Brasileiro 2009 - Análise da 26ª Rodada



BREVE ANÁLISE DA RODADA:

Na briga pelo G-4 e consequentemente ao título do Brasileirão 2009, o maior beneficiado desta rodada, atende pelo nome de Sociedade Esportiva Palmeiras, que agora se mantém isolado na liderança do Campeonato, com 50 pontos ganhos em 26 jogos, 5 pontos acima de Goiás e São Paulo.

O Goiás venceu o forte Grêmio, e assumiu a vice-liderança, devido aos critérios de desempate, já que o Tricolor Paulista tem o mesmo número de pontos, mais possui uma vitória a menos.

O Tricolor do Morumbi esbarrou em seu algoz de 2009, o Corinthians, onde empatou em pleno Morumbi, lhe custando a segunda colocação e o distanciamento do líder Palmeiras.

O Internacional, como exemplo do São Paulo, não fez sua lição de casa, e empatou com o Flamengo. Com isso, o Internacional perdeu mais uma posição, e por pouco não perde a vaga no G-4 pro Galo das Minas Gerais, que tem o mesmo número de pontos do Internacional, só que com uma vitória a menos que seu oponente.

Na Zona da Sulamericana, só houve duas alterações, o Vitória que venceu o Botafogo e subiu três posições na tabela. O Vitória agora, empata com o Grêmio em número de pontos, e está em 7º lugar. O Avaí perdeu pro Fluminense, e consequentemente, perdeu três posições.

Apesar da vitória do Flu, ele mantém firme na última colocação. Alias, todos os clubes que começaram a rodada no G-4 do mal, se mantiveram em suas posições.

RESULTADOS DA RODADA

No sábado, aconteceram dois jogos, Cruzeiro e Barueri, Palmeiras e Atlético-PR.

Barueri 0x1 Cruzeiro
Em mais um jogo polêmico devido a péssima atuação da arbitragem, o Cruzeiro venceu o Barueri fora de casa, por 1 a 0. O Gol do Cruzeiro, foi marcado por Gilberto, em posição irregular.

Uma coisa intrigou minha cabeça, será que os jogos do Brasileirão são manipulados pela CBF? Quarta-feira, o Cruzeiro foi garfado com todas as forças no jogo contra o Palmeiras, ai o árbitro vai suspenso, o Cruzeiro joga no sábado e é ajudado pela arbitragem.

Compensação? Juízes mal instruidos? Manipulação de resultados? Realmente não sei, em que tese acreditar. O que eu sei, foi que o erros do jogo Cruzeiro e Palmeiras, foram muito mais prejudiciais ao campeonato em si. Pois, muitos clubes que estavam na ponta, dependiam de um empate, ou até mesmo derrota do Verdão! Já no jogo entre Barueri e Cruzeiro, ambos clubes com raras chances de G-4, quem saiu prejudicado ? Fica minhas indagações.

Palmeiras 2x1 Atlético-PR
Agora com cara de Muricy Ramalho, o Palmeiras impõem seu jogo, e sai com mais 3 pontos em sua bagagem. A vítima da vez, foi o Atlético-PR, que até tentou surprender o verdão, mais não deu. O homem do jogo sem dúvidas foi Danilo (foto) , que antes do verdão, jogava no Furacão da Baixada. O fato curioso deste jogo, foi justamente, sobre o homem do jogo, Danilo.

Por conta de uma cláusula contratual, a equipe alviverde não poderia escalar o zagueiro Danilo contra o Atlético-PR, clube que o emprestou ao time paulista. A não ser que estivesse disposto a pagar uma multa. A diretoria se reuniu, decidiu gastar (ou seria investir?) esse dinheiro e teve retorno, já que ele participou dos dois gols na vitória por 2 a 1. O resultado manteve o Verdão isolado na liderança do Brasileirão.

São Paulo 1 x 1 Corinthians
São Paulo deixa escapar vice-liderança e se distância do líder Palmeiras. O placar de 1 a 1 entre São Paulo e Corinthians, só teve um ganhador, o Palmeiras. Se o Corinthians ainda sonhava com o título, ficou quase impossível, e para o Tricolor o empate foi ainda pior, pois viu a diferença entre ele e líder Palmeiras, aumentar em 5 pontos.

Na realidade, o empate foi muito mais prejudicial, ao São Paulo. O ano para o Corinthians, já está acabado a algum tempo. Sua tarefa, já foi cumprida ao ganhar a Copa do Brasil e estar na libertadores em 2010.

O Tricolor poderia ter saído com a vitória, mais Bosco e André dias, num lance no mínimo rídiculo, estragaram a tarde Tricolor. Bom para Ronaldo, que marcou mais um no Tricolor, este ano. Em lance polêmico, Washington em posição irregular, marcou para o São Paulo.

