O perigo de Ganso

Paulo Henrique Ganso
Paulo Henrique Chagas de Lima começou a jogar futebol de salão aos 7 anos, no Tuna Luso, do Pará.

Em 2005, aos 15 anos, Ganso iniciou sua trajetória no campo no Paysandu, quando foi descoberto por Giovanni.

No mesmo ano, Ganso desembarca na Vila Belmiro, bancado pelo Messias santista. Em 2008, era apontado como a principal promessa para a Copa São Paulo, mas afundou junto com o Peixe. Na sequência do ano, foi promovido aos profissionais, mas não se destacou.

Ganso e Neymar
Em 2009, era apontado como novo ‘menino da Vila’, junto com Neymar. Com Wagner Mancini, fez boas partidas, mas sem muito brilho. No 2º semestre, foi podado pelo professor Luxemburgo, junto com seu parça Filé de Borboleta.

Mas a redenção veio com a chegada de Dorival e seu estilo ofensivo, no início de 2010. Já no Paulistão, fez grandes aparições e foi apontado como grande promessa do futebol brasileiro, quando o país inteiro pedia sua presença na Copa-10. Dunga não ouviu o povo, e Ganso ficou de fora.

Ainda com Dorival, Ganso conquistou a Copa do Brasil-10, pouco antes de lesionar gravemente o joelho pela 2ª vez (a 1ª foi em 2007). Naquela época, Ganso negociava a assinatura de um plano de carreira – Neymar acabara de assinar o seu.

Operado, o meia só voltou a jogar no começo de 2011, mas se lesionou no começo da Libertadores, deixando a participação do Santos na competição nas mãos de Neymar. Voltou na final, fazendo boa partida.

Todos achavam que agora ia decolar. Todos achavam que o meia seria o maestro da seleção, mas a Copa América-11 trouxe uma participação apática.

Paulo Henrique Ganso jogando pela seleção brasileira.
PHG tem capacidade técnica incrível, aliando poder de drible, passe e chute. Mas ainda precisa provar ser o que todos esperam dele.

Logo mais, Ganso terá nova oportunidade, no Mundial de Clubes. Ele precisa demais ir bem na competição.

Comparando, seu parça Neymar está anos luz à frente. Ganha milhões, já é uma grife de marketing. Já renovou seu contrato 2 vezes. Deu uma Libertadores para o Santos.

Ganso ainda tem que decolar, mas o perigo é que a pista está acabando.

Ganso corre o risco de virar um simples bom jogador.