real, aparece na 13ª colocação na tabela do returno, subindo seis posições. Mas isto não foi suficiente para o Coelho. Acordou tarde demais;

- O Atlético-PR que aparece na 18ª colocação do Z-4 real, aparece na 15ª posição na tabela do returno. Subindo três posições. Será que o Furacão consegue se recuperar nos 2 jogos restantes?

- O Cruzeiro que aparece em 16º lugar na tabela real, no returno é o lanterna. Somou 12 pontos em 17 jogos do returno, média inferior a 1 ponto por partida. Se continuar nesse ritmo...

- O agora livre do fantasma do rebaixamento Palmeiras é o 17º colocado na tabela do returno, mas na tabela real é o 12º colocado. Agora o Palmeiras quer mais duas vitórias, para atrapalhar os planos de seus maiores rivais : São Paulo e Corinthians.

- Os também ameaçados ao rebaixamento Atlético-MG (14º) e Bahia (15º) na tabela real, apresentaram uma melhora significativa no returno. O Galo no returno é oitavo colocado, enquanto o tricolor baiano é o décimo colocado. O Atlético-MG tem dois jogos díficeis pela frente : Botafogo (lutando pelo G-5) e Cruzeiro (querendo sair da degola). Já o Bahia enfrenta o Santos (com time reserva?) na Vila Belmiro e o Ceará (querendo sair da degola) na última rodada.

- O clube que apresentou a maior variação entre a tabela real x tabela do returno foi o Flamengo. O rubro-negro carioca oscilou de uma tabela para outra, oito posições. Na tabela real está na sexta colocação, enquanto na tabela do returno é apenas o décimo quarto colocado.

O #papodebuteco está participando do TOP BLOG 2011 e somos um dos 100 finalistas na categoria Esportes. É muito fácil votar! Basta clicar no banner TOP BLOG no menu do lado esquerdo ou clicar aqui. Ajude o #papodebuteco nesta disputa! Muito obrigado!

Deixe sua mensagem! Participe do blog #papodebuteco ou através do www.twitter.com/douglasnacif