[Brasileirão 2011] Os números da 20ª rodada

Números da 20ª rodada do Brasileiro, Números completos do Brasileiro, 20ª rodada com alta média de gols, Corinthians na liderança
Ao final da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro podemos dizer que a rodada foi ótima para Corinthians, ainda líder com 40 pontos, Vasco (38 pontos) e Botafogo (37 pontos), ambos segundo e terceiro colocados respectivamente. E péssima para Flamengo e São Paulo, que perderam seus confrontos e deixaram o Corinthians abrir 4 e 5 pontos de vantagem.

Nesta rodada tivemos 5 vitórias dos mandantes, 3 vitórias dos visitantes e dois empates. Corinthians, Vasco, Botafogo, Avaí e Atlético-GO fizeram a lição de casa e venceram em casa.

Em contrapartida, Atlético-MG, Fluminense e Figueirense venceram fora de casa Atlético-PR (que perdeu o técnico Renato Gaúcho), São Paulo e Cruzeiro ( que perdeu o técnico Joel Santana). Os empates aconteceram entre Internacional e Santos, Bahia e América-MG. O empate do Bahia frente ao lanterna América-MG, custou o cargo do treinador René Simões. Três técnicos dançaram nesta 20ª rodada, ou seja, a dança das cadeiras reçomeçou.

ARTILHARIA
Artilharia do Brasileiro é liderada por Borges, atacante do Santos

Após 20 rodadas, Borges continua na artilharia do Brasileirão 2011. O atacante santista marcou dois gols no jogo Internacional 3 x 3 Santos, assim como Ronaldinho Gaúcho, que tem 12gols, e também marcou dois gols na derrota do Flamengo para o Avaí. Montillo com 10 gols, não jogou nesta rodada e certamente fez falta ao time Cruzeirense, que perdeu em casa para o Figueirense por 4 a 2. Leandro Damião agora com 9 gols, aparece em quarto lugar na artilharia, pois a exemplo de Borges, também balanpu a rede no jogo entre Internacional e Santos. Deivid, Elkeson e Rafael Moura aparecem em quinto lugar, com 8 gols cada e não marcaram gols nesta rodada.

ARBITRAGEM
Arbitragem do Brasileirão

Na 20ª rodada foram marcados CINCO penalidades. Os pênaltis foram marcados nos seguintes jogos : Corinthians 3 x 2 Grêmio, São Paulo 1 x 2 Fluminense, Internacional 3 x 3 Santos, Atlético-GO 3 x 1 Coritiba e Atlético-PR 0 x 1 Atlético-MG.

Todos os pênaltis foram convertidos, destaque para os gols dos goleiros Rogério Ceni e Márcio. Chicão converteu para o Corinthians, Mancini para o Atlético-MG e Oscar para o Internacional.

A juízada marcou um total de 52 cartões amarelos e 3 cartões vermelhos. O jogo com maior número de cartões foi entre Internacional e Santos, com 9 cartões amarelos, 3 para o Santos e 6 para o Internacional.

O Internacional recebeu 6 cartões amarelos, e desta maneira foi a equipe que mais recebeu cartões amarelos na rodada. Os cartões vermelhos foram dados para Jean do São Paulo, Edenílson e Liedson do Corinthians.

PÚBLICO PAGANTE

Público pagante na 20ª rodada
Na 20ª rodada tivemos uma média de 10.260 pagantes por jogo,uma das piores média do campeonato até o momento. O maior público pagante da rodada, veio do jogo entre Corinthians e Grêmio, com 15.468 pagantes, como já havia acontecido no primeiro turno. Em contrapartida, o Atlético-GO, que vem de cinco vitórias seguidas, não contou com um bom público no triunfo por 3 a 1 sobre o Coritiba. Apenas 3.146 torcedores acompanharam a partida no Serra Dourada.

NÚMEROS E CURIOSIDADES DA RODADA
Curiosidades para os cartoleiros

Foram 38 gols em 10 jogos nesta primeira rodada do returno, com 5 vitórias dos mandantes, 2 empates e 3 vitórias dos visitantes. Alias com esta alta média de 3,8 gols por jogo, a 20ª rodada até o momento foi a que teve o maior número de gols marcados.

Para os cartoleiros de plantão (entre em nossa liga), vamos aos jogadores que destacaram-se de alguma forma. Felipe do Flamengo (fez 6.5 pts) e Júlio César (fez 7.7 pts) do Corinthians, foram os goleiros que mais fizeram defesas difíceis, foram 4 no total. Mas o goleiro da rodada foi Márcio (fez 15 pts) do Atlético-GO, que além das defesas deixou seu gol na rodada. Por não terem sofrido gols, Tiago (fez 14.5 pts) do Bahia, Neneca (fez 10.7 pts) do América e Renan Ribeiro (fez 10.7 pts) do Atlético-MG também pontuaram bem.

No quesito roubadas de bola, Willians do Flamengo roubou 6 bolas, assim como Marquinhos (Fluminense), Márcio Araújo (Palmeiras) e Maicon (Figueirense).

No quesito faltas, Léo (Santos), Willians (Flamengo) e Bill (Coritiba) foram os jogadores que mais sofreram faltas, cada um recebeu 7 faltas. Em contrapartida, Fred foi o jogador que mais fez faltas, foram 6 no total. Emerson Sheik do Corinthians apareceu em posição irregular três vezes e Fernandão do Palmeiras errou 9 passes.

VEJA TAMBÉM:
- NÚMEROS DA 19ª RODADA DO BRASILEIRO 2011.

Um forte abraço,

Douglas Nacif.