Analisando a 34ª rodada do Brasileirão 2011


Ufa! Sabemos quem são os candidatos ao título. A esta altura, somente Corinthians e Vasco seguem na briga, cada um com as suas armas. Mas a dúvida segue. Não arrisco quem leva.

Destaco na rodada três defesas espetaculares de goleiros, todas em cabeçadas: Jefferson, do Botafogo; Rogério, do São Paulo; e Victor, do Grêmio. Vale conferir.

Corinthians 2x1 Atlético-PR
O Corinthians abriu sua casa (provisória) para receber o desesperado Atlético-PR. No começo do jogo, esmagou o Furacão, e abriu uma vantagem (2x0) que se mostraria fundamental no final do jogo. Depois do intervalo, os papeis se inverteram e o Atlético progressivamente tomou conta do jogo. Descontou com Paulo Baier (sempre ele), mas não conseguiu empatar, apesar das boas chances criadas pelo centro-avante rubro-negro Nieto. Na principal delas, o gringo soltou uma bomba que pegou no travessão, pingando em cima da linha. Baier chutou outra na trave. Teve ainda a entrada de Adriano, que novamente não fez nada. Tite, na coletiva, disse que não se poderia cobrar do Timão que repetisse a intensidade do 1ºT. Mas acho que foi sufoco demais para quem poderia ter matado o jogo.

Vasco 2x0 Botafogo
O Vasco recebeu o Botafogo no controverso Engenhão e mostrou que toda a confusão aprontada foi sem razão. Mesmo exercendo seu mando na casa do rival, o Vascão obteve um ótimo resultado e não deixou o Corinthians disparar. O jogo teve ainda um daqueles famosos nós táticos, desta vez com a criação do excelente interino Cristóvão Borges. O Vascão mandou a campo um meio com 3 volantes, Felipe na armação e Éder Luís e Diego Souza no ataque. Isso mesmo, não havia centro-avante. E foi com essa sacada que o Gigante da Colina matou o Fogão e criou várias chances, principalmente no contra-ataque. Felipe Bastos fez o primeiro. Em seguida, Diego Souza perdeu pênalti. Mas o destaque vai para o gol de Dedé, o 2° do Vasco, que começou com ótimo drible, armação de jogada e infiltração na área para conclusão certeira. Que zagueiro é esse? O Vascão segue forte. E o Fogão briga somente pela Liberta, com seus 55 pontos.

Fluminense 1x2 América-MG
O Fluminense entrou em campo sábado com tudo para dormir na liderança. Precisava ‘apenas’ vencer o então lanterna América-MG em casa, e depois era só torcer contra Corinthians e Vasco. Mas tudo deu errado, e o América-MG dominou o jogo amplamente. Deco fez muita falta ao meio do Fluzão. Kempes e Alessandro marcaram para o time mineiro. E que zaga era essa do Fluzão no 2° gol hein? Não podia ter deixado isso acontecer. O gol de Rafael Moura foi pouco, mas Fred poderia ter empatado o jogo em ótima finalização defendida por Neneca. Péssimo, mas péssimo resultado para o Fluminense, que perdeu suas aspirações ao título, agora 5 pontos atrás dos líderes. Depende de um milagre e tropeços em sequência dos primeiros colocados. Para o América-MG, o resultado serviu somente para botar o Avaí na lanterna.

Figueirense 2x1 Atlético-MG
O Figueira recebeu o Atlético-MG e tomou um gol de escanteio, do zagueiro Werley. Depois, empatou com direito a frangasso de Renan Ribeiro, daqueles inaceitáveis, em chute de longe de Wellington Nem. A virada veio com o centro-avante careca Júlio César. Para o time de Santa Catarina, ótimo resultado, com a 6ª vitória seguida. Resta saber até onde este time pode ir, diante dos confrontos com Flamengo, Fluminense e Corinthians. Se vencer os três, cola. Para o Atlético-MG, um leve banho de água fria na arrancada que vinha, mas, com 4 pontos da Z-4, pode ir com calma para os outros jogos.

