Guerreiros...Time de Guerreiros!


Final de temporada para os clubes brasileiros, fechamento de um ciclo para vários clubes. A jornada este ano para o Fluminense foi de altos e baixos. Não conseguiu conquistar o Campeontao Carioca no começo do ano, e investiu suas fichas no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil maneira mais rápida de se chegar a Libertadores.

Em seu primeiro duelo do ano pelo Brasileirão, enfrentou o São Paulo, e venceu. Por 1 a 0, gol de Maurício. O Fluminense mais uma vez mostrou-se um carrasco para o São Paulo. Além de ter eliminado o clube paulista da Libertadores do ano passado, o Tricolor carioca estava há cinco jogos sem perder do rival nos Brasileiros.

Parecia que o Fluminense começava bem...

Pela Copa do Brasil o Flu jogaria as quartas de finais contra o futuro campeão, o Corinthians.

No dia 13/05, no jogo de São Paulo, o Corinthians venceu o Flu por 1x0. No jogo de volta dia 20/05 o Fluminense foi eliminado, com um empate em 2x2.

Mas em seu 3º jogo pelo brasileirão, pegou o Santos no Maracanã e foi goleado por 4 a 1. O Santos não quis saber do abatimento do Fluminense por conta da eliminação na Copa do Brasil e, mesmo jogando no Maracanã, goleou por 4 a 1, de virada, com excelentes atuações de Madson e Kleber Pereira.

Em seu 4º jogo, um clássico contra o Botafogo. Vitória do Flu, por 1 a 0. Parecia a recuperação do Tricolor das Laranjeiras. No outro clássico regional contra o Flamengo, pela 8ª rodada, o jogo ficou empatado em 0 a 0.

Depois do empate contra o Fla , o Fluminense jogaria contra o Corinthians novamente. Seria a revanche pela eliminação da Copa do Brasil?

Muitos pensavam assim, mais não foi o que vimos. O Corinthians não tomou conhecimento do Flu, e goleou por 4 a 2.

Na 10ª rodada, perdeu pro Santo André, na 11ª perdeu mais uma de 4 a 2 pro Internacional. Na 12ª perdeu mais uma, 4 a 1 por Goiás, dentro do Maracanã. O que estava acontecendo com o Fluminense? Síndrome dos 4 gols?

Depois dessa derrota pro Corinthians na 9ª rodada, o Fluminense só foi ganhar novamente na 17ª rodada, contra o Sport. Uma sonora goleada de 5 a 1, em cima do já rebaixado Sport. Mais não adiantou, os dois jogos que faltam pra acabar o primeiro turno, não foram vencidos. A pressão em cima dos jogadores era estrondosa. Todos só falavam em rebaixamento, mesmo faltando um turno inteiro pra acabar o campeonato.

A esperança do Fluminense, era ganhar do seu rival, no qual sempre teve sorte, o São Paulo. Mais a coisa estava feia. A invencibildade de 5 jogos pra cima do tricolor paulista acabaria. São Paulo vence por 1 a 0, retribuindo o placar do Maracanã. O returno não começava bem pro Flu.

O Fluminense tinha vencido seu último jogo, na 17ª rodada, e foi até a 25ª rodada, sem vencer. Na 25ª rodada enfrentou o Grêmio, que também aplicou uma goleada no Flu, por 5 a 1.

Era o fim do Flu? Na 26ª rodada, venceu o Avaí por 3 a 2.

A última vitória havia acontecido no dia 6 de agosto, contra o Sport, no Maracanã, pela 17ª rodada da competição. Naquela ocasião, o time tricolor venceu os pernambucanos por 5 a 1.

Com a vitória sobre o Avaí o Flu irá se recuperar? O próximo jogo seria contra o Flamengo. 82.566 pessoas que foram ao Maracanã naquele domingo, para assistir ao Fla-Flu, acompanharam mais uma grande exibição do atacante Adriano com a camisa rubro-negra. O Imperador fez os gols da vitória por 2 a 0, e a situação do Flu a cada rodada piorava.

Na 29ª rodada, o Fluminense enfrentaria um também forte candidado ao rebaixamento, o Santo André. E o Fluminense começou a mostrar seu poder de reação ganhando por 2 a 1 o confronto.

Na 30ª rodada, empatava com o Internacional, candidato ao título. Na 31ª rodada, enfrentava outro favorito, o Goiás, que naquela situação estava no G-4. Outro empate para equipe das laranjeiras, que apresentava um futebol de melhor qualidade.

Na 32ª rodada, ganhou do Galo por 2 a1, Atlético até então sério candidato ao título.

Na 33ª rodada, também ganhou de outro time mineiro, agora o Cruzeiro. Com direito a 2 gols de Fred ex-Cruzeiro.

Naquele momento o Fluminense não era mais o lanterna, tinha 33 pontos e ocupava a 19ª colocação, ultrapassando o Sport. A equipe estava a cinco pontos do Botafogo, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

Na 34ª rodada, ganhava do até então do líder Palmeiras.

