Agora só resta o Vasco...


A Copa Sul Americana 2011 começou as oitavas-de-final com 4 clubes brasileiros e termina com apenas um, o Vasco da Gama, clube que este ano já faturou a Copa do Brasil e por consequência a vaga na Libertadores 2012.

O clube da Cruz de Malta, que também é líder do Brasileirão 2011 com 57 pontos, nesta última quarta-feira, simplesmente marcou oito tentos na equipe boliviana, o Aurora. Se havia dúvidas sobre a classificação do Vasco, pois perdeu o jogo de ida por 3 a 1, não restou mais.

O jogo começou estranho, o Vasco marcou 1 a 0, teve um gol anulado, Alecsandro errou um gol incrível e o Aurora logo empatou com Andaveris. Alecsandro que virava o vilão da história, acabou se tornando herói, fez dois gols e deu uma assistência. Outro destaque vascaíno foi o meia-atacante Bernardo, que fez dois gols, um deles após driblar com estilo dois marcadores e finalizar com uma bomba de pé direito. Final de jogo, Vasco 8 a 3 no Aurora. O próximo adversário na Sul-Americana será o Universitário, do Peru.

O Botafogo foi eliminado pelo Santa Fé, perdendo por 4 a 1 em Bogotá. Na partida do Rio, o Botafogo utilizou sua equipe reserva e apenas empatou por 1 a 1. Desdenhou da competição e mereceu o resultado negativo. O próximo adversário do Santa Fé na Sul-Americana será o Vélez Sarsfield, da Argentina.

Se os vascainos riram dos rivais botafoguenses na terça-feira, para aumentar a felicidade dos vascainos, também riram dos rivais flamenguistas na quarta.

O Flamengo que praticamente já havia selado sua eliminação no Rio de Janeiro para a LA U, quando perdeu vergonhosamente por 4 a 0, perdeu novamente, só que desta vez  com placar mais modesto, apenas 1 a 0. Com a classificação, o Universidad do Chile enfrenta o Arsenal de Sarandí.

Outro clube brasileiro eliminado na Sul-Americana é o São Paulo. Não adiantou a presença de Leão como novo técnico tricolor, nem a pequena vantagem construída no Morumbi por 1 a 0. O Libertad soube usar o mando de campo, venceu por 2 a 0 e conquistou a sofrida vaga, recheada de polêmicas.

A primeira polêmica do jogo ocorreu antes mesmo da bola rolar. O Libertad conseguiu mudar o estádio da partida de volta. O estádio Defensores del Chaco, que tem capacidade para 60 mil pessoas e era o indicado desde o início da competição, acabou mudando para o Nicolas Leoz, um pequenino alçapão de dez mil lugares.

Como disse Daniel Perrone em seu blog :

Surpresa? Não Para quem sabe que o Libertad é vizinho de rua da Conmebol. Não para quem sabe que Nicolas Leoz é ao mesmo tempo nome de estádio paraguaio e presidente da entidade Sul-Americana de futebol.
Alias, são coisas deste tipo que tiram a credibilidade e a projeção do futebol sulamericano, uma despreparada Conmebol, brincando de organizar o futebol. A cada ano a entidade consegue piorar, é lamentável.

A segunda polêmica veio durante a partida. Após um gol bem anulado do São Paulo, o juíz colombiano Wilmar Roldán, validou um gol em posição irregular de Nuñez.

Juan é chamado de macaco no ParaguaiA terceira polêmica veio após o jogo, o lateral-esquerdo Juan protagonizou uma confusão com o árbitro colombiano Wilmar Roldán. Na saída do campo, Juan foi cobrar a arbitragem os acréscimos, ao lado de Wellington e Fernandinho. Juan por sua vez disse que foi chamado de "macaco" pelo árbitro.
- No lance em que eu fui cobrar os três minutos de acréscimos, o árbitro falou para mim: 'Sai daqui, macaco!'. E quando falei para ele, 'me chama agora de macaco', ele covardemente me expulsou. Isso que a Conmebol é brincadeira - ressaltou o jogador, bastante nervoso.
Agora na Sul-Americana, dos brasileiros só resta o Vasco...