Coritiba 2x0 Flamengo
O Flamengo foi a Curitiba e deixou por lá as esperanças de título. Primeiro gol, escanteio com o atacante do Coxa (Leonardo) totalmente livre para dar um esquisito voleio, suficiente para vencer Felipe. Mas o 2º gol que chama a atenção. O goleiro Felipe quebra a bola para o ataque, em direção a Ronaldinho Gaúcho. Todos acreditam que, com a capacidade técnica do dentuço, ele irá matar a bola com categoria, eventualmente até já começando a criar uma boa jogada. Mas não. A bola foge de seu domínio e o lateral coritibano Maranhão passa como uma flecha e leva consigo a pelota. O problema é que Maranhão só parou ao chutar bola que, desviada em David Braz, morreu nas redes do Mengão. Pouco depois, o mesmo Ronaldinho é derrubado com falta na área do Coxa, mas o juiz não marca o que seria o 1º pênalti para o Flamengo no campeonato. No 2ºT, nada de bom para o time carioca, sendo que o Coritiba dominou com tranquilidade o jogo até o fim. O Flamengo é mais um a brigar pela Liberta, e o Coritiba vai flutuar entre a 8ª e a 10ª posição.

São Paulo 2x0 Avaí
O São Paulo recebeu o Avaí para acabar com a maratona de 6 jogos sem vitória. Mas o 1ºT foi complicado, e a falta de criatividade imperou. A melhor chance na primeira etapa foi do time catarinense, quando Rogério operou um de seus milagres. Ao apito do juiz nos 45min iniciais, as vaias ecoaram em alto e bom som no Morumbi. Insatisfeito com o desempenho, Leão mostrou ofensividade e voltou do intervalo com 4 atacantes (Lucas, Dagoberto, Luis Fabiano e Fernandinho), que melhoraram levemente o cenário para o Tricolor Paulista. Mas foi só com o faro de gol de Luis Fabiano que o placar foi aberto. E foi novamente com seu faro de gol que o placar foi ampliado. Com Rivaldo no banco o tempo todo, o São Paulo venceu o agora lanterna Avaí e voltou à briga pela Libertadores.

Cruzeiro 1x0 Internacional
O Inter foi a Minas enfrentar o Cruzeiro disposto a embolar no G-5. Mas do outro lado estava um time totalmente desesperado para pontuar e sair da zona de rebaixamento. Apesar do domínio e do maior número de chances coloradas, foi o Cruzeiro que saiu na frente, com o gringo Farías. Depois disso, o time gaúcho seguiu pressionando, mas não conseguiu marcar de jeito nenhum. Dificultou a tarefa a expulsão do volante Élton, que deixou o Inter numa bagunça geral. Para o Internacional, a Libertadores ficou mais longe. Para o Cruzeiro, a salvação ficou mais perto. Vamos ver as próximas rodadas.

Grêmio 2x2 Palmeiras
O Grêmio recebeu o Palmeiras que não vencia a 8 jogos, e tomou um 0x2 com gols de Cicinho e Marcos Assunção. O Verdão descobrira em Gilberto Silva (e sua velocidade de elefante) o mapa da mina. O caminho era fácil, correto? Não quando se trata de Palmeiras nesta fase. Pressionando, o Grêmio empatou, com Brandão, após bela jogada de Leandro; e Fernando, em um foguete já no fim do jogo. Ambos os times não brigam por mais nada.

Ceará 2x3 Santos
O Santos foi ao Ceará sem seus 11 titulares. Abriu o placar, tomou a virada, e re-virou. Bruno Aguiar (2 vezes) e Diogo (um golaço) marcaram para o Peixe. Felipe Azevedo e Osvaldo marcaram para o Ceará. Vale destacar que o gol da vitória começou com a defesa de um pênalti perdido por Marcelo Nicácio, do Ceará. Como se diz, quem não faz, leva. A vitória do despretencioso Santos não mudou sua situação no campeonato, mas levou o Ceará ao Z-4. Não sei se sai mais.

Atlético-GO 0x1 Bahia
Em jogo de intermediários, o Bahia queria a vitória para esquecer o rebaixamento. Conseguiu, mesmo fora de casa contra o perigoso Atlético-GO. O gol do jogo foi de Souza. Foi só o que aconteceu até o mesmo Souza se desentender com o zagueiro atleticano Gilson e ambos irem para o chuveiro mais cedo. O Atlético-GO não teve força para buscar o gol de empate. Indiferente para o Dragão, que já não quer nada com nada. Bom para o Bahia, que fica na Série A em 2012.

Contagem regressiva
Faltam simplórias 4 rodadas.