Vanderlei pega três pênaltis, e Coritiba elimina Vitória na Sul-Americana



Com grande atuação do goleiro Vanderlei, o Coritiba conseguiu se classificar às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em Curitiba, o time da casa venceu o Vitória por 1 a 0, devolvendo o placar pelo qual tinha sido derrotado no jogo de ida. A decisão foi para as penalidades, nas quais Vanderlei fez a diferença: pegou três cobranças para garantir o triunfo por 4 a 3.

Com o resultado, o Coritiba vai enfrentar, nas oitavas de final, o vencedor do confronto entre River, do Uruguai, e Itaqui, da Colômbia. Na partida de ida, o time colombiano venceu por 1 a 0 em casa. Os times se enfrentam novamente nesta quarta-feira.

O Coritiba teve grandes dificuldades para chegar ao setor ofensivo no primeiro tempo, com a boa marcação do Vitória. Em equilíbrio, a partida teve poucas chances de gol até o intervalo.As que mais assustaram foram uma cobrança de falta de Fabrício e uma finalização da entrada da área feita por Euller, ambas devidamente defendidas por Vanderlei, para o alívio do torcedor coritibano.

No segundo tempo, a partida mudou de forma repentina. Aos 2min, Bill roubou bola de Fabrício e bateu cruzado; Wilson espalmou, e Júlio César, no rebote, empurrou para as redes para abrir o placar para o Coritiba. O confronto esquentou, inclusive no trato entre os jogadores, que se estranharam algumas vezes.

Aos 11min, o Coritiba quase fez o segundo gol. Victor Ferraz fez jogada pela lateral direitae cruzou rasteiro para a área; Júlio César se adiantou à marcação e desviou, mandando a bola no travessão. O Vitória, por sua vez, levou perigo aos 14min, com cruzamento feito por Dimas pela direita da área que Chico se esticou para cortar e evitar o empate.

Aos 37min, Victor Junior passou para Arthur, que fintou Victor Ramos na entrada da área e bateu levando muito perigo ao goleiro Wilson, do Vitória. As equipes não conseguiram evitar a decisão por pênaltis. Mais uma vez, a igualdade prevaleceu. Pelo Coritiba, Victor Junior, Bill e Júlio César marcaram. Arthur e Victor Ferraz pararam nas mãos de Wilson.

Porém, Vanderlei também estava inspirado para enfrentar os cobradores do Vitória. O time baiano marcou com Fabrício, Luiz Alberto e Marquinhos, e parou nas mãos do rival nas tentativas de Maxi Biancicchi e Pedro Oldoni. O empate levou a decisão para as cobranças alternadas. Vanderlei pegou um pênalti pela terceira vez na cobrança de Elizeu. Gil, pelo Coritiba, bateu, marcou o gol e definiu a vitória por 4 a 3.