R & R.

Ronaldo.png

Quando Ronaldo anunciou a aposentadoria, cometi um enorme erro.

Ao invés de apenas exaltar o que o Fenônemo fora como jogador, entrei numa de vislumbrá-lo como um "homem do futebol".

Um profissional preocupado com sua classe e que poderia ajudar a mudar os rumos do esporte no Brasil, não apenas um empresário sedento por gerenciar a carreira de atletas de ponta. Desejo, diga-se de passagem, recém-rejeitado pelo diferenciado, dentro e fora de campo, Kaká.

Mas o que foi aquilo ontem, amigo? Como pode uma tweetada fazer de, não há outro termo, otários torcedores e imprensa?

Por um momento, parecia que Ganso, Seedorf e Messi assinariam com o Corinthians. No entanto, sei lá, acho que a gente gosta de ser enganado por esse cara.

Afinal de contas, ele passou o final de carreira inteiro nos ludibriando dentro de campo e nós, sempre firmes, continuávamos a aplaudí-lo.

E continuemos com o verbo enganar, sem Ronaldo, mas com a letra "R".

Pois você sabia que Ricardo Teixeira enviou pequenos mimos a cada deputado que retirou a assinatura do pedido de instauração de CPI proposto por Garotinho?

É, segundo a coluna "Panorama Política", do jornal O Globo, cada um dos "nossos representantes" levou pra casa uma camisa da Seleção Brasileira, além de um singelo bilhetinho com os dizeres "Receba, ilustre deputado, os meus agradecimentos pela hospitalidade com que fui recebido, quando da minha estada em Brasília, no dia 29 de março". É mole, cidadão?

Só que a patifaria não acaba aí. Algum gênio descobriu que a cobertura do Maracanã tem de ser trocada para a Copa do Mundo. Ok, Dona FIFA manda, "nóis faz". Só que, pasmem, há a possibilidade de a obra ser revertida após o evento. E você tem dúvidas de quem pagará a conta?

Tenho visto muita gente reclamar que andamos falando pouco de futebol. E é verdade. Ganso, especulações infundadas, CPI, aeroportos. Técnica, craques e táticas fazem parte do passado. Peças de museu, do tempo que o esporte mais popular do país não era governado por essa dupla de "erres", que, penso, está passando dos limites.

Boa sexta e um abraço!

Notinha da sexta:

Responsabilidade social: Eu conheci esse vídeo no ótimo blog "God Save the Ball",  do  Daniel Leite, especializado em futebol inglês. Trata-se de uma campanha contra o antissemitismo, protagonizada por nomes de peso, entre eles Frank Lampard e Gary Lineker. E iniciativas assim não são raras lá na Europa. Perguntinha: por que ao invés de ficarem de palhaçadinha no Twitter, nossos jogadores não usam o prestígio em causas importantes?