Cruzeiro e Grêmio dominam seleção da 1ª rodada do Cartola FC


Cruzeiro e Grêmio estrearam com vitória no Campeonato Brasileiro, e os cartoleiros que apostaram suas fichas nas duas equipes nesta primeira rodada se deram bem. A Raposa atropelou o Goiás por 5 a 0, no Independência, mas curiosamente foram dois jogadores do sistema defensivo que garantiram uma vaga na seleção da rodada. O volante Nilton marcou dois gols e fez 18.10 pontos. Já o zagueiro Bruno Rodrigo foi à rede adversária uma vez e somou 14.20. De quebra, a grande atuação do time celeste rendeu a Marcelo Oliveira a maior pontuação entre os técnicos, com 9.25.


No Tricolor Gaúcho, única equipe além do Cruzeiro a ter mais de um representante entre os onze melhores da rodada, os destaques vieram do meio de campo. O veterano Zé Roberto marcou o gol que abriu caminho para a vitória de 2 a 0 sobre o Náutico, em Caxias do Sul, e conseguiu a marca de 13.50 pontos. Com boa participação no jogo e assistência para Elano fechar o placar do triunfo gremista, o volante Souza obteve pontuação praticamente igual a do companheiro: 13.80.

O maior pontuador da primeira rodada, porém, veio do rival Internacional. O meia Fred deu um verdadeiro show no empate em 2 a 2 com o Bahia, no sábado, na Arena Fonte Nova, com direito a gol e passe açucarado para Forlán deixar a sua marca. Com isso, o garoto somou 21.90 pontos. Outro grande nome foi Lins, do Criciúma, que comandou a vitória do Tigre sobre o Bahia, por 3 a 1, no Heriberto Hulse. Assim como o jogador colorado, ele fez um gol e deu uma assistência na partida.

Expulso na rodada inaugural do Brasileirão, o atacante Diogo, da Portuguesa, puxa a fila dos piores jogadores. Além de prejudicar sua equipe na derrota de 1 a 0 para o Vasco, em São Januário, ele acabou frustando os planos dos cartoleiros que o escalaram ao fazer -5.80 pontos. O goleiro Agenor, do Inter (-4.3), o atacante Ciro, do Atlético-PR (-4.0), e os laterais Jussandro, do Bahia, e William Matheus, do Goiás (-2.3), fecham o top 5 negativo.

Na rodada de abertura, o Cartola FC teve 1.220.005 de times atualizados dos 1.316.079 ativos no fantasy game em 2013. São 453.098 ligas até o momento, e a maior torcida dentro do jogo é a do Flamengo com 460.972 representantes, seguida pela do Corinthians com 362.543.

A equipe de maior pontuação na estreia da Liga Nacional foi o "MENGOPENTA", do cartoleiro Rogério Pereira, que alcançou a excelente marca de 132.24. O "Xipiugris", de Felipe Castilho, e o "Fenerbátima FC", comandado por Matheus Almeida, ficaram na cola do líder com 129.84 pontos.

O jogador mais escalado pelos cartoleiros foi Danilo, do Corinthians. O meia estava em 667.692 times nesta abertura, mas não teve bom desempenho no empate em 1 a 1 com o Botafogo e fez apenas 1.60. No esquema 4-4-2, o restante da equipe mais escala foi: Dida (Grêmio), Wellington Silva (Fluminense), Bruno Rodrigo (Cruzeiro), Bressan (Grêmio) e Thiago Carleto (São Paulo); Souza (Grêmio), Arouca (Santos) e Fellype Gabriel (Botafogo); Romarinho (Corinthians) e Lins (Criciúma). O técnico mais escolhido foi Vadão (Criciúma).

Vale lembrar que Portuguesa x Fluminense e Atlético-MG x Grêmio não farão parte da disputa do Cartola na segunda rodada. Os dois jogos foram adiados por conta da Libertadores. Portanto, não escale atletas desses quatro times neste início de semana. Outro lembrete importante é de que o mercado fechará às 13h da quarta-feira (29/05), já que Atlético-PR x Cruzeiro será às 15h.