Flu vira confronto direto contra Portuguesa e se afasta da zona de risco


A zona de rebaixamento tem assustado tanto o Fluminense quanto a Portuguesa no Campeonato Brasileiro. Porém, neste sábado, o time carioca mostrou que sabe lidar melhor com essa situação e pode respirar aliviado. Afinal, mesmo saindo atrás no placar, o Fluminense conseguiu a virada e venceu por 2 a 1 no Maracanã, resultado que faz os tricolores subirem quatro posições na tabela - está em 12º, com 26 pontos. Já a Portuguesa segue na zona de risco, com 22 pontos em 21 jogos.

A Portuguesa chegou no Maracanã disposta a mostrar que não estava intimidade. Com uma marcação forte e avançada, a equipe paulista assustou o Fluminense duas vezes no começo, mas Diego Cavalieri fez difíceis defesas. O Fluminense demorou para se encontrar na partida, mas conseguiu criar chances também. Lauro também se destacou no gol da Portuguesa, e Carlinhos ainda errou uma finalização aos 20min.

Mas a reação do Fluminense acabou aos 34min, quando a Portuguesa fez valer sua boa atuação: após longa cobrança de falta de Moisés, Diogo subiu e tocou bem de cabeça para a rede. O gol até acordou novamente o Fluminense, mas Rafael Sóbis e outra vez Carlinhos desperdiçaram chances de gol.

Quando o Fluminense voltou do intervalo, o árbitro expulsou o técnico Vanderlei Luxemburgo sem muitas explicações. Porém, mesmo sem ele, o Fluminense conquistou o empate: após uma tentativa de bicicleta de Anderson, o juiz marcou pênalti por um toque de mão de Moisés Moura. Rafael Sóbis chutou a bola no meio e fez o gol.

O empate finalmente fez a Portuguesa se intimidar e deu origem à uma pressão do Fluminense. Tanto que, aos 22min, Edinho teve uma excelente oportunidade, dentro da área, mas chutou a bola para muito longe. E apenas quatro minutos depois, aconteceu o esperado gol da virada: após sobra de bola na área, Rafael Sóbis conseguiu dominar a bola e tocou para Wagner, embaixo das traves, apenas encostar na bola e marcar o segundo gol.

Mais uma vez o gol serviu para o time que estava atrás reagir. A Portuguesa ameaçou pressionar e até teve mais posse de bola, mas sem eficiência. O Fluminense, por outro lado, soube aproveitar o espaço que a defesa lusitana deixou e quase marcou quatro vezes, com destaque para o chute de Biro Biro, que acertou a trave, aos 42min.