Analisando a 36ª rodada do Brasileirão 2011

TUDO SOBRE A 36ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO, ANÁLISES, GOLS E COMENTÁRIOS
A dois jogos do fim do Campeonato Brasileiro 2011, os objetivos de cada equipe ficam mais claros. O Corinthians deu mais um importante passo para o campeonato.

Corinthians 2x1 Atlético-MG
O Corinthians recebeu o Atlético-MG com tudo para manter a liderança. Só precisava ganhar. E ganhou, de virada.

Cuca mandou a campo o Atlético-MG disposto a marcar, marcar e marcar. E marcou, muito, de forma individual. O Corinthians não soube sair da marcação no 1ºT. Depois do intervalo, o Galo abriu o placar com Leonardo Silva, depois de bela jogada ensaiada. O Galo deveria crescer depois do gol, mas murchou. O Corinthians aproveitou e empatou com Liedson, após belo cruzamento de Alessandro. Depois, em contra-golpe mortal, Emerson arranca com a bola e assiste Adriano, que finaliza como só aquela perna esquerda consegue. O Galo não teve mais força para reagir. Parabéns ao Tite, que matou o esquema do Atlético-MG ao botar 2 centro-avantes.

Há que se destacar ainda dois pontos:
1) o cruzamento de Alessandro – não vemos mais desses nos dias de hoje;
2) a finalização de Adriano – essa canhota...


Vasco 2x0 Avaí
O Vasco voltou a São Januário para enfrentar o moribundo Avaí, que dependia de milagre para ficar na Série A. O jogo ia tranquilo até que o Avaí teve um jogador expulso, ainda no 1ºT. Com tranquilidade, o Vascão abriu o placar com um golaço de Felipe, e decidiu a parada com cabeçada de Élton, após belo cruzamento de Bernardo (a assistência foi o 1º lance do meia).

Ao Gigante da Colina, resta vencer Fluminense e Flamengo, e confiar que Figueirense ou Palmeiras (ou ambos) atrapalhem a vida do Corinthians. Ao Avaí, resta se preparar para a Série B do ano que vem.

Figueirense 0x4 Fluminense

Depois de semana de badalação em cima de Jorginho, o Figueirense tomou um vareio do Fluminense em Floripa (Leia sobre a análise tática do jogo). Depois de um 1ºT equilibrado, Fred voltou a decidir a parada ao marcar novamente 3 gols neste campeonato. Teve de todo jeito: o cara é matador mesmo. O Fluzão se classificou para a Liberta-12, mas, com a vitória da turma da frente, vê o título longe. O Figueira tem colocação boa para conseguir a vaga no G-5. Só.

Botafogo 1x2 Internacional

Tivemos um duelo importantíssimo na luta pelo G-5. O Botafogo queria tranquilidade, após a turbulência da demissão de Caio Jr. O Internacional queria ultrapassar seu adversário na tabela. O Inter fez 0x2 com Damião e Oscar. (Leia sobre a análise tática do jogo)

O Fogão descontou com Felipe Menezes. Péssimo resultado para o Botafogo, que se vê longe da vaga. Bom para o Inter, que só depende de si para alcançar a Libertadores.

Atlético-GO 0x0 Flamengo

O Flamengo, em crise com a torcida, foi visitar o Atlético-GO para se consolidar no G-5. Em jogo morno, foi o Dragão que teve as melhores oportunidades. Bom pro Mengão, que levou 1 ponto pra casa e depende só de si para ir à Libertadores, porque recebe o Inter em casa. O Atlético-GO só cai com um desastre histórico.

São Paulo 3x1 América-MG

O São Paulo recebeu o América-MG, que vinha de vitória sobre Corinthians, Fluminense e Botafogo, e que tentava um milagre para se manter na Série A. O Tricolor pareceu não se importar muito, e levou a campo 4 atacantes (Lucas, Dagoberto, Fernandinho e Luis Fabiano). Com eficiência, Luis Fabiano marcou 2 gols ainda no 1ºT, e deu tranquilidade para a segunda etapa. No 2ºT, Juan marca o 3º para o São Paulo, que ainda tem o péssimo Xandão expulso. Com 1 a mais, o América-MG ainda consegue descontar, com Alessandro. Placar final que deixa o São Paulo vivo para o G-5 e rebaixa matematicamente o América-MG.

Grêmio 1x3 Ceará

O Grêmio de Celso Roth não conseguiu a arrancada que a torcida queria. Mas também não precisava de um fim de campeonato tão melancólico. O Tricolor Gaúcho tomou um vareio do Ceará, com direito a trinca de Felipe Azevedo. Douglas descontou com categoria, e o gringo Miralles ainda perdeu um pênalti. No fim do jogo, os gremistas vaiaram a equipe e gritaram pela saída do treinador. Ao Grêmio não interessa mais o campeonato. O Ceará, por sua vez, precisa de bons resultados para escapar do rebaixamento.


Cruzeiro 1x1 Atlético-PR

No jogo dos desesperados, o placar não poderia ser mais tenebroso. Ambas as equipes se jogaram ao ataque, mas a pouca técnica não deixava o jogo fluir. Marcinho abriu o placar para o Furacão, mas Charles empatou para o Cruzeiro. Tivemos ainda um gol mal anulado de Paulo Baier. Ambos estão em situação desesperadora.

Coritiba 1x0 Santos

O Coritiba enfrentou os reservas do Santos em jogo de muita marcação no 1ºT. Depois do intervalo, pequena melhora e gol do contestado artilheiro Leonardo, de cabeça. O Coritiba segue na zona cinzenta. O Santos só pensa no Mundial.

Bahia 0x2 Palmeiras

O Palmeiras conseguiu um belíssimo resultado na Bahia. Ricardo Bueno abriu o placar de forma esquisita. Marcos Assunção, de falta (para variar), ampliou. Com os 3 pontos, o Verdão deu adeus ao rebaixamento. Agora tem tranquilidade para fazer o que interessa: ganhar do Corinthians na última rodada. O Bahia quer emoção, e a torcida vai ter. Ainda corre risco de descenso.

Destaque da rodada : O destaque poderia ser Fred, com sua trinca de gols. Mas é Adriano, com seus muitos quilos e sua canhota implacável.
Pereba da rodada : A piaba que o Figueirense tomou. 0x4 em casa, é fogo.

Contagem regressiva : Faltam 2 jogos!