Bernard dá espetáculo e garante Galo na liderança do Grupo 3 da Libertadores

Bernard dá espetáculo e garante o time mineiro na liderança do Grupo 3 da Taça Libertadores
A torcida do Atlético-MG fez o estádio Julio Grondona, em Sarandí, na região metropolitana de Buenos Aires, ganhar ares de Independência. Cerca de dois mil torcedores alvinegros estiveram presentes nas arquibancadas e levaram apoio ao Galo, que goleou impiedosamente o Arsenal por 5 a 2, pela segunda rodada do Grupo 3 da Taça Libertadores. Desde o domingo, os brasileiros "invadiram" a Argentina. Com camisas do clube mineiro, desfilaram pelas ruas de Buenos Aires e fizeram a festa. Bernard (3), Diego Tardelli e Jô marcaram para o Alvinegro, enquanto Furch e Aguirre fizeram os gols do anfitrião.

Todo apoio do torcedor do Atlético-MG fez com que os jogadores se sentissem em casa e partissem para cima do adversário. Mesmo saindo atrás no placar, no primeiro minuto de jogo, o Galo teve calma e buscou a vitória. O confronto contou ainda com o primeiro gol de Diego Tardelli após a sua volta ao clube mineiro. Diante do Arsenal, o ídolo da massa atleticana fez seu terceiro jogo.

Além disso, foi a primeira partida internacional de Bernard pelo Galo. A grande revelação do clube alvinegro aproveitou para também deixar sua marca e, com três gols e um futebol impecável, foi o grande nome da partida. Apesar do pênalti perdido no fim, em falta sofrida por ele mesmo após entrada muito violenta de Braghieri, Ronaldinho Gaúcho contribuiu muito para o resultado positivo e venceu pela primeira vez em gramado argentino.

Com o resultado, o Atlético-MG se isolou na liderança da chave, com seis pontos ganhos. O Arsenal, com duas derrotas, ainda não marcou nenhum e está na lanterna. Nesta quinta-feira, o São Paulo vai encarar o The Strongest, da Bolívia, no Morumbi, em partida que fechará a rodada do Grupo 3. Se os bolivianos vencerem, também chegarão aos seis pontos. Qualquer outro resultado deixará o Galo sozinho em primeiro lugar.

Pela Libertadores, as duas equipes voltarão a campo apenas na quinta-feira, dia 7 de março. O Arsenal vai pegar o São Paulo, no Morumbi, às 19h15m (de Brasília), e o Atlético-MG, às 21h30m, receberá o Strongest, no Independência, em Belo Horizonte. Pelo Campeonato Mineiro, no entanto, o Galo enfrentará o Guarani-MG, neste domingo, às 16h, também no Independência.

Galo joga em casa


O Atlético-MG entrou desatento em campo. O Arsenal abriu o placar logo no primeiro minuto. Benedetto ganhou no alto de Pierre, e a bola sobrou para Furch, que bateu cruzado da entrada da área, no canto direito. O goleiro Victor ainda tocou na bola, mas não evitou o gol argentino. Mas o Atlético-MG tinha Ronaldinho. Imediatamente, o time mineiro partiu para cima em busca do empate. Aos sete, Bernard recebeu passe genial de R10 e, de dentro da pequena área, bateu forte, sem chances para o goleiro Campestrini: 1 a 1.

Aos 27, um susto. Depois de bom cruzamento da direita, Furch subiu com Leonardo Silva e tocou de cabeça para o fundo das redes. Porém, o árbitro uruguaio Martin Vazquez assinalou falta do atacante argentino. Muita reclamação no estádio, principalmente do técnico Gustavo Alfaro. Dois minutos depois, o Galo chegou à vantagem no placar. Jô recuou até o meio-campo, recebeu a bola e imediatamente tocou para Leandro Donizete. O volante, como elemento surpresa, cruzou para Diego Tardelli, que, de primeira e livre na área, tocou para o gol: 2 a 1.

Os torcedores do Arsenal se revoltaram, também por um pênalti não marcado pelo árbitro, logo após o gol do Galo. Vários copos de plástico foram atirados no gramado, mas o time mineiro não se abalou com a pressão e seguiu tocando bem a bola. E aos 35 minutos aumentou a vantagem. Tardelli achou Junior Cesar na linha de fundo. O lateral fez um cruzamento perfeito, e Jô, muito bem posicionado, tocou forte e rasteiro no canto direito de Campestrini.

Quando tudo parecia calmo, Aguirre fez um golaço de falta aos 41. De perna esquerda, o meia cobrou com veneno e encontrou o ângulo direito de Victor, dando até a impressão de que faria um cruzamento, tanto que o goleiro atleticana estava um pouco adiantado.

Goleada do Atlético-MG

Com o gol no fim do primeiro tempo, esperava-se que o Arsenal pudesse pressionar no início da segunda etapa. Os argentinos até tentaram, mas não conseguiram. Com muita velocidade, o Atlético-MG não deu tempo para que os rivais respirassem e chegou ao quarto gol aos nove minutos. Ronaldinho Gaúcho tocou em profundidade para Bernard, que contou com a ajuda do zagueiro Nervos, que acabou dando uma assistência para o jovem atacante alvinegro. Ele aproveitou e soltou a bomba para fazer 4 a 2.

Aos 13, em contra-ataque, Ronaldinho encontrou Jô dentro da área. O atacante bateu de primeira, o goleiro Campestrini defendeu, mas deu rebote nos pés de Bernard. Embaixo das traves, a estrela da noite fez seu terceiro gol, o quinto do Galo. A partir daí, tudo ficou tranquilo para os visitantes. A equipe mineira teve outras oportunidades para aumentar ainda mais o placar, tocou a bola e esperou o tempo passar.

Batido em campo, o Arsenalnão apresentou condições de se recuperar, mesmo com as alterações processadas pelo treinador. Cuca também mudou a equipe. Richarlyson, Gilberto Silva e Luan entraram nos lugares de Diego Tardelli, Pierre e Bernard, respectivamente. Tardelli ainda iniciou tratamento imediatamente, já que deixou o campo por causa de uma pancada no joelho.

Aos 42 minutos, mais uma chances para marcar. Ronaldinho Gaúcho sofreu pênalti após um carrinho imprudente e violento de Braghieri, que não recebeu nem ao menos cartão amarelo. O próprio R10 mesmo foi para a cobrança, mas acertou o travessão. Luan ainda teve uma chance incrível, mas a zaga impediu o gol claro. Fim de jogo, festa dentro e fora de campo para os atleticanos.