Na 35ª ganhava de outro rival na zona de degola, Atlético-PR. A reação do Fluminense, empolgava a todos, mais não era o bastante, pois permanecia na zona de degola. Mas o sorriso voltava a pairar nas laranjeiras.

Na 36ª rodada o time carioca derrotou o já rebaixado Sport por 3 a 0 na Ilha do Retiro, e agora só dependia de seus próprios resultados para permanecer na Série A em 2010.O Fluminense ressurgia das cinzas, e já colocava medo em seus rivais. Quem estivesse em sua frente, estaria com 3 pontos a menos.

O Fluminense não satisfeito somente com a recuperação no Brasileiro, queria o título da Copa Sulamericana. Na final enfrentaria seu algoz da libertadores do ano passado, a LDU.

Primeiro jogo nas altitudes de Quito,e o time não jogou bem. Perdeu por 5 a 1. Infelizmente um placar muito expressivo. Na volta pro Rio de Janeiro, torcedores do Fluminense lotam o Aeroporto, e festejam seus guerreiros, pela luta e garra. O time se surpende com sua própia torcida! E diz, se a torcida acredita em nós, também acreditamos em reverter este quadro desfavorável.

Na 37 ª rodada do Brasileiro , o Fluminense ganha de 4 a 0 do Vitória, sai por fim da zona de degola e ainda esbraveja: Com este mesmo resultado, levamos a decisão contra a LDU para prorrogação.

O sonho se alimentava, a torcida acreditava.

Foi então que nesta quarta, dia 2 de dezembro de 2009, com ambiente totalmente favorável, que o Flu enfrentaria seu algoz equatoriano. O Flu, precisava de 4 gols para levar a partida adiante. A torcida em peso no Maracanã fazia a festa, quando Diguinho abria o placar, 1 a 0 Flu.

Não poderia ser melhor, o arbitro expulsa um jogador da Liga, e agora com 1 a mais em campo, o Flu que já era melhor, só tinha o tempo contra inimigo. No fim do primeiro tempo, Fred faz o dele e leva a decisão pro segundo tempo.

Veio o intervalo, e os jogadores tricolores não desceram para o vestiário. Ficaram reunidos no banco de reservas escutando as orientações do técnico Cuca. Assim, eles também sentiam o apoio da torcida, que não parava de gritar "Guerreiros, guerreiros... Time de guerreiros".

Fluminense revertia a situação, precisava de mais 2 gols em 45 minutos e com 1 jogador a mais.

Aos 22 minutos, Raphael entrou no lugar de Diogo. O Fluminense melhorou. Após sobra na área, Conca soltou a bomba, e o goleiro equatoriano fez uma defesa espetacular.

Mas na cobrança de escanteio não teve jeito. Mariano jogou a bola para a área, e o zagueiro-artilheiro Gum, cabeceou para fazer o terceiro gol tricolor. O relógio marcava 27 minutos.

O Maracanã tremeu.

Fred expulso, após quase dar uma cabeçada no árbitro Carlos Amarilla.
Eufórica, a torcida tricolor passou a empurar o time. Mas aí um lance infantil de Fred esfriou o clima. O ídolo tricolor perdeu a cabeça após a marcação de uma falta boba na lateral do campo, reclamou muito com o árbitro Carlos Amarilla e quase lhe deu uma cabeçada. Resultado, acabou expulso. E saiu reclamando e gesticulando bastante.

Assim, bateu o desespero no Fluminense. E a LDU teve a chance de "acabar" com a partida. Reasco recebeu totalmente livre, na cara do gol. Mas o meia tentou dar um toque de categoria, exagerando no preciosismo, por cima do goleiro Rafael, que se esticou todo e fez a defesa para o alívio do torcedor.

A esperança tricolor voltou quando Jairo Campos segurou Diguinho e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso. Restavam 11 minutos para o Fluminense tentar o quarto gol e levar a partida para a prorrogação. A torcida até que empurrou, mas o time não conseguiu furar o bloqueio da LDU.

Aos 49 minutos, no desespero, o goleiro Rafael foi para a área tentar o gol em uma cobrança de falta. Mas não deu certo. O título ficou com a LDU.

Mas apesar de mais uma decepção diante da equipe equatoriana, que já se transformou num verdadeiro algoz, jogadores e torcedores mostraram estar em total sintonia para terminar o ano com o objetivo que, há pouco mais de um mês, era considerado impossível: evitar o quarto rebaixamento da história do clube.

LDU leva o 'bi' contra o Flu no Maracanã

O duro é ter que ouvir o rubro-negro Leó Moura, que deixou uma mensagem no Twitter, sem poupar risos na linguagem da internet:

"Mais uma vez, os caras vieram e levaram! Mereceram! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk".

Agora a missão do Fluminense é ganhar do Coritiba no Couto Pereira, pela 38ª rodada. Que a batalha não seja em vão Flu!

Abraços,