Oitavas de final da Sul-Americana 2009

Sul-Americana 2009

A rodada não foi boa para os clubes brasileiros na sul-americana, com exceção ao Botafogo.Isso mesmo que você ouviu, somente o Fogão se deu bem. Ao contrário do que acontece no Brasileirão,o time está indo bem na Sul-Americana.

O Botafogo venceu o Emelec do Peru por 2 a 0 no Engenhão. Mesmo com atuação razoável, Alvinegro faz 2 a 0 no Engenhão e garante boa vantagem para jogo de volta no Equador.Com o placar construído em casa, o Botafogo vai a Guaiaquil, na próxima quarta-feira, podendo perder por 1 a 0 e, ainda assim, se classificar para as quartas de final. Caso o time equatoriano devolva o placar do jogo de ida, a decisão será nos pênaltis. Antes do compromisso internacional, o Alvinegro receberá o Vitória, no Engenhão, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

O Internacional estreia na Sul-Americana com empate melancólico no Beira-Rio. Com o estádio quase vazio, Colorado fica no 1 a 1 com o Universidad do Chile e ainda tem de engolir a vitória do Palmeiras pelo Brasileirão.

A estreia do Internacional na Copa Sul-Americana, diretamente nas oitavas de final, vantagem por ser o atual campeão do torneio continental, foi um repeteco das fracas atuações recentes. O esquema 3-5-2 não funcionou, o time errou muito, desperdiçou gols e complicou a classificação para a próxima etapa. A melancolia para os colorados ainda aumentou com a vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro.

Outro clube brasileiro que perdeu na Sulamericana foi o Vitória, que foi goleado pelo River Plate uruguaio no jogo de ida.

O Time rubro-negro criou mais oportunidades, mas pecou nas conclusões e ainda vê o adversário ser mais eficiente: 4 a 1, no Estádio Centenário. O Vitória não enfrentava um time estrangeiro por uma competição sul-americana desde 1997.

E o reencontro não foi nada bom para os baianos. Nesta quarta-feira, o Leão foi até Montevidéu e tomou uma goleada de 4 a 1, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Córdoba (duas vezes), Andrezinho e Rodriguez marcaram os gols dos anfitriões, enquanto Wallace descontou.

Com o resultado, a equipe brasileira precisa vencer o jogo de volta por 3 a 0 ou por quatro gols de diferença para se classificar. Um 4 a 1 para os rubro-negros leva a decisão da vaga para os pênaltis. A partida acontece no próximo dia 30, em Salvador.

E o Flu?

O Fluminense se complicou num jogo fácil, apenas empatou com o Alianza Atlético.

Ainda não foi desta vez. Contra o fraco Alianza Atlético, do Peru, pela Copa Sul-Americana, o Fluminense teve a chance de encerrar a série de dez jogos sem vitória e ganhar fôlego na fuga do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas tropeçou na falta de tranquilidade. No estádio Miguel Grau, em Piúra, o time complicou um jogo fácil e não passou de um empate por 2 a 2.

O resultado não é tão ruim em termos de classificação para as quartas de final. Na partida de volta, dia 1º de outubro, em casa, um empate sem gols ou por 1 a 1 assegura a vaga. O time volta a jogar no próximo fim de semana. Vai enfrentar o Avaí, no Maracanã, domingo. A partida será às 16h, válida pela 26ª rodada do Brasileirão.