Treineiros e boleiros X imprensa: quem está com a razão?

Dunga, o técnico, era, no popular, uma besta quadrada no trato com a imprensa. Mas Dunga, o técnico, também foi virtuoso em um aspecto de seu conturbado relacionamento com microfones e câmeras.

Foi Dunga, o técnico, o primeiro a lidar de maneira uniforme com a mídia, não importava a quantidade de plim-plins envolvidos.

Não. Dunga, o técnico, não estava certo em xingar, em destratar pessoas. A importância de seu cargo não permitia. Mas, convenhamos, há horas na vida em que a condição humana ultrapassa o chamado papel social.

E para qualquer criatura, deve ser insuportável resistir passivamente à determinadas entrevistas coletivas. Felipão, o ex-Big Phill, que o diga.

Não. Felipão, o ex-Big Phill, não está certo em xingar, em destratar pessoas. Coisa feia, um senhor de currículo recheado, importado de Stanford Bridge, proferir palavras de baixo calão no exercício de sua profissão.

Punição nele. Se possível, exemplar.

No entanto, pense um pouco. O cidadão é treinador de um time importante, que acabou de deixar escapar uma vitória devido a um erro de arbitragem. E, para piorar, um de seus craques ainda sai de campo de forma prematura, por conta, talvez, de um retorno precipitado. A cabeça do cara estará quente, não tenho dúvidas.

Sim. A imprensa tem todo o direito de questioná-lo, ou melhor, cobrá-lo pelo seu erro. Faz parte do show. Mas, pergunto, para que insistir trezentas vezes na mesma questão?

É claro que Felipão errou, quem não por sua culpa, ao escalar Valdívia na partida contra o Atlético, ontem. Assim como é bem legível que o Palmeiras queimou uma substituição precocemente. Afinal de contas, não precisa ser catedátrico em futebol para saber que 18 minutos de tempo de jogo é pouco tempo de jogo,ou não?

Mas será que não havia outros aspectos do confronto a serem abordados?Ou o Verdão se resume ao meia chileno?

Não, repito. Felipão, o ex-Big Phill, não tem um pingo de razão a seu lado no episódio. Perdeu a linha, perdeu tudo, sempre disse meu pai.

Porém, os amigos não acham ser o momento de a mídia rever alguns conceitos?

Ou as seguidas reclamações de técnicos e jogadores, Ronaldo, outro dia desses, foi um a sair fulo da via em meio a uma porção de microfones, não tem fundamento? Respondam aí.

Por Roberto Junior