Cinco clubes brigam pelas últimas duas vagas na Série C

sÉRIE C 2011
A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro acabará no próximo final de semana. Até agora, Rio Branco-AC (líder do Grupo A), América-RN (líder do Grupo B), Ipatinga (líder do Grupo C), Brasiliense (vice-líder do Grupo C), Joinville (líder do Grupo D) e Chapecoense (vice-líder do Grupo D) já carimbaram o passaporte para a segunda fase. Por outro lado, apenas o Araguaína-TO (lanterna do Grupo A) confirmou o rebaixamento. (Veja as contas para a última rodada de TODOS os clubes da Série C!)

Cinco clubes ainda lutam pelas últimas duas vagas à próxima fase. Vice-líder do Grupo A, com 13 pontos, o Águia depende apenas de suas forças. O time paraense só precisa vencer o Luverdense para se classificar. Em caso de empate, o Águia torce por um tropeço do Paysandu ou até uma vitória, desde que seja por apenas dois gols de diferença. Assim o Águia se classificaria pelo saldo de gols. Em caso de derrota, o Águia torcerá para que o Paysandu não vença seu jogo.



Terceiro colocado, com 11 pontos, o Paysandu precisa vencer o rebaixado Araguaína e ainda torcer por uma derrota do Águia. Caso vença e o Águia empate, o Papão terá que triunfar por diferença de quatro ou mais gols. Atualmente, o Paysandu tem saldo positivo de um gol, contra quatro do rival paraense. Empate ou derrota, o Paysandu amargará mais um ano na Série C.

Mas há um cenário que deixará esta disputa emocionante. Se o Águia empatar sem gols e o Paysandu vencer seu jogo por 3 a 0, os clubes vão ficar idênticos em vitórias (4), saldo de gols (4), gols pró (11) e até confronto direto. Cada um venceu o rival, por 2 a 1. Assim, o critério de desempate chegaria ao quinto quesito, menor número de cartões vermelho.

Neste item, o Paysandu está defasado. O Papão teve dois jogadores expulsos, enquanto o Águia segue zerado. Logo na primeira rodada, Rodrigo Pontes recebeu vermelho no empate, por 1 a 1, com o Araguaína. Na quinta rodada foi a vez de Cláudio Allax ser expulso no empate com o Luverdense (1 a 1).

Por fim, quarto colocado, com dez pontos, o Luverdense precisa vencer o Águia e torcer por um tropeço do Paysandu. Só com este cenário o time do Mato Grosso se classifica.

No Grupo B, vice-líder, com 11 pontos, o CRB disputa a vaga com o Guarany-CE. O CRB irá enfrentar o Fortaleza, que luta contra o rebaixamento, fora de casa. O time alagoano só depende de suas forças, ou seja, se vencer, estará classificado. Em caso de empate ou derrota, o CRB precisará torcer por um tropeço do Guarany-CE.

Terceiro colocado, com nove pontos, o Guarany enfrentará o Campinense - time que luta contra a degola. Além de vencer fora de casa, o time cearense precisará torcer por um tropeço do CRB. Mesmo que o time alagoano empate e chegue aos 12 pontos, uma vitória garantiria o Guarany na segunda fase por causa do saldo de gols. Hoje, o Guarani tem um tento positivo, contra dois negativos do CRB.