Coritiba 2x0 Naútico
O Coritiba não teve muito trabalho para vencer o Náutico, por 2 a 0, na tarde de domingo, no estádio Couto Pereira. Com o resultado, os dois continuam em posição ruim na tabela, mas o Coxa, apesar de ter se mantido em 15º lugar, conseguiu se afastar cinco pontos da zona de rebaixamento. Já o Timbu, em 16º, continua um ponto próximo da área da morte.


Goiás 2x1 Grêmio
O Goiás é o novo vice-líder do Campeonato Brasileiro. Após sair atrás no placar, o time do técnico Hélio dos Anjos reagiu, no Serra Dourada, e venceu o Grêmio por 2 a 1, neste domingo, pela 26ª rodada da competição. Os gaúchos, que têm péssima campanha como visitantes - apenas uma vitória - voltam para casa lamentando a oportunidade perdida de voltar ao G-4. O Tricolor saiu na frente, na primeira etapa, com Souza, mas cedeu o empate, pouco depois, em cabeçada certeira de Léo Lima. No segundo tempo, Felipe, que saiu do banco para substituir Fernandão, arrancou o triunfo para os esmeraldinos.

Fluminense 3x2 Avaí
Após 11 jogos sem vencer, o Fluminense ganhou uma. Como o jogo não poderia ser pouco dramático, o Flu venceu de virada, e encostou no Sport. Alias, o Flu só não passou o Sport, porque o Sport venceu o Santo André.

Falando em Sport, a última vitória do Fluminense no Brasileirão foi emcima dele mesmo, pela 17ª rodada da competição. Naquela ocasião, o time tricolor venceu os pernambucanos por 5 a 1. Fluminense e Avaí voltam a campo no próximo domingo. O Tricolor vai encarar o Flamengo, no Maracanã. Os catarinenses pegam o Cruzeiro, em Florianópolis.

Internacional 0x0 Flamengo
Evitar afogamentos foi o máximo que os jogadores de Inter e Flamengo puderam fazer no Beira-Rio, pela 26ª rodada do Brasileirão 2009. Com o campo alagado, resultado da chuva que caiu em Porto Alegre desde a noite de sábado, as duas equipes não conseguiram jogar futebol, ficaram o tempo todo guerreando pela bola dentro de poças d’água e não chegaram perto de mexer em um placar que só poderia ser 0 a 0. Praticamente inexistiram chances de gol.

Ruim para o Internacional, que perdeu mais uma posição e bom para o Palmeiras, que viu seus arquivais pela disputa do título se dando mal.

Atlético-MG 3X1 Santos
Galo ganha e encosta no G-4. O Galo das Minas Gerais, só não entrou no g-4, devido aos critérios de desempate. Com a mesma pontuação do Internacional, ele tem uma vitória a menos, comparada aos Gaúchos.Na próxima rodada, o Atlético Mineiro receberá o Barueri, no sábado, enquanto o Santos terá o clássico com o Palmeiras, domingo, na Vila Belmiro.

Botafogo 1x3 Vitória
O Vitória dominou amplamente e derrotou o Alvinegro por 3 a 1, neste domingo, em mais uma partida em que o time carioca apresentou péssimo nível técnico e não conseguiu deixar a zona de rebaixamento, apesar de uma rodada favorável, com os confrontos diretos entre Coritiba x Náutico e Sport x Santo André.

Com o resultado, o Botafogo, que não vence há 11 rodadas do Campeonato Brasileiro, segue na 18ª posição, com 25 pontos, e continua preso na zona de rebaixamento. Já o Vitória agora soma 39 pontos e ocupa o sétimo lugar. As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, ambas pela Copa Sul-Americana. O Alvinegro carioca joga contra o Emelec, no Equador, e o Rubro-Negro baiano recebe o River Plate do Uruguai.

Sport 2x1 Santo André
No jogo dos desesperados pela 26ª rodada do Brasileirão, o Sport levou a melhor sobre o Santo André, na Ilha do Retiro, vencendo por 2 a 1 e devolvendo o placar do primeiro turno. O boliviano Juan Arce, aos 22 do primeiro tempo, e Vandinho, aos 23 da etapa complementar, garantiram os três pontos para o Leão, que permanece na zona da degola, na 19ª e penúltima posição, com 23 pontos. Rodrigo Fabri descontou para o Ramalhão, que também permanece no Z-4, em 17º, com 25 pontos.

As equipes voltam a campo no próximo fim de semana. O Santo André recebe o Vitória às 18h30m de sábado, no Bruno José Daniel. Já o Sport encara o Grêmio às 16h de domingo, em Porto Alegre.

Um forte abraço a todos,

Douglas Nacif.