[Brasileirão 2010] Analisando a 20ª Rodada

Brasileirão 2010
Olá meu caro butequeiro,

O 2º Turno do brasileirão começou a todo vapor. Cada vez mais a competição se "embola", e grandes equipes voltam a figurar como protagonistas. O Fluminense voltou a vencer, tirando um enorme peso das costas, eram 4 jogos sem vencer! O Corinthians que persegue o Fluminense em busca da liderança, acabou esbarrando em um "furacão" na arena da Baixada, mesmo com gol do ex-fenomêno Ronaldo. O Cruzeiro como todo bom mineiro, vai comendo pelas beiradas e venceu mais uma, em jogo decisivo contra outro postulante ao título, o Internacional. Botafogo e Santos que completam o G-6, jogam apenas na quinta-feira, no Pacaembu.

A zona de "degola" permaneceu inerte, nada mudou por ali. O Atlético-MG joga amanhã fora de casa contra o Vasco em São Januário e o Grêmio Prudente encara o Avaí no Prudentão. Os clubes Goianos, Goiás e Atlético-GO agora se aproximaram em número de pontos, apenas 1 ponto é a diferença entre eles!

Jogo a Jogo

Goiás(20º) 3x1 Guarani(10º) - Apesar de carregar a lanterna do campeonato, desta vez o Goiás venceu. A equipe de Jorginho agora encostou nos demais "virtuais rebaixados" somando 16 pontos, mesma pontuação do Prudente e só um ponto a menos que Goiás e Atlético-MG. Em 2003, o Goiás obteve uma sequência de vitórias no segundo turno e acabou classificando-se para Libertadores. Não creio nessa possibilidade, mas não podemos descarta-la. O Brasileirão deste ano é totalmente instavél e tudo pode acontecer.

O Guarani que desbancou o líder Fluminense na última rodada, agora foi desbancado pelo lanterna. Futebol e sua rara previsibilidade!

Grêmio(14º) 2x0 Atlético-GO(18º) - O Grêmio quer de vez afastar-se da zona de rebaixamento. Desta vez venceu um concorrente direto e que está na zona de degola, o Atlético-GO. Agora o time de Renato Gaúcho abre uma diferença de 6 pontos em relação ao primeiro da zona de rebaixamento. Douglas e Borges marcaram para a equipe Gaúcha, aliás, um belo gol de Douglas, uma pintura.

O Atlético-GO que vinha em ascensão e contando com os gols do artilheiro Elias, desta vez a arma não funcionou. Mais uma rodada com a dupla goiana na zona de rebaixamento.

Cruzeiro(3º) 1x0 Internacional(5º) - O Parque do Sábia vem realmente dando sorte ao Cruzeiro, mais uma importante vitória, e contra mais um rival direto ao título, desta vez a vítima foi colorada. O placar foi mínimo, mais o gol foi um máximo. Everton marcou um golaço, num verdadeiro chute sem estar com os pés ao chão. Há tempos que eu não via um gol deste tipo, curioso. Apesar da derrota, o Internacional continua no G-6 e tem um jogo a menos. Podendo assim aproximar-se dos líderes.

Fluminense(1º) 3x1 Ceará(11º) - O líder Fluminense enfim venceu novamente. A torcida agora pode dar aquela suspirada, ainda mais porque seu arquirival Corinthians empatou seu jogo contra o Atlético-PR. Com uma bela atuação de Conca e Washington, o Fluminense volta a abrir 3 pontos do Corinthians, que tem um jogo a menos comparado a equipe das Laranjeiras.

O Ceará desencontrou seu futebol. Mais uma derrota, e sua campanha realizada no começo do 1º turno vem "descendo ladeira abaixo". Além de não apresentar um bom futebol, a equipe do Ceará, usou da brutalidade como arma para tentar parar o Fluminense do pequenino Conca. Não conseguiram! O argentino largou mão do tango e caiu nas graças do samba carioca. Seria Conca o melhor jogador do Brasileiro 2010, até o momento? Em minha modesta e simples opinião, sim!

Vitória(15º) 1x1 Palmeiras(12º) - Sempre falo e voltarei a dizer, jogar contra o Vitória no Barradão, é uma ardúa e complicada tarefa. O Palmeiras não conseguiu superar o Vitória, e mais uma vez empatou. Uma pequena observação, o Palmeiras é a equipe que mais empatou neste brasileiro, em 20 jogos conseguiu empatar 10, 50% dos jogos. O Vitória que só consegue pontuar em casa, já beira a zona de rebaixamento, e com esse baixo aproveitamento (38,3%) suas chances de cair para segundona aumentam a cada rodada.

Atlético-PR(7º) 1x1 Corinthians(2º) - Mais uma vez o Corinthians empata e deixa o Fluminense ampliar sua vantagem para 3 pontos. Deve-se ressaltar que o Corinthians possui um jogo a menos, portanto pode-se igualar ao número de pontos do Fluminense. Caso o Corinthians vença o confronto frente ao Vasco, as campanha de Fluminense e Corinthians estariam absolutamente iguais, mesmo número de vitórias, empates e derrotas. Até mesmo em número de gols marcados, as equipes estão iguais, com 35 gols marcados para cada equipe. O Furacão está surpreendendo! Mais uma vez venceu em seus dominios e já beira o G-6.

Mais erros de arbitragem! Os dois gols marcados na partida foram de penalti, ambos inexistentes! A penalidade marcada para o Furacão, foi inacreditável. Um lance bisonho da arbitragem na marcação do penalti. Alias, muitos penaltis inexistentes vem sendos marcados neste brasileirão.

Quando falo em penaltis, só consigo lembrar-me do Galo mineiro, que nos últimos 2 jogos, teve 4 penaltis a seu favor, todos convertidos por Obina!

São Paulo(8º) 2x0 Flamengo(16º) - Um grande confronto entre São Paulo e Flamengo, era o que todos torcedores esperavam. Os grandes predadores do futebol brasileiro e detentores de 12 títulos nacionais(12 ou 11?), sendo as últimas equipes a conquistarem o brasileiro(2006, 2007, 2008 e 2009).

Parece que o São Paulo acordou do pesadelo, ou será que o pesadelo começou para as outras equipes? Ainda é cedo para afirmar, mas a fama do "Jason" tricolor persiste! O time que até pouco tempo atrás era mencionado próximo ao rebaixamento, agora é 8º colocado. Enfim, a equipe de Baresi vem tomando "forma" e encorpando-se a cada jogo.

A jovem promessa Marcelinho vem fazendo ótimas apresentações. Sim, se Marcelinho está neste time é graças a Baresi, que conhecia o "moleque" dos juniores e trouxe-o para o profissional, assim como fez com Casemiro e até mesmo Zé Vitor, que entrou no segundo tempo contra o Flamengo. Para um time, que raramente lançava seus jogadores da base entre os profissionais, Baresi neste sentido, vem fazendo um ótimo trabalho.

Mesmo sem poder contar com Ricardo Oliveira, Fernandinho ou até mesmo Dagoberto, ou seja sem ataque, o São Paulo conseguiu marcar dois gols. Marlos e Fernandão balançaram as redes ainda no primeiro tempo, com direito a expulsão de Diogo, que após fazer uma falta dura em Richarlyson e levar amarelo, se jogou na área simulando penalti e acabou sendo expulso.

O ataque rubro-negro continua sendo o pior da competição, só conseguiu balançar as redes 14 vezes. Sorte do Flamengo, que a melhor defesa é rubro-negra, só sofreram 17 gols em 20 jogos, menos de um por jogo.

Um forte abraço,

Nacif