Analisando a 37ª rodada do Brasileirão 2011


Quase tivemos o campeão nesta rodada, mas o gol de Bernardo adiou a definição para a rodada final. A emoção segue, e a próxima rodada promete.

Figueirense 0x1 Corinthians

O Corinthians entrou em campo confiante que faria sua parte, ganhando do Figueirense – e torcendo para que o Fluminense o ajudasse no Engenhão. A vitória foi mais na garra, na raça, do que na qualidade. E Tite mexeu bem de novo, ao tirar Danilo e arriscar no Alex.

E foi o Alex que decidiu o jogo, ao arrancar com a bola e cruzar com perfeição na cabeça de Liedson, que mostrou seu notável faro de gol. O Figueirense tentou, mas não conseguiu empatar. O Corinthians agora depende de um empate com o Palmeiras, no Pacaembu, com os desfalques de Ralf e Danilo. O Figueira precisava do resultado para ficar em boa posição para a Libertadores. Agora, já não depende de suas forças para se garantir no G-5.

Fluminense 1x2 Vasco

O Vasco teve uma parada duríssima contra o ótimo Fluminense. Saiu na frente com Alecsandro, que entrou no lugar de Élton. Tomou o empate, em gol (mais um) de Fred. Quando o placar definia o Corinthians como campeão, Alecsandro recebe pela direita e, com a bola rolando, faz um cruzamento primoroso na cabeça de Bernardo, que marca na 2ª tentativa. Comemoração com direito a choro, time desgastado, na vontade. Vale lembrar que Diego Souza fez um gol muito mal anulado, aos 2min do 1ºT. E o gol do Fluminense foi irregular, na minha opinião.

Próxima rodada, novo desafio ao Vasco, que pega o Flamengo, sem Juninho (como estava nervoso hein?) e Allan (Diego Souza foi alarme falso). É ganhar e torcer para o Palmeiras dar uma ajuda. O Fluminense está tranquilo na Libertadores, o campeonato acabou.

Flamengo 1x0 Internacional

O Flamengo recebeu o Internacional para entrar forte no G-5. Conseguiu com placar magro. Mas vale o detalhe do gol: Thiago Neves pega a bola na meia esquerda e tenta virar o jogo para a ponta direita, para o jovem Thomás. Eis que o zagueiro colorado Rodrigo Moledo faz a coisa mais bizarra que me lembro nesse campeonato e ajeita a bola para Ronaldinho Gaúcho, que vinha rápido, de frente, e saiu cara-a-cara com o goleiro. Que bizarro! De resto, antes e depois do gol o Inter foi um pouco melhor, mas não conseguiu marcar.

O Flamengo está tranquilo no G-5, só sai com um desastre. O Inter já não depende de suas forças para ir à Libertadores.

Coritiba 1x0 Avaí

O Coritiba recebeu o Avaí em situação tranquila. Mas a vitória combinada com tropeços dos times de cima poriam o Coxa no G-5. Foi o que aconteceu. O Coritiba abriu o placar com Jéci, que subiu mais alto que todo mundo. E foi só, o resto do jogo foi difícil.

O Coxa só depende de si para ir à Libertadores. O Avaí já pode planejar sua Série B-12, não sem antes tentar complicar a vida do Figueirense.

Atlético-MG 4x0 Botafogo

Goleada do Atlético em cima do decadente Botafogo. 4x0 é placar indiscutível, ainda que Loco Abreu tenha perdido pênalti. Neto Berola fez chover no começo do jogo hein? Que habilidade...

O Galo está tranquilo na zona cinzenta, muito confortável a quem habitou por muito a Z-4. O Botafogo tem algum problema, que não era Caio Jr., e agora tem chances reduzidíssimas de chegar no G-5.

Palmeiras 1x0 São Paulo

O São Paulo continua a desfilar seu horroroso futebol. Até dominou o jogo no 1ºT, mas nada de muito importante. No 2ºT, o Verdão voltou melhor, e adivinhem como marcou? Aliás, vamos a uma recordação: durante toda a semana, Leão insistiu em treinamento (até secretos) de bola parada, ciente de que o chuveiro de Assunção era a maior arma palmeirense. Como sabemos, não adiantou. Assunção meteu um veneno, que não desviou em ninguém e morreu nas redes.

O São Paulo depende de um milagre para ir à Libertadores. O Palmeiras vai confiante tentar tirar o título do Corinthians. Só.

Santos 1x1 Bahia

O Santos pôs seus titulares para enfrentar o Bahia, que abriu o placar com um belo gol do artilheiro (?!) Souza. Neymar empatou em novo belo gol, e foi só.

Muricy usa o jogo para entrosar o time, mas principalmente para reintroduzir Elano, que vinha do D.M. e será muito importante no Mundial, principalmente com a lesão de Adriano. E parece que o time titular vai com Durval na lateral. Parece que Léo vai torcer do banco. Para o time baiano, o resultado serviu para afastar de vez a chance de rebaixamento. Vai tranquilo para a última rodada.

Grêmio 2x2 Atlético-GO

Grêmio e Atlético-GO tinham o nobre objetivo de se garantir na Sulamericana. Só o Grêmio conseguiu. Anselmo colocou o Dragão na frente, mas o Tricolor virou com Willian Magrão e Marquinhos. O zagueiro Anderson deu números finais ao jogo.

O Grêmio não quer mais nada. O Atlético-GO quer assegurar a vaga na Sulamericana.

Ceará 2x2 Cruzeiro

O duelo dos desesperados terminou com o pior resultado possível, e manteve Ceará e Cruzeiro em situação delicada. Osvaldo abriu o placar, mas o Cruzeiro empatou com Anselmo Ramon e Ortigoza. O Vozão ainda empatou, com o zagueiro Daniel Marques. O Ceará ainda tentou a vitória, mas não teve sucesso

A sorte de ambos fica para a última rodada. O Ceará tem a vantagem de não pegar um rival estadual, o que facilita as coisas. O Cruzeiro pega um Atlético-MG pronto para engrossar a vida do rival.

América-MG 2x1 Atlético-PR

O surpreendente América-MG venceu o desesperado Furacão e deixou o time na porta da Z-4. Acho que o rebaixamento certo tirou um peso das costas, e fez o time jogar melhor. O Atlético-PR está com 1 pé na Segundona.

Destaque da rodada : O destaque fica para Alecsandro e seu cruzamento certeiro para Bernardo fazer o da vitória. Que passe!

Pereba da rodada : Não podia ser outro: Rodrigo Moledo, do Inter, e sua entregada para Gaúcho fazer o gol da vitória do Flamengo. Que categoria do zagueirão!

Contagem regressiva : Semana que vem termina!