[Série Campeões Estaduais] Agora quem dá a bola é o Santos

Santos campeão paulista 2011, bi-campeão paulista
O Santos venceu o Corinthians por 2x1 e faturou seu 19º título estadual.

Inegável que essa conquista teve um sabor especial.

Primeiro por que foi a primeira grande decisão disputada na história da Vila mais famosa do mundo, a Vila Belmiro.

Segundo por que foi sobre um rival, o Corinthians, time que em 2009 foi campeão estadual sobre o Peixe, sendo que na primeira partida, em Santos, o Timão foi quem fez a festa, com direito a um belo gol de Ronaldo.

Terceiro por que essa conquista confirma a hegemonia do Santos no torneio estadual nesse século. Dos anos 2000 para cá, ninguém conquistou mais Paulistões do que o alvinegro praiano. O Santos esteve no topo em quatro ocasiões, o Corinthians em três, o São Paulo, polemicamente, em duas. Palmeiras e São Caetano venceram o estadual uma vez cada.

Vale ressaltar que nos últimos seis anos, o Santos faturou o Paulistão quatro vezes e esteve em cinco finais.

Por fim, o título conquistado ontem consagra uma geração que tem dado muitas alegrias aos torcedores santistas.

No gol, Rafael vai se firmando como um dos melhores goleiros do Brasil, apesar de ter apenas 20 anos. Por muito pouco a muralha não quebrou o recorde santista de partidas sem tomar gols.

Nas laterais, Jonathan e Léo estão em fase iluminada.

A dupla de zaga, o ponto mais fraco do time, melhorou um pouco após a chegada de Muricy Ramalho, mas ainda erra muito.

No meio-de-campo, Arouca, Adriano e Danilo estão impecáveis em 2011. Tanto no Paulistão como na Libertadores, o trio tem sido o pilar do Peixe.

Elano, o xodó do Santos, vive uma fase ruim, aparece pouco nos jogos, parou de fazer gols, perdeu a eficiência na bola parada e não tem marcado os adversários com tanta precisão, além de estar demonstrando muita irritação durante as partidas. No entanto, tem papel fundamental na equipe de Muricy e a torcida espera que o bom futebol do polivalente meia retorne logo.

Ganso, o maestro polêmico do Peixe, não consegue manter uma sequência de partidas. Contestado devido aos boatos de que irá para o Corinthians, o meia está vendo de camarote a ascensão de Alan Patrick, meia habilidoso, mas ainda pouco participativo.
Santos campeão paulista 2011, bi-campeão paulista
No ataque, o gênio Neymar mostra a cada jogo que a torcida precisa ver com carinho suas jogadas habilidosas, impensáveis e surpreendentes. Afinal, jogando como está, é difícil pensar que Neymar ficará muitos anos no futebol brasileiro.

Falando em deixar o futebol brasileiro, Zé Eduardo não é nem sombra do atacante que infernizou as defesas no primeiro trimestre desse ano. A diretoria do Genoa deve estar temendo pelos milhões de dólares investidos na compra do Zé Love.

Por fim, Muricy Ramalho, invicto no Peixe - já são onze jogos, com oito vitórias e apenas três empates. O treinador mais vitorioso dos últimos anos mostra toda sua capacidade ao reorganizar o Santos, que havia perdido o rumo nas mãos de Adilson Batista e Marcelo Martellote.