[Copa América 2011] Tudo sobre a 1ª rodada



O Torneio de futebol mais importante da América Latina começou, a Copa América 2011! E não começou bem para as seleções favoritas ao título. Argentina, Brasil e Uruguai apenas empataram os jogos da primeira rodada. Alias, dos seis jogos realizados até o momento, tivemos 4 empates. Provando mais uma vez o nivelamento do futebol e mostrando também que pode pintar uma zebra em solo argentino.


Mas não acredito que pintará a tal zebra! Em condições normais, Argentina e Brasil destacam-se das demais seleções, o nível técnico de ambas é bem superior. Quem corre por fora é o Uruguai, que tem camisa, tradição e muitos jogadores acostumados a grandes decisões. Relembrando, que a seleção Uruguaia chegou a semifinal na Copa do Mundo de 2010.

Ivete Sangalo e Diego Torres na abertura da Copa América 2011. (Foto : ivetesangalo.com)

No dia 01/07, no show de abertura da Copa América, tivemos a presença da cantora brasileira Ivete Sangalo, que cantou em parceiria com o cantor argentino Diego Torres a canção "CREO EN AMERICA", que também contou com a presença dos rappers colombianos Choc Quib Town.

A canção foi escrita por Diego e destaca o prestígio e a expectativa de todos os países das Américas em torno da competição,  deixando para trás qualquer diferença e unindo os países através da música. Pela primeira vez um artista brasileiro se apresentou na abertura da Copa América.

Logo após as festividades, a seleção anfitriã da Copa América, a Argentina, entrou em campo para medir forças com a modesta seleção da Bolívia. Os bolivianos queriam estragar a festa de nossos hermanos.

E conseguiram! Arrancaram um empate de 1 a 1 frente aos nossos hermanitos. Edivaldo Rojas, brasileiro naturalizado boliviano, marcou para a Bolívia e Sergio Agüero que entrou no lugar de Lavezzi, empatou para a Argentina. Alias, gol salvador este de Agüero. Se o empate já não era esperado, imagina uma derrota Argentina logo na estréia?

Adrián Ramos comemora seu gol frente a Costa Rica. (Foto : CAA2011.COM)
No sábado 02/07, a Colômbia enfrentou a Costa Rica, e venceu por 1 a 0, gol marcado por Adrián Ramos. Com a vitória, a seleção colombiana assumiu a liderança do GRUPO A, com 3 pontos. Em contrapartida, a Costa Rica fica em último lugar, e muito provavelmente, será o saco de pancadas da chave.

Na segunda rodada, a Argentina enfrenta a Colômbia, com a promessa de um jogo bem melhor que o primeiro, até porque precisa do resultado positivo. Já os Bolivianos, enfrentam a Costa Rica, e podem chegar aos 4 pontos.

O GRUPO B, ao qual a seleção brasileira se encontra, promete ser o mais equilibrado da competição. Nas duas primeiras partidas do grupo, não tivemos gols, dois zero a zero chatos que torcedor nenhum gosta de assistir.

O Brasil, apesar de não ter sido ameaçado pela Venezuela, também promoveu poucas chances de gol. Ganso, Neymar, Robinho e Alexandre Pato, pouco criaram. Pato ainda acertou uma bola no travessão, mais foi só isso.

A seleção brasileira utilizava do requinte em alguns toques, mais sem nenhuma objetividade. A Venezuela é muito fraca tecnicamente, mas conseguiu marcar com sucesso o time brasileiro.

Na outra partida do grupo B, o Paraguai também empatou com o Equador em 0 a 0. Uma rodada neutra, onde ninguém marcou, ninguém pontuou. A segunda rodada promete ser melhor! Brasil e Paraguai, Equador e Venezuela.

A seleção de Mano Menezes vai ter que mostrar resultados, pois a "panela de pressão" já começou a chiar no forno. As comparações "dunguísticas", já aparecem em diversas mídias.

Que o nosso quarteto ofensivo possa resolver frente o Paraguai!

O GRUPO C, também apresentou surpresas!

A tradicional seleção do Uruguai não conseguiu se impor perante a modesta equipe do Peru, e ficou somente no empate em 1 a 1. Com o empate, o Uruguai repetiu o feito de Argentina, Brasil e Paraguai, empatando o primeiro jogo. O Peru começou ganhando, com gol de Paolo Guerrero. Mas, Suárez evitou o desastre e empatou para a seleção Uruguaia.

Já a seleção Chilena surprendeu o México, vencendo por 2 a 1. Confesso que não esperava o resultado positivo do Chile, pois a seleção Mexicana sempre demonstra ser forte. Néstor Araujo abriu o placar, marcando para o México. A virada do Chile veio com os gols marcados por Esteban Paredes e Arturo Vidal.

Na segunda rodada, o Uruguai enfrenta o Chile, buscando a liderança do grupo. Já o Peru, enfrenta o México.

A segunda rodada promete ser bem melhor que a primeira! Pelo menos, estou torcendo demais por isso...

E você, acha que os jogos vão melhorar na segunda rodada?

Um forte abraço,

Douglas Nacif

Foto-Montagens : @douglasnacif  

- Capa com Messi, Diego Fórlan, Robinho e Neymar;
- Grupo A com destaque de Messi;

- Grupo B com destaque de Alexandre Pato;
- Grupo C com destaque de Diego Fórlan
.