De olho na briga pelo acesso das Séries C e D do Brasileirão

Séries C e D do Brasileirão 2011
Enquanto as intermináveis rodadas se afunilam nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, as Séries C e D se aproximam da fase final. Ao término da atual fase, a Terceira Divisão já conhecerá os quatro novos integrantes da Segundona, enquanto que a Série D iniciou a disputa pelas oitavas-de-final.


Mirassol-SP, Volta Redonda-RJ, Treze-PB, Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA e Penarol-AM jogaram em casa e venceram o primeiro duelo nas oitavas-de-final da Série D. Neste levantamento, o duelo entre Itumbiara-GO e Villa Nova-MG ficou de fora. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) remarcou uma nova data para o embate, válido pela primeira fase, entre Anapolina-GO e Tocantinópolis (acusado de cai-cai). Assim, o Villa pode ter outro adversário nas oitavas-de-final.

Em 2009, ano da criação da Série D, cinco clubes venceram a primeira partida diante de sua torcida e três conseguiram a classificação. Brasília-DF e Uberlândia-MG não tiveram a mesma sorte porque tomaram gols em casa. Como venceram o primeiro duelo, por 3 a 2, a derrota no jogo de volta, por 2 a 0, eliminou a dupla. Em 2011, nenhum clube mandante levou dois gols.

O panorama da temporada 2010 foi idêntico, onde cinco clubes venceram em casa e três carimbaram o passaporte. Um destes problemas, novamente, foram os gols tomados em casa. O Santa Cruz até que bateu o Guarany, por 4 a 3, mas depois foi derrotado, por 2 a 0. No outro embate, o Fluminense-BA foi eliminado pelo Brasília – venceu a primeira (1 a 0), mas perdeu no jogo de volta (3 a 0).

Histórico!
O que chama a atenção, porém, é outro fato. Na atual temporada, apenas o Oeste triunfou fora de casa – 1 a 0 sobre o Cianorte-PR. Em toda a história da Série D, apenas uma vez um time havia vencido como visitante na segunda fase. No ano passado, o Joinville passou pelo Iraty-PR. Jogando no Paraná, o JEC venceu, por 2 a 0, mesmo resultado na partida de volta, em Santa Catarina. Retrospecto que anima o time de Itápolis. O duelo decisivo será nesta sexta-feira.

Outra curiosidade é que pela primeira vez, a segunda fase da Série D não teve nenhum empate nos jogos iniciais. Em 2009 e 2010 foram quatro placares iguais. Nas últimas duas temporadas, a segunda fase contava com dez duelos, contra oito em 2011.

E a Série C?
Dos oito clubes que subiram de divisão em 2009 e 2010, quatro eram do Nordeste, três do Sudeste e um do Sul. O Estado de Minas Gerais foi o único a festejar dois acessos. Em 2009, o América-MG conseguiu subir, assim como o Ituiutaba (hoje Boa Esporte) em 2010.

ASA-AL, Icasa-CE e Guaratinguetá-SP (hoje Americana) foram os outros clubes que conquistaram o acesso na temporada 2009. Enquanto isso, Salgueiro-PE, ABC-RN e Criciúma-SC fizeram a festa em 2010. Mas este panorama pode mudar na atual temporada.

A Região Norte conta com dois representantes na segunda fase. Aliás, já nesta fase, os dois primeiros colocados de cada um dos grupos obtém o acesso. Paysandu-PA e Rio Branco-AC defendem as bandeiras do Norte.

O Centro-Oeste é outra região que ainda não conseguiu ascender no Nacional. Apenas o Brasiliense-DF pode conseguir esta façanha. Enquanto isso, as Regiões Nordeste e Sul ostentam dois representantes cada.

CRB-AL e América-RN querem aumentar a cota do Nordeste, enquanto que Santa Catarina, representada por Chapecoense e Joinville, é o Sul na Série C. Por fim, o Sudeste é representado pelo Ipatinga-MG.