Conmebol abre mais oito vagas para a Copa Sul-Americana de 2012

O Comitê Executivo da Conmebol esteve reunido nesta quinta-feira, na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. A principal decisão tomada foi a ampliação no número de participantes da Copa Sul-Americana a partir de 2012. Foram abertas oito novas vagas, que serão divididas, uma por país, por Paraguai, Chile, Equador, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Peru.

Brasil (oito vagas) e Argentina (seis) permanecem com o número de participantes de costume. No total, 47 equipes vão disputar a Copa Sul-Americana de 2012. Apesar do inchaço no número de clubes, a Conmebol garantiu que não será esticado o período de disputas da competição.

Outra mudança significativa, porém ainda em fase de estudo, diz respeito à vaga na Libertadores dada ao campeão da Sul-Americana. Atualmente, o time vencedor do torneio ganha uma fase na fase prévia eliminatória da Libertadores. O expediente gera distorções, uma vez que na atual edição, três dos quatro semifinalistas (Vasco, Vélez Sarsfield e Universidad de Chile) já garantiram vagas na fase de grupos da principal competição do continente por conta do desempenho em seus campeonatos locais.

Para evitar que o campeão da Sul-Americana tenha de abrir mão de sua vaga (fazer uso da conquistada em competições caseiras), será discutida a possibilidade de, a partir de 2012, o torneio premiar o vencedor com uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Não foi informado pela Conmebol quando o assunto será novamente discutido.

Nesta sexta-feira, a Conmebol realiza o sorteio dos grupos da Libertadores de 2012.

Fonte : Globoesporte.com