Ibra faz dois, e PSG elimina o Olympique na Copa da França


Era o primeiro jogo de David Beckham como titular pelo Paris Saint-Germain, mas o destaque da equipe na vitória por 2 a 0 sobre o Olympique de Marselha, nesta quarta-feira, foi o mesmo de sempre: Zlatan Ibrahimovic. O craque sueco discutiu com o polêmico Joey Barton, o mesmo que criticou Neymar há algumas semanas, foi chamado de narigudo, mas respondeu com os dois gols do triunfo em casa do PSG sobre o maior rival, garantindo o time nas quartas de final da Copa da França.

Esta foi a segunda vitória do PSG - que desta vez não contou com o brasileiro Lucas, febril - sobre o Olympique em menos de uma semana. No último domingo, a equipe de Paris já havia vencido o rival pelo mesmo placar, em jogo válido pelo Campeonato Francês. Na ocasião, N'Koulou, contra, após chute de Lucas, e Ibrahimovic, já candidato a carrasco marselhês, anotaram os gols.

A diferença de investimento entre os dois rivais ficou visível já na escalação. Enquanto o PSG manteve apenas três titulares – Maxwell, Matuidi e Ibrahimovic - da vitória no clássico de domingo, o Olympique repetiu a equipe. Ainda assim, com um suposto time misto, os donos da casa fora superiores durante todo a partida.

Beckham à la Pirlo


Em seu primeiro jogo como titular, Beckham atuou recuado, como volante, iniciando as jogadas de ataque, da mesma maneira que consagrou Andrea Pirlo. E a aposta de Ancelotti, que treinou o italiano no Milan, deu resultado. O meia inglês, que atuou com a camisa 8 em vez da 32, por conta do regulamento da Copa da França, dava qualidade à saída de bola do PSG e conseguia organizar contra-ataques.

Em um deles, aos 14 minutos, Gameiro recebeu bom passe do veterano, ganhou na corrida do brasileiro Lucas Mendes e cruzou para Ibrahimovic, mas o sueco acabou furando. Logo depois, Beckham deixou Ménez na cara do gol, mas o chute do francês foi travado por Fanni.

Apesar de estar com força máxima, o Olympique pouco ameaçava o gol de Douchez. O principal jogador dos visitantes era o baixinho Valbuena, que se movimentava bem e era responsável por criar as jogadas de ataque. Entretanto, seus companheiros ofensivos, Gignac e Ayew, não estavam na mesma sintonia.

Ibra marca e discute com Barton

No fim do primeiro tempo, a superioridade do PSG enfim virou vantagem no placar. Em contragolpe, aos 35, Chantôme lançou Ibrahimovic, que ganhou na força de Lucas Mendes e bateu na saída de Mandanda: 1 a 0 para os parisienses. Quem não gostou foi Barton. Minutos depois do gol, após sofrer uma falta do grandalhão, ele discutiu com o sueco e o chamou de narigudo.

Na disputa entre Barton e Ibra, quem levou a melhor foi o atacante. Na segunda etapa, o Olympique até voltou mais incisivo no ataque e chegou a assustar o PSG aos cinco minutos, quando Gignac girou sobre Camara e acertou um bom chute de fora da área, mas Douchez voou no canto direito e colocou para escanteio.

PSG garante a vitória

Aos poucos, porém, o PSG voltou a equilibrar o jogo, e o Olympique tornou a ter problemas para criar perigo, apesar da postura mais ofensiva. Como resultado, os parisienses abusavam dos contra-ataques. E foi assim que chegaram ao segundo gol. Ibrahimovic foi lançado pela direita, invadiu a área e acabou derrubado de forma infantil pelo lateral Morel. Na cobrança, com a habitual categoria, o centroavante não desperdiçou e ampliou a vantagem dos donos da casa.

A partir daí, o PSG só precisou administrar o resultado. O time passou a tocar a bola e aproveitar a afobação do Olympique no ataque para criar novas jogadas. A torcida começou a gritar "olé" ainda com 30 minutos de partida. Barton, por sua vez, teve de ficar calado. Não foi um bom negócio provocar Ibrahimovic.