[Brasileirão 2010] Analisando a 19ª Rodada

Olá caro butequeiro,

Parecia que o campeonato brasileiro mal havia começado, e o primeiro turno termina para grande partes dos clubes, excetuando-se Corinthians, Vasco, Internacional e Santos, todos estes clubes com uma partida a menos que os demais.

O Corinthians ganhou uma folga para comemorar seu centenário! Iria jogar conra o Vasco, mais a partida foi adiada para outubro. O Corinthians vencendo esta partida perante o Gigante da Colina terminaria o primeiro turno na primeira colocação.

Santos e Internacional em virtude da Libertadores e Copa do Brasil, também adiaram seu confronto direto!

O fato curioso é : Das 4 equipes que tem um jogo a menos, 3 delas estão no G-4! Corinthians, Internacional e Santos. O Vasco também está bem colocado! Portanto os confrontos adiados serão decisivos.
Jogo a Jogo :

Sábado

(11º)Ceará 0x2 Vasco(8º) - O Vasco continua desbancando seus adversários. A invencibilidade de PC Gusmão continua. Contrariando essa corrente do gigante da colina, o Ceára vem fazendo campanha pífia no período pós-copa. Mais uma derrota dentro de casa. O Vasco termina o primeiro turno bem colocado e com um jogo a menos!

(2º)Corinthians 5x1 Goiás(20º) - O Corinthians não tomou conhecimento do time do Goiás, foi uma esmagadora vitória de 5 a 1. Empolgados com as comemorações do centenário do clube no dia 1º de setembro, a nação corinthiana ainda pode ser presenteada com uma expressiva vitória de "mão cheia" para cima do lanterninha da competição! Com um jogo a menos e apenas 1 ponto atrás do líder Fluminense, o Corinthians pode terminar o primeiro turno líder do nacional. O Goiás não toma jeito mesmo, é derrota após derrota. São apenas 3 vitórias em 19 jogos! Será que as costumeiras arrancadas do Goiás no segundo turno vão voltar a acontecer? Com este elenco atual, não acredito...

(5º)Botafogo 2x2 Grêmio(16º) - O Botafogo não perdeu o jogo, mas o sabor foi de derrota. O time da estrela solitária vencia o jogo por 2 a 0, mas com algumas alterações erradas de Joel Santana, o time recuou e acabou cedendo o empate ao time do Grêmio. Grêmio que fica a 3 pontos da zona de rebaixamento, e reza para o segundo turno ser diferente! No final das contas o empate não foi bom para time algum...

Domingo

(13º)Avaí 0x1 Atlético-PR(7º) - Como o brasileiro se tornou uma "gangorra". Algumas rodadas atrás, o Avaí estava em super ascensão, venceu grandes equipes paulistas, chegou a beliscar o G-4, era o time que surprendia no Brasileirão. Em contrapartida, o Atlético-PR era motivo de desconfiança para os espectadores do futebol e até mesmo para sua torcida. Mas, após alguns ajustes e contratações, o Furacão venceu algumas partidas e termina o primeiro turno em 7º lugar! A regularidade não é uma das palavras que define este brasileiro.

(12º)Palmeiras 2x3 Cruzeiro(6º) - O Palmeiras esboçou uma reação no final do brasileiro. Até cheguei a pensar : - Quando Felipão acertar este time do Palmeiras, será díficil de abate-lo! Mas, um time que joga em casa, vencendo por 2 a 0 e cede o empate e depois a virada, tudo no segundo tempo, me beira o amadorismo! O Clube do Palestra fica atrás de todos seus rivais paulistas no fim do primeiro turno, só não é o pior paulista, porque existe o tal Prudente/Itinerante!

O Cruzeiro vai dar trabalho no segundo turno, podem aguardar! Os reforços Cruzeirenses começaram a mostrar para que vieram. O time de Cuca é um time perigoso e termina o turno na zona de classificação para Libertadores.

