Trocar de técnico faz bem?


Chegamos a 14ª rodada do Campeonato brasileiro e a já rotineira e tradicional dança dos técnicos começou de forma alucinante. Técnicos como Joel Santana, Cuca, Adilson Batista, Renato Gaúcho e até mesmo o global Falcão, dançaram sem música. Na verdade, na grande maioria das vezes dançaram ao som de "burro, burro!" entoada pelas torcidas.

Mas será mesmo que ao trocar de técnico, seu time irá melhorar em rendimento?

Isso é o que iremos analisar, com base nas estatistícas de cada treinador demitido e no contratado para substitui-lo. Vamos as trocas.



Primeiramente vamos analisar os casos que deram certo.

Começando pelo demitido Cuca e no substituto Joel Santana.  Cuca comandou 5 jogos pelo Cruzeiro, foram 3 empates e 2 derrotas, ou seja, um aproveitamento de 20% dos pontos. Joel Santana, até a 13ª rodada tinha um aproveitamento de 62,5%, com a derrota de ontem para o Flamengo, seu aproveitamento reduziu para 55,55%.

Silas foi demitido do Avaí e foi substituido por Gallo. Silas nas 3 primeiras rodadas não pontuou, já Alexandre Gallo assumiu o Avaí na 5ª rodada, e logo de cara tomou uma goleada de 5 a 0 do Palmeiras. Até a rodada de ontem Alexandre Gallo possuia um aproveitamento de 33,3%, com a vitória sobre o Ceará fora de casa, subiu para 40%.

Adilson Batista foi demitido do Atlético-PR e foi substituido por Renato Gaúcho. Adilson nas 6 primeiras rodadas teve um aproveitamento de 5,6%, ou seja, conquistou 1 ponto dos 18 disputados. Renato Gaúcho assumiu o furacão e o aproveitamento da equipe paranaense subiu para 46,6%.

Nos 3 casos apresentados, as mudanças foram positivas para as equipes, mesmo que por tempo determinado. Mas, a equipes que não se deram bem com a mudança de treinador. Vamos aos exemplos:



Carpegiani foi demitido do São Paulo, Milton Cruz comandou a equipe por duas rodadas como interino e Adilson Batista se oficializou na 11ª rodada. Carpegiani comandou o São Paulo por oito rodadas, teve um aproveitamento de 62,5%, ou seja, 5 vitórias e 3 derrotas (consecutivas). Milton Cruz chegou para apagar o fogo no São Paulo e comandou a equipe por dois jogos, e conseguiu as duas vitórias. Adilson Batista chegou e em 3 jogos, conquistou 4 dos 9 pontos disputados, ou seja, 44, 4% de aproveitamento. Um aproveitamento inferior ao de Carpegiani.

Renato Gaúcho foi demitido do Grêmio e foi substituido por Julinho Camargo, que agora foi substituido por Celso Roth. Renato Gaúcho em 7 jogos, teve 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, um aproveitamento de 38%. Julinho Camargo, hoje também demitido do Grêmio, comandou o Grêmio por 6 jogos, obteve uma vitória, 3 empates e duas derrotas. Agora é Celso Roth quem assume o cargo de técnico do Grêmio, o terceiro em 14 rodadas do Brasileiro.

Mauro Fernandes foi demitido do América e foi substituído por Antônio Lopes, que agora será substituido por Givanildo Oliveira. Mauro Fernandes em 9 jogos, obteve uma vitória, 3 empates e 5 derrotas, ou seja, 22,22% de aproveitamento. Antônio Lopes, também demitido após 4 jogos, obeteve um aproveitamento de 16,6%, com 2 empates e duas derrotas. A missão de Givanildo Oliveira seria tirar o coelho da cartola?


PC Gusmão foi demitido do Atlético-GO e foi substituido pelo técnico interino Jairo de Araújo. PC Gusmão em 9 jogos teve um aproveitamento de 29,6%. Jairo Araújo, mesmo com o cargo não efetivado, tem um aproveitamento de 33%, maior que o de seu antecessor PC Gusmão.

Falcão foi demitido do Internacional e foi substituído pelo interino Osmar Loss. Falcão comandou o colorado por 12 jogos, e teve um aproveitamento de 50%. Osmar Loss, fez apenas um jogo com o Internacional e empatou com o Atlético-GO, obtendo assim um aproveitamento de 33%.



Em contrapartida destes clubes que trocaram seus técnicos no decorrer do campeonato, existem clubes que ainda permaneceram com os treinadores que começaram a competição. Destaco o caso de Dorival Júnior no Atlético-MG, que apesar de uma péssima campanha no comando do Galo, é mantido no cargo.

Tite, Luxemburgo, Felipão, Ricardo Gomes e Muricy Ramalho, ainda não balançaram no cargo. Não é para menos, Ricardo Gomes vem fazendo ótimo trabalho a frente do Vasco, faturou a Copa do Brasil e é o terceiro colocado na tabela de classificação. Tite e Luxemburgo, vem levando suas equipes a um ótimo aproveitamento no Brasilerão, resultando na primeira e segunda colocação do Brasileiro. Luxemburgo ainda conseguiu o título carioca com o Flamengo, só perdeu um jogo no ano e aos poucos vem fazendo Ronaldinho Gaúcho brilhar novamente.

Felipão apesar do elenco limitado do Palmeiras, vem fazendo sair "leite de pedra".Uma boa campanha no campeonato paulista e uma quarta colocação no brasileirão. Muricy Ramalho, apesar do mau momento do peixe no brasileiro, ganhou a Libertadores com o Santos e tem moral de sobra.

E você, acha que trocar de técnico durante uma competição de pontos corridos faz bem?

Quem será a próxima vítima na dança dos técnicos?

Um forte abraço,

@douglasnacif