No Pacaembu, Goiás vence Corinthians apagado e aumenta jejum rival


O Corinthians deu vexame diante da torcida no Estádio do Pacaembu e foi derrotado pelo Goiás, por 2 a 1, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo. Sem vencer agora há quatro jogos, o time alvinegro ficou ainda mais distante do sonho de título e igualmente afastado da zona de classificação para a Copa Libertadores da América de 2014.

Sem conseguir um triunfo na Série A desde que fez 4 a 0 no Flamengo, há duas semanas, o Corinthians seguiu estacionado nos 30 pontos, cinco a menos que o quarto colocado Atlético-PR. Pior: a diferença para o Cruzeiro, primeiro da tabela, já é de 16 pontos. Além disso, o time alvinegro permitiu a aproximação do Goiás, que agora tem 29.

O primeiro tempo começou bastante quente no Pacaembu, não apenas por conta do clima que passaria facilmente por uma tarde de verão em São Paulo. O Corinthians teve três oportunidades de gol, mas não conseguiu aproveitá-las. Pior para Alexandre Pato, que abusou do preciosismo aos 3min, ao tentar fazer fila na entrada da área até ser desarmado, e que pegou mal na bola e isolou aos 4min. Romarinho, na situação mais difícil, foi quem levou mais perigo, com uma bicicleta que assustou Renan aos 7min.

No entanto, um incidente fez a partida esfriar para a equipe alvinegra: o lateral direito Alessandro sentiu uma contusão logo aos 8min e foi substituído por Ibson. Edenílson, que fazia boa transição para o ataque, foi deslocado para a faixa direita do gramado. O Corinthians perdeu saída de bola; o jogo, graça - já que o Goiás também se limitava a arriscar a ligação direta da defesa para Walter.

A partida só melhorou nos últimos minutos, mas a falta de pontaria foi preponderante para duas finalizações de Paolo Guerrero, que passaram perto do gol, e de Pato, que conseguiu perder mais um gol incrível aos 39min.

O Corinthians voltou ao segundo tempo sem Fábio Santos, lesionado, que deu lugar a Igor. Mas o grande problema para a equipe de Tite se deu aos 12min: Hugo recebeu de Renan Oliveira, ganhou no corpo de Paulo André e tocou na saída de Cássio para deixar o Goiás em vantagem.

Só então, em desvantagem, o Corinthians passou a ser mais efetivo no ataque - inclusive com a saída do zagueiro Paulo André para a entrada do atacante Emerson. Mas o gol insistia em não sair: Rodrigo conseguiu cortar em cima da linha um chute de Gil aos 18min e, segundos depois, Emerson furou na pequena área sem goleiro na hora de dar o primeiro toque na bola em campo. O Pacaembu foi à loucura.

O gol que poderia ter evitado a derrota diante da torcida alvinegra saiu apenas no sufoco, em uma jogada esquisita de bola parada: aos 33min, Douglas cobrou falta na área, Gil cabeceou e Pato desviou. A bola ainda bateu no esmeraldino Ramon antes de entrar, mas a arbitragem sinalizou gol para o camisa 7 corintiano.

Mas a felicidade não durou muito: aos 38min, Amaral marcou de cabeça após cobrança de escanteio e garantiu o triunfo do Goiás fora de casa.

As equipes serão visitantes na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para esta quarta. O Goiás vai ao Paraná enfrentar o Coritiba no Estádio Couto Pereira, às 21h (de Brasília), um pouco antes da partida entre Ponte Preta e Corinthians, às 21h50, no Moisés Lucarelli, em Campinas.