Copa do Mundo 2010 - A estréia Brasileira


Enfim a estréia brasileira na Copa do Mundo!

A seleção penta campeãdo mundo, a mais temida por todos adversários - não se enganem - venceu o primeiro jogo. O jogo foi justamente como eu esperava. Um placar apertado de 2 a 1, sobre os Norte Coreanos. Em meus palpites, havia sugerido o placar de 2 a 0. Não imaginava o gol norte coreano - isso sim é surpresa - ao final do segundo tempo.

O primeiro tempo foi horrível. Salvo alguns chutes do contestado Michel Bastos, e outros acolá do também contestado Elano. Sem contar as firulas do Robinho! Ouvir o nome do Kaká era algo raro, tal como o de Júlio César.

Jogando com uma seleção do nível da Coréia do Norte, precisava entrar com 2 volantes?

Para o teimoso Dunga, precisava. Mas, como salientei anteriormente, com estes jogadores e com este treinador, a seleção será assim, aos "trancos e barrancos".

Não estou afirmando que "este ano não levaremos o Mundial ".

O coletivo brasileiro é sim forte! Nossa zaga, apesar do "pane" nos momentos finais do jogo, é sólida.

Nosso goleiro é seguro, os laterais são bons apoiadores.

O ataque com Robinho e Luis Fabiano ainda vai dar "liga", como foi nas eliminatórias.

Por íncrivel que pareça, Felipe Mello não fez nenhuma cagada, Gilberto Silva idem! Elano, alvo de muitas críticas até marcou seu gol! Kaká é o nome que me preocupa. Não criou, não correu, não suou.

Uma certeza eu vos digo, se o sonho do hexa vier, vai ser como no jogo de hoje, com jogos feios, sem toques de futebol arte e sem brilho individual. O título virá com coletividade, união do grupo, consistência defensiva e não menos importante, contar com a sorte!

O empate entre Portugal e Costa do Marfim já entra nestes quesitos - sorte do Brasil!

Creio que nos próximos jogos, a seleção brasileira irá render mais em campo. O nervosismo da estréia, somado a super-ultra-mega tática defensiva da seleção coreana não colaborou muito, para o jogo fluir. Contra seleções que vão pra "cima", o Brasil geralmente rende melhor. Não foi atoa, que ganhamos Copa América, Copa das Confederações e Eliminatórias.

Pra quem não viu os lances, assista aos gols da primeira rodada do grupo G da Copa do Mundo Fifa 2010


Um forte abraço,

Douglas Nacif