Ranking com o aproveitamentos dos treinadores do Brasileirão

Ranking com o aproveitamentos dos treinadores do Brasileirão 2011
Olá meus caros e ilustres butequeiros,

Hoje em nossa coluna Tabelinha de buteco, iremos apresentar o ranking dos treinadores que comandam clubes da Série A do Campeonato Brasileiro 2011. O ranking foi baseado no aproveitamento do treinador em seu clube atual, ou seja, iremos apresentar uma lista com 20 treinadores dos 20 clubes do Brasileiro.

Para minha surpresa e creio que também para muitos leitores, o técnico com melhor aproveitamento é Hélio César Pinto dos Anjos, ou simplesmente Hélio dos Anjos, com 70, 8 % de aproveitamento. Em 8 jogos, o treinador do Atlético-GO venceu 5 partidas, empatou duas vezes e perdeu somente uma única vez.

Na segunda posição aparece Tite, o treinador do Corinthians apresenta um aproveitamento de 62,3% em 23 jogos, sendo 13 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. Caio Júnior, com 60,6% de aproveitamento no Botafogo é o terceiro colocado.

CONFIRA O RANKING

Tabelinha 1 - Ranking com os 20 treinadores da série A do Campeonato Brasileiro 2011.

O ranking apresenta uma surpresa, treinadores experientes como Felipão e Muricy Ramalho não atingiram nem 50% dos pontos disputados.

Os treinadores Emerson Ávila, Cuca e Givanildo Oliveira que comandam Cruzeiro, Atlético-MG e América respectivamente, fazem uma péssima campanha frente aos clubes mineiros.

Apenas 9 das 20 equipes do Brasileirão 2011 ainda não mudaram de treinador, são elas : Corinthians (Tite), Botafogo (Caio Jr.), Flamengo (Luxemburgo), Fluminense (Abel Braga)*, Palmeiras (Felipão),  Santos (Muricy Ramalho), Coritiba (Marcelo Oliveira), Figueirense (Jorginho) e Ceará (Vagner Mancini).

* Abel Braga chegou ao Fluminense com o campeonato em andamento.

TREINADORES QUE MUDARAM DE CLUBE
Tabelinha 2 - Aproveitamento dos treinadores em seus ex-clubes.
Na Tabela 2 (em azul), encontra-se os treinadores que por algum motivo trocaram de clube durante o campeonato.

Como é o caso de Joel Santana, que substitui Cuca e logo após também foi demitido do Cruzeiro com um aproveitamento de 53,3% para ir para o Bahia, onde em dois jogos, perdeu os dois. O atual treinador do Cruzeiro, Emerson Ávila, tem aproveitamento inferior ao de Joel, com 11, 1%. Uma troca mal sucedida na Toca da Raposa.

Já Dorival Júnior comandou o Atlético-MG por 15 jogos e teve um aproveitamento de 33,3%. Ao ser demitido do Galo, foi parar em Porto Alegre para comandar o Internacional, onde em 7 jogos conseguiu um aproveitamento de 57,1%. Para o lugar de Dorival Jr. o Atlético-MG contratou Cuca, ex-treinador do rival Cruzeiro. No Cruzeiro Cuca em 5 jogos não conseguiu vencer, fez apenas 3 pontos, ou seja, um aproveitamento de 20%. Atualmente no Galo, Cuca tem 37, 5% de aproveitamento.

Antônio Lopes treinou o América-MG por 4 rodadas, empatou duas e perdeu duas partidas. Um aproveitamento de 16,7 % . Posteriormente Lopes assumiu o Atlético-PR, e em 3 jogos conseguiu 4 pontos, 44,4 % de aproveitamento.

Adílson Batista comandou o Atlético-PR por 6 rodadas, mas conquistou apenas um ponto, foram 5 derrotas e um empate, resultando em um aproveitamento pífio de 5,56%. Adilson foi parar no São Paulo, e em 13 rodadas, conseguiu 5 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, um aproveitamento de 51,3 %.

TREINADORES SEM CLUBES NA SÉRIE A
Tabelinha 3 - Aproveitamento dos treinadores da Série A, mas que estão sem clube.
No topo da Tabela 3 encontra-se Carpegiani, que treinou o São Paulo por  8 rodadas e conseguiu 5 vitórias e 3 derrotas, um aproveitamento de 62,5 % dos pontos. Caso Carpegiani mantivesse este aproveitamento, estaria na segunda posição no ranking dos treinadores, passando a frente até mesmo de Tite.

O caso de Ricardo Gomes é uma exceção. O treinador cruz-maltino teve uma AVC e foi obrigado a deixar o cargo no Vasco, atualmente exercido por Cristovão Borges. Ricardo Gomes em 19 jogos conquistou 35 pontos, um aproveitamento de 61,4%, seu sucessor Cristovão Borges atualmente tem aproveitamento de 58,3%.

A verdade é que a dança dos técnicos continua a todo vapor, e a cada rodada o Brasileirão se torna mais emocionante, mais disputado.

Um forte abraço,

Douglas Nacif.