Náutico e Ponte Preta conquistam o acesso na Série B

Náutico e Ponte Preta se juntaram a campeã Portuguesa e também conquistaram o acesso na Série B
Náutico e Ponte Preta se juntaram a campeã Portuguesa e também conquistaram o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro.

Em uma das muitas coincidências que o futebol nos reserva, Náutico e Ponte Preta poderão comemorar o acesso em um amistoso de luxo no próximo sábado, às 17 horas. Os rivais se enfrentarão pela última rodada no Estádio dos Aflitos, em Recife.

Na temporada 2011, o Náutico realizou 32 jogos diante de sua torcida e conquistou inacreditáveis 25 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. Aproveitamento extraordinário de 84,3%. O time pernambucano ainda não perdeu diante de seus torcedores na Série B. Em 18 jogos, o Náutico conquistou 13 triunfos e cinco empates.

No Estadual, a marca foi de 11 vitórias e uma igualdade. A única derrota aconteceu durante a Copa do Brasil. Na oportunidade, o Náutico foi derrotado pelo campeão Vasco da Gama, por 3 a 0, no longínquo dia 13 de abril. Ainda pela competição, o clube conseguiu somar uma vitória.

Naútico carimba vaga na Série A 2012A campanha fora de casa, porém, é apenas modesta. São quatro vitórias, sete empates e oito derrotas. Com 63 pontos, na segunda colocação, o Timbu ostenta 17 vitórias, 12 empates e oito derrotas. Aproveitamento de 56,8%. O time do técnico Waldemar Oliveira ainda anotou 49 gols e sofreu 39. Autor de 21 gols, Kieza é o artilheiro do Náutico e da Série B.

Em 2012, o Alvirrubro fará sua 26ª participação na Série A. O Náutico foi rebaixado em 2009. O drama da Ponte Preta, por sua vez, dura desde 2006. O clube paulista disputará pela 19ª vez a elite do Brasileirão. O acesso da Ponte veio após 17 triunfos, 11 empates e nove derrotas. São 62 pontos e aproveitamento de 55,9%.

O time do técnico Gilson Kleina balançou as redes em 61 oportunidades e sofreu 43 tentos. Ricardo de Jesus marcou 18 gols. Ele é o artilheiro da Macaca e aparece na terceira posição no geral. A campanha pontepretana no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, é de 11 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. Fora de casa, o retrospecto é bastante equilibrado: seis vitórias, seis empates e seis derrotas.

A última vaga será definida entre cinco clubes. Quarto colocado, o Sport só depende de suas forças para conquistar o acesso. Bragantino, Vitória, Boa Esporte e Americana também sonham com a elite.

Façam suas apostas! Qual clube conquistará a última vaga do acesso na Série B? Opine!

Texto de Rodolfo Brito.