Os números da fase de grupos da Champions


Terminada a fase de grupos da Liga dos Campeões 2012/13 o site da UEFA traz-nos alguns números e recordes da competição:

O Chelsea tornou-se o primeiro campeão europeu a terminar a defesa do título na fase de grupos do torneio seguinte. O clube de Londres tinha conseguido ultrapassar a fase da UEFA Champions League nas dez participações anteriores e foi a equipe mais concretizadora da prova com 16 golos.

Chelsea e CFR Cluj terminaram com dez pontos, juntando-se a um pequeno lote de clubes que falharam na fase de grupos com este total de pontos. Desde que as vitórias passaram a valer três pontos, só D. Kyiv (na segunda fase de grupos de 1999/2000 e em 2004/05), B. Dortmund (segunda fase de grupos de 2002/03), PSV Eindhoven (2003/04), Olympiacos (2004/05), Werder Bremen (2006/07) e Manchester City (2011/12) ficaram pelo caminho apesar de terem somado dez pontos.

O Manchester City foi o primeiro clube inglês a não conseguir ganhar qualquer jogo na fase de grupos e terminou no último lugar do Grupo D, a terceira vez que tal aconteceu a uma equipa da Premier League depois de Blackburn Rovers (1995/96) e do vizinhos Manchester United em 2005/06.

Na quinta temporada, José Mourinho tornou-se no quarto treinador a orientar 100 jogos na Champions. Duas semanas depois, Arsène Wenger, um dos outros três que atingiu esta marca, dirigiu o 150º na prova quando o Arsenal FC perdeu em casa do Olympiacos. Alex Ferguson (188) e Carlo Ancelotti (113) também já ultrapassaram a centena de jogos.

Burak Yilmaz marcou seis gols pelo Galatasaray AŞ na fase de grupos e já conseguiu mais gols numa única época na Liga dos Campeões do que qualquer outro jogador turco. Antes desta série impressionante, em que fez os primeiros seis gols da campanha do Galatasaray, tinha ficado em branco nos 16 jogos que disputou, incluindo as pré-eliminatórias. O sétimo gol do clube de Istambul, marcado no reduto do SC Braga na sexta jornada, foi apontado por Aydin Yilmaz e revelou-se ainda mais importante, pois permitiu aos campeões turcos atingirem as oitavas-de-final pela primeira vez desde 2001/02.

O Real Madrid ficou no segundo lugar no Grupo D e atingiu pela 17ª vez, a 16ª consecutiva, a fase a eliminar da Champions. A última ocasião em que o clube espanhol esteve ausente das oitavas-de-final foi em 1996/97, quando não participou nas eliminatórias.

O FC Barcelona venceu pela 14ª vez o seu grupo, mais um triunfo que o Man. United, conseguindo o primeiro posto pela sexta época consecutiva.

Ao empatar os seus três primeiros jogos no Grupo E, a Juventus estabeleceu um recorde de nove igualdades consecutivas nas competições europeias, uma vez que já tinha sido travada nos seis jogos que disputou na fase de grupos da Liga Europa 2010/11. Os italianos terminaram com essa série com uma goleada por 4-0 ante o FC Nordsjælland na quarta jornada, antes de baterem em casa o Chelsea e fora o Shakhtar Donetsk – sendo que este último triunfo acabou com cinco empates consecutivos fora e garantiu o primeiro lugar do grupo.

567 - Tendo perdido os seis jogos da fase de grupos em 2011/12, o D. Zagreb deu seguimento a essa série negra no Grupo A, averbando cinco derrotas e não marcando qualquer gol. De fato, os croatas pareciam destinados a igualar o recorde da prova do RSC Anderlecht, cifrado em 12 derrotas consecutivas, quando Andriy Yarmolenko deu vantagem ao D. Kyiv em Zagreb, na última jornada. No entanto à perspectiva de se juntarem a Deportivo La Coruña (2004/05) e Maccabi Haifa (2009/10) como as únicas equipas a não terem marcado qualquer gol na fase de grupos, Ivan Krstanović ganhou e converteu um penalti nos descontos. O primeiro golo do Dínamo na fase de grupos em 567 minutos, descontos incluídos.

560 - O Málaga CF pode ter concedido cinco gols – mais do que FC Porto, Paris Saint-Germain e Juventus – , mas o vencedor do Grupo C não sofreu qualquer tento nos seus três primeiros jogos, com o triunfo por 1-0 sobre o AC Milan na terceira jornada a aumentar a sua série de jogos nas competições europeias sem sofrer golos para cinco partidas e 487 minutos, série essa que foi prolongada para 560 minutos antes de finalmente verem a sua baliza violada no segundo jogo ante os italianos. O Málaga tinha registado oito jogos sem sofrer gols nos seus nove embates europeus anteriores a esse empate 1-1 em San Siro e, apesar de ter encaixado quatro tentos nas duas últimas jornadas, permitiu apenas 12 golos nos 24 encontros das competições da UEFA em que participou.

7 - O Grupo H apresentou sete vitórias fora em 12 encontros, em comparação com apenas quatro triunfos caseiros.

126 - Iker Casillas disputou na quarta jornada o 126º encontro na fase de grupos da Champions, entre a fase de grupos e a final, tornando-se no terceiro jogador com mais jogos na prova. O guarda-redes do Real Madrid, que totaliza 127 jogos, só é superado por Raúl González (142 jogos) e por Ryan Giggs (132).

56 - Lionel Messi tem 56 golos na Champions, o mesmo número que Ruud van Nistelrooy e sendo apenas superado por Raúl (71). Messi ainda tem de marcar alguns golos para igualar os gols marcados pelo espanhol nas competições europeias mas, com o bis conseguido frente ao Spartak Mