A incrível história de uma torcida que mudou radicalmente o Brasil-RS

Brasileirão Série C

No dia 12 de novembro de 2008, um grupo de amigos, fanáticos pelo Brasil-RS, se juntou e criou a iniciativa “Cresce, Xavante!” (www.crescexavante.com.br). A ação consistia em tirar o clube grená do vermelho. Mas a iniciativa deu tão certo que os torcedores conseguiram muito mais para o Brasil, representante de Pelotas no Campeonato Brasileiro da Série C.

“Foi a ideia de alguns usuários do Fórum Xavante e concretizada por Filipe Gonçalves, Tomás Recuero e Thiago Perceu. Os motivos partiram das diversas arrecadações que fazíamos no Fórum Xavante para contribuir com as dívidas, pagamento de folha salarial, conserto de bolas, etc... Com o tempo percebemos que poderíamos ampliar estas arrecadações para a cidade inteira e não mais somente o Fórum”, contou Filipe Gonçalves, um dos idealizadores do projeto.

A primeira ação deles foi a troca da tela de proteção do Estádio Bento de Freitas, em Pelotas. Os torcedores não só trocaram a tela, como aumentaram a altura - norma exigida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - e, não satisfeitos, eles ainda "empurraram" a tela mais próxima ao campo para aumentar a pressão no gramado e melhorar o espaço para circulação nas arquibancadas.

A compra de um ônibus para as viagens do elenco, a aquisição de uma moderna e eletrônica placa de substituição, além da construção de um sistema de drenagem para o campo do Brasil foram outra ações do grupo “Cresce, Xavante!”.

“Tanto diretoria como torcida sempre nos apoiaram. Até hoje, nunca tivemos nenhum problema com a direção. E quanto à torcida, sempre correspondeu muito bem as nossas ações, principalmente porque prestamos contas sobre tudo aquilo que fazemos. (A torcida) Segue (fiel), e muito. O torcedor entende a real importância de apoiar a Associação independente da situação do clube dentro de campo”, explica Filipe Gonçalves que está criando o "Livro do Centenário" e já pensa na construção de um Centro de Treinamento.

Em campo!

Sem conseguir o acesso na Segundona Gaúcha, o Brasil luta para subir na Série C do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Xavante bateu o Caxias-RS, por 2 a 0, com gols de Athos e Juba. A vitória deixou o Brasil na liderança do Grupo D, com sete pontos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam à próxima fase.

Com duas vitórias e um empate em três jogos, o time gaúcho se prepara para o duelo contra a Chapecoense, campeã Estadual de Santa Catarina, no próximo domingo, às 15 horas, em Chapecó, pela quinta rodada.