E conseguiram arrumar uma "crise" no Fluminense...



A imprensa, quando quer, consegue ser mestra em nojentice, babaquice e outras "ices" da vida. Não ela toda, é claro. Aliás, uma pequena minoria, doutora na arte de manipular e influenciar massas da pior maneira possível. São esses caras que me fazem às vezes pensar se realmente é necessário diploma para ser jornalista. Sim, porque, creio eu, nenhuma faculdade deve ensinar técnicas de opressão mental em sua grade curricular.

Há pouco, abri os três sites esportivos que costumo consultar todo dia após o trabalho e todos eles, lógico, davam destaque à desavença entre o atacante Fred e o ex-médico do Fluminense Michel Simoni. Até aí, tudo bem. Assim como não pode ser manipulada, uma informação, ou notícia, sei lá o termo certo, também não deve ser omitida. No entanto, confesso ter chamado minha atenção as diferentes formas de abordagem do fato, estampadas na capa de tais veículos de comunicação. Enquanto dois deles repercutiam o assunto de forma lúcida e com manchetes realistas do tipo "Fred reclama de lesão e critica médico do Tricolor", o terceiro, no melhor estilo tablóide sensacionalista inglês, em letras garrafais, se deliciava com um sonoro "Líder em Crise."

Crise, meu Deus! Que crise? Ok, não pode JAMAIS ser considerado normal um entrevero entre um atleta e um membro da comissão técnica de um clube. Mas querer criar um "apocalipse" nas Laranjeiras às vésperas de um jogo decisivo é atitude cretina, covarde e que mostra bem o porquê da desvalorização, injusta, diga-se de passagem, de uma categoria profissional inteira. Apenas informem, meus caros! As conclusões, nós tiramos! Tranquilo?

Mas não pode passar em branco outra atitude destemperada e egoísta de Fred nessa sua passagem pelo Flu recheada de altos e baixos. Entendo o nervosismo de um jogador importante ao ficar um período longo parado. Que deve se agravar pela presença efetiva de um Washington, que, embora caneludo, vem marcando seus golzinhos. Compreendo também uma certa mágoa que sinta o atacante, ao ter uma contusão agravada por uma falha médica. Todavia, Seu Frederico, é revoltante assistir a um atleta experiente, com bagagem de Copa do Mundo, alimentar os canhões que estão sordidamente direcionados para as Laranjeiras.

E não há de se deixar escorrer entre os dedos a oportunidade de se discutir os rumos do departamento médico do Fluminense. Doutor Simoni, só pedir demissão não resolve. Venha a público. Seja transparente. Apresente laudos clínicos. Se Fred está errado, comprove. Se o senhor, profissional competente, errou, tudo bem. Acontece.

O impensável é ver, em um momento de consolidação da campanha tricolor no Brasileirão, dois homens agirem como crianças mimadas, colocando a perder o sonho de milhões de torcedores.

Calma, Flu!