Palmeiras Líder Isolado.

O Palmeiras ganhou fora de casa, e agora é líder isolado do Brasileirão 2009, com 3 pontos a frente do São Paulo, e 4 a frente do Internacional. O jogo no Mineirão foi bom de se assistir, muita movimentação, muita aplicação tática, e muita raça por ambos lados.

O primeiro gol foi marcado pela equipe Cruzeirense, após falha de marcaçao da equipe Alviverde, Thiago Ribeiro ficou cara a cara com o goleiro Marcos.

O placar de 1 a 0, não durou muito. Diego Souza de falta, lá da intermediaria marca um belo gol. Um lindo chute de três dedos, Trivela, como eu sempre digo. No segundo tempo, Cleiton Xavier deu um bonito passe para o atacante de madeixas verdes, Vagner Love, este não desperdiçou a oportunidade.

Armeiro foi expulso do jogo, mais mesmo com 1 a mais, o Cruzeiro não conseguiu marcar. A pressão foi extrema, mais a aplicação defensiva de Muricy no 2º tempo foi louvável. Por final das contas o Palmeiras voltou pra São Paulo, com mais 3 pontos na bagagem.

O jogo foi marcado por vários lances polêmicos. O Cruzeiro reclama de 3 penalidades não marcadas, a seu favor. Confesso, que vendo com calma todos lances, todos foram Penalti. O único que foi mais cavado, foi o primeiro, onde o zagueiro do Palmeiras pisa no pé do Kléber e cai, e ainda segura o calção do jogador.

Vendo o Globo Esporte hoje, vi os lances novamente, mas agora com a análise do Marcio Resende. Pelos ângulos mostrados pela Globo, ficou explicito os penaltis. Mais alguns garfes na arbitragem nacional, infelizmente.

A palavra no que resume o time do Cruzeiro nesta quinta foi, revolta. Esse era o sentimento comum a todos do departamento de futebol do Cruzeiro após a derrota para o Palmeiras por 2 a 1 no Mineirão. Jogadores, dirigentes e até o técnico Adilson Batista, que é pouco afeito a comentários sobre arbitragem, reclamaram do juiz Evandro Roman.

Para os cruzeirenses, o juiz deixou de marcar três pênaltis a favor do clube. A irritação da diretoria é tanta, que o diretor de futebol do clube, Eduardo Maluf, disse que vai entrar com um pedido formal na CBF para que o árbitro nunca mais seja escalado para os jogos do Cruzeiro. E fez duras críticas ao diretor de arbitragem, Sérgio Correia.

- Ele (Evandro Roman) não tem capacidade de apitar os jogos. Ele foi personagem determinante no resultado de hoje. O Roman mostrou ser um juiz de terceira categoria. Ele é confuso. Errou em lances capitais. O Cruzeiro não o aceita mais em seus jogos. O clube vai mandar uma correspondência para a CBF. O diretor de arbitragem do Brasileirão tem tido uma má vontade muito grande com o Cruzeiro. Um juiz que vem mal nos jogos do time não podia entrar no sorteio. O Sérgio Correia comprova a incapacidade dele. Nós achamos que ele é incompetente e que não tem capacidade para ser diretor de arbitragem. O Sérgio Correia nunca apitou uma partida de futebol. Não quer dizer que não tenha competência, mas ele tem mostrado ser um dos piores da história. Pior que 2005, quando 11 jogos foram anulados – disse, em entrevista à “Rádio Globo”.

O técnico Adilson Batista não fez críticas tão severas quanto Maluf, mas manifestou sua insatisfação com a diferente interpretação das jogas quando se trata de um time paulista contra um de outro estado.

- Fomos prejudicados. O Silas (técnico do Avaí) deve estar bravo com o Roman porque não marcou pênalti para seu time. Contra Barueri, o Obina se jogou e foi marcado pênalti. A gente queria que o critério fosse igual para todos. Quem trabalha fora do eixo Rio-São Paulo tem que matar um leão por dia. Não estou desmerecendo o trabalho do Palmeiras, nem do Muricy. Mas, hoje, o Cruzeiro foi prejudicado – afirmou.

Para quem estava dentro de campo, as decisões de Evandro Roman foram ainda mais sentidas. Ainda na saída de campo, Wellington Paulista resumiu o pensamento dos atletas:

- A gente perdeu mais para a arbitragem do que qualquer coisa. A gente jogou muito bem. O Palmeiras é um bom time, mas ele deixou de dar dois pênaltis no primeiro tempo e um agora.

Fabrício, que sofreu a falta no segundo pênalti reclamado pelos cruzeirenses, evitou fazer muitas críticas à arbitragem com medo de possíveis punições. Mas deixou claro o que, para ele, aconteceu no lance.

- O lance, todo mundo viu, foi pênalti claro. É complicado falar porque depois vai para tribunal. Os caras podem falar o que quiser da gente, mas a gente não pode.

Assista aos Lances Polêmicos:



Um forte abraço a todos,

Douglas Nacif.