Nadal mantém freguesia, vence 22° set seguido contra suíço e pega Djokovic nas semis

O significado de "freguesia" no esporte ganha outros parâmetros quando o assunto é o duelo entre Rafael Nadal e Stanislas Wawrinka no tênis. Nadal atingiu a impressionante marca de 10 vitórias em 10 duelos contra o suíço, com 22 sets seguidos sem perder - ou seja, Wawrinka nunca ganhou um set sequer do adversário.

Nadal aproveitou e novamente passeou: 6-2, 6-3 e 6-1, com vaga garantida nas semifinais de Roland Garros, onde briga pelo oitavo título. Nas semifinais, terá duelo que promete ser épico contra Novak Djokovic.

O jogo foi extremamente lento, com longas trocas de bola no saibro parisiense. Nadal, especialista no piso e, provavelmente, o melhor da história nele, soube controlar o jogo desta maneira. A prova? Quebrou logo no primeiro game do jogo.

No mesmo estilo de trocas de bola demoradas, quebrou Wawrinka novamente no quinto game, inclusive fazendo com que o suíço perdesse a cabeça cedo: após um erro fácil após deixadinha de Nadal, ele jogou a raquete no chão, a quebrou e levou advertência do árbitro.

O 6-2 veio com 16 erros não-forçados do suíço, e com Nadal aproveitando incríveis 93% dos pontos em seu primeiro serviço.

O segundo set foi um pouco mais complicado. Wawrinka, aparentemente, começou a gostar do jogo de bolas trocadas lentamente e chegou a quebrar Nadal, finalmente, no sexto game. Mas Nadal não se abalou: no game seguinte devolveu e quebrou novamente no 9° game para fechar em 6-3.

O passeio, então, se consolidou no set final: Nadal quebrou duas vezes e abriu 5 a 0. Wawrinka conseguiu evitar o pneu em um game em que Nadal chegou até a brincar, quase pontuando em uma bola na qual deu uma de goleiro - praticamente "espalmou" uma bola de Wawrinka que ia contra seu corpo, mas a bola acabou indo para fora, arrancando risos do espanhol.

No game seguinte, enfim, Nadal confirmou a freguesia e fechou em 6-1. Sujo de saibro, restou a ele abrir o sorriso e comemorar. Agora, dificilmente terá a mesma facilidade no duelo contra Novak Djokovic.