Toliminado!


O dia 02 de fevereiro de 2011 está marcado na história do futebol brasileiro quando o assunto é Copa Libertadores. O Corinthians foi eliminado da primeira fase da competição continental pelo modesto Deportes Tolima da Colômbia, sendo que nenhum time do Brasil havia sido eliminado na pré-Libertadores.

Com um futebol pífio e sem vontade, o time do técnico Tite não superou o favoritismo dado desde a definição do adversário. Teve duas partidas irreconhecíveis contra o Tolima e precisa corrigir seus erros para fazer um 2011 muito bom, para compensar esse vacilo logo no inicio do ano.

A diretoria tem grande parcela de culpa na eliminação do Corinthians na noite passada. Esperou para fazer as contratações para a segunda fase, e deu no que deu. Eles trocaram o certo – a pré Libertadores – pelo duvidoso – a segunda fase.

Os jogadores que a diretoria corintiana contratou não estão à altura de uma Copa Libertadores da América. São reforços medianos, que chegaram para compor o elenco. A diretoria estava tão confiante na classificação para a próxima fase que deixou para contratar os reforços para a segunda fase, quebraram a cara.

A pressão pra cima do Corinthians aumenta a cada ano, pois é o único time grande do estado de São Paulo que não conquistou uma Libertadores. O time é motivo de chacota por todo o país.



Além disso, o Timão soma várias eliminações que ficam na memória de cada torcedor corintiano. Quem não se lembra das eliminações para o rival Palmeiras em 1999 e 2000? E da recente eliminação para o Flamengo? Ontem mais uma página foi escrita na negra história do time na Libertadores. Sem duvida foi o maior vexame do time na competição continental.

Confira abaixo as eliminações do Corinthians na Libertadores:

1977 - eliminado na primeira fase, no grupo onde estava Internacional (Bra), El Nacional e Deportivo Cuenca (Equ)
1991 - eliminado nas oitavas de final para o Boca Juniors (Arg): 1 x 3 (F) e 1 x 1 (C)
1996 - eliminado nas quartas de final para o Grêmio: 0 x 3 (C) e 1 x 0 (F)
1999 - eliminado nas quartas de final para o Palmeiras: 0 x 2 (N) e 2 x 0 (N) - Palmeiras 4 x 2 nos pênaltis
2000 - eliminado nas semifinais para o Palmeiras: 4 x 3 (N) e 2 x 3 (N) - Palmeiras 5 x 4 nos pênaltis
2003 - eliminado nas oitavas de final para o River Plate (Arg): 1 x 2 (F) e 1 x 2 (C)
2006 - eliminado nas oitavas de final para o River Plate (Arg): 2 x 3 (F) e 1 x 3 (C)
2010 - eliminado nas oitavas de final para o Flamengo: 0 x 1 (F) e 2 x 1 (C)

O time agora deve focar no Campeonato Brasileiro, para que possa dar o titulo como presente a torcida que está magoada com essa eliminação. O Paulistão também seria uma importante conquista para que o time tenha mais confiança para jogar o campeonato nacional. Vamos aguardar o desempenho do time esse ano, e veremos se em 2012 os jogadores possam escrever uma história diferente na Libertadores.