(14º)Flamengo 0x0 Santos(3º) - O Flamengo e o Santos despediram-se do Maracanã! Um jogo com várias chances desperdiçadas pelo lado carioca. O Santos estava desfigurado, sem Neymar e Ganso o time muda seu jeito de atuar! Como Neymar e Ganso fazem falta nesse time do Santos. Quando eles partirem para o futebol internacional a torcida do Santos vai lamentar! Mas é ínevitável, a transferência irá ocorrer, mais cedo ou mais tarde! Resta a diretoria santista continuar investindo nas categorias de base. O Flamengo sem Val Baiano melhorou! Diogo mostrou ser um jogo rápido, batalhador, logo vai ser aclamado pela maior torcida do país. Deivid, me pareceu perdido em campo. Batalhou nas jogadas, mas também perdeu um gol íncrivel debaixo das traves! O Flamengo precisa se acertar urgentemente, pois a zona de degola é logo ali!

(9º)Guarani 2x1 Fluminense(1º) - É salto alto não faz bem no mundo do futebol! Essa teoria do "já ganhou" e "oba-oba" meche com os jogadores e até mesmo com a torcida, que adora vislumbra-la. O Fluminense enfim perdeu sua invencibilidade, depois de 15 rodadas sem perder. Talvez tenha chegado em boa hora, ou não? O certo é que Muricy é competente, que o Fluminense tem uma torcida apaixonada e que o Fluminense tem elenco para reverter qualquer "perrengue" extra! O Guarani gosta de aprontar. Já se tornou costumaz fazer bagunça com os times do Rio! Lembra dos 2 gols nos acrescimos contra o Flamengo? Agora mais 2 contra o Fluminense... Alias, faço uma ressalva! Se o Guarani não fosse tão "garfado" pela arbitragem como foi neste primeiro turno, teria um posto bem mais ao cume da tabela do brasileiro.

(18º)Atlético-GO 4x1 Vitória(15º) - O ATlético-GO termina o primeiro turno na zona de rebaixamento, mas termina em ascensão e com seu atacante fazendo muito gols, Elias é o nome da fera! O time goiano nem tomou conhecimento do time do Vitória, que tomou de 4! Fora do Barradão é díficil né Vitória? Ambas equipes terminam o turno em uma colocação desagradavel e devem somar bastante pontos no segundo turno para não amargarem a segunda divisão...

(4º)Internacional 2x0 Prudente(19º) - Jogando no Beira Rio, com um elenco superior e uma diferença técnica monstruosa, oque esperar? Somente a vitória do Internacional, que venceu o Prudente por 2 a 0 e confirma sua boa fase. Campeão das Américas e com um jogo a menos no primeiro turno no brasileiro está no G-4! Já o Prudente tem apenas 4 vitórias em 19 jogos e ainda perdeu 3 pontos por incresver um jogador irregular! Que fase heim...

(17º)Atlético-MG 2x3 São Paulo(10º) - Que jogo! O São Paulo abriu o marcador ainda no começo do jogo, o Galo empatou num penalti convertido por Obina. Com outro penalti a favor do Galo, novamente Obina converteu e virou o jogo! Alias, em 2 jogos do Atlético-MG 4 penaltis marcados a seu favor! O primeiro tempo termina com vantagem atleticana.

No segundo tempo o São Paulo voltou melhor, e o tricolor consegue empatar o jogo no Ipatingão. Não tardou e o São Paulo fez o vira-vira, 3 a 2 na equipe de Luxemburgo, que havia ganhado fora de casa na última rodada frente ao Goiás.

Com a vitória Baresi, termina o primeiro turno com o tricolor na 10ª colocação e em ascensão! Será que Baresei termina o Brasileiro treinando o futebol profissional do São Paulo? O certo é que o jovem treinador, trouxe a equipe titular Marcelinho, que vem atuando bem e Casemiro jovens promessas da categoria de base! Se a filosofia do São Paulo não era de investir nos jogadores da base no profissional, Baresi neste quesito vem inovando e dando espaço aos jovens atletas!

Confira a classificação atualizada!

Um forte abraço,

Nacif