[Copa 2010] Brasil 100 % e Dunga nervoso...

Papode Copa

A seleção brasileira continua 100%. No jogo de domingo contra a Costa do Marfim, o Brasil mostrou melhoras coletivas e individuais. Kaká jogou melhor, Luís Fabiano desencantou e Elano novamente marcou.


Desta vez os corneteiros não podem reclamar! A seleção mostrou raça e vontade de marcar gols, e não poderia ser diferente. Luís Fabiano marcou 2, sendo o segundo gol uma pintura. Sim, o atacante ajeitou a bola com o braço. O juíz riu após o lance do gol! Não poderia ele anular aquele gol, o lance seria único. Que lindo foi ver a chapelaria do Fabuloso! Queimando a língua de muitos despeitados, aqueles que preferem torcer contra sua própria seleção, mas que depois saem pra vibrar e comemorar juntos aos demais que sempre confiaram na seleção!

Papo de Copa - Luis Fabiano e Kaká

Meus destaques da partida vão para a dupla Luis Fabiano e Kaká. Entre 2001 e 2003 jogaram juntos no São Paulo, e mostram que o entrosamento ainda não acabou. Robinho foi pouco acionado durante o jogo. Gilberto Silva e Felipe Melo não comprometeram.

Novamente a zaga sofreu aquele "pane" no qual eu comentei no primeiro jogo. Relaxamento pós - gols ou falta de atenção? O jogo estava 3 a 0, mas que a falha não se repita! O porto seguro de nossa seleção é o sistema defensivo.

O técnico da Costa do Marfim, Sven-Goran Eriksson, elogiou muito a seleção brasileira, que derrotou a sua equipe. Para o treinador sueco o Brasil estará na final do Mundial.

"Eles defendem bem e atacam bem, é muito difícil ganhar. São muito organizados, são extremamente bons na defesa. Tivemos alguns erros e aproveitaram. Eles são muito bons" comentou o técnico.

Eriksson também fez uma análise por setor do time de Dunga:


"Tem quatro jogadores na frente - Kaká, Robinho, Luís Fabiano e Elano - e depois tem um lateral direito que é muito difícil de parar. Tem muita qualidade, são muito organizados atrás e é difícil armar contra-ataques."

O episódio lamentável do domingo, foi a brutal ignorância de Dunga. Desta vez ele atacou o maior veículo de comunicação do Brasil, a rede Globo. Em texto publicado, o site globoesporte fez severas críticas a Dunga.

Os ânimos exaltados e a violência do segundo tempo do jogo contra a Costa do Marfim contaminaram o técnico Dunga. Após a expulsão de Kaká, ele chamou o juiz de "ladrão". Depois, nos instantes finais da partida, xingou o atacante Drogba. Em português mesmo, sem intenção de ser compreendido pelo jogador.

Na entrevista coletiva após a partida, o sangue do treinador ainda estava quente. Quando acusava os jornalistas de ter cobrado a saída de Luis Fabiano do time titular, Dunga viu Alex Escobar, jornalista da TV Globo, que conversava ao telefone com um colega, balançar a cabeça. Nesse momento, o técnico da seleção brasileira interrompeu a frase para interpelar Escobar. Em seguida, ficou balbuciando palavrões que vazaram no sistema de som da sala de entrevistas. Xingamentos gratuitos que foram ouvidos por toda a imprensa internacional presente. Ao longo dos 30 minutos entre o início e o fim da coletiva, o técnico foi irônico outras vezes, sempre tendo a imprensa como alvo. Ao sair, ainda irritado, Dunga se levantou e continuou pronunciando mais ofensas e palavras impublicáveis. - Trecho extraído do site Globoesporte.com

A Fifa afirmou nesta segunda-feira que vai avaliar as ofensas proferidas pelo técnico Dunga na entrevista coletiva após a vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim. Questionado sobre o caso, Nicolas Maingot, porta-voz da Fifa, disse: "Eu ainda não sei de nada, é a primeira vez que ouço isso [sobre palavrões de Dunga]. Mas vamos acompanhar".

Após a entrevista coletiva de Maingot, outro assessor da entidade pediu detalhes sobre os xingamentos proferidos pelo treinador e afirmou que iria requisitar os vídeos para analisar o caso ainda hoje.

No final do ano passado, o técnico da seleção argentina, Diego Maradona, foi punido com dois meses de suspensão e multa de 25 mil francos suíços (cerca de R$ 42 mil) por caso semelhante.

Depois de vencer o Uruguai em Montevidéu e classificar a Argentina para o Mundial, Maradona ofendeu a imprensa: "Que chupem todos, e que continuem chupando", afirmou na ocasião.

Por causa da suspensão, Maradona não pôde dirigir a seleção num amistoso e não pode presenciar o sorteio das chaves para a Copa do Mundo.

Maradona foi punido de acordo com o artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa (comportamento ofensivo). Em teoria, o mesmo em que Dunga poderia ser enquadrado.

Se Dunga for suspenso, quem assumirá a seleção? O também nervosinho Jorginho?

Dunga não adianta se exaltar! A imprensa vai criticar sempre, por qualquer que seja o treinador! Apenas faça os jogadores renderem em campo e trazer o título pro Brasil.

A seleção de Portugal venceu sua primeira partida nesta segunda-feira, despachou a zebra norte-coreana com uma vitória por 7 a 0, a maior goleada do Mundial, a sexta maior da história das Copas, e cumpriu a promessa feita pelo técnico Carlos Queiroz.

Agora o Brasil é lider do grupo G com 6 pontos, Portugal é segundo com 4 pontos, Costa do Marfim apenas 1 ponto e os Norte Coreanos ainda não marcaram ponto. O Brasil já classificado, precisa apenas de um empate contra portugal nesta sexta-feira dia 25/06 para se classificar em primeiro no grupo G! Empate que também classifica Portugal, como segundo no grupo.

Vai ser jogo de cumprade? É o que vamos ver...

Um forte abraço,

Douglas Nacif.



Rodapé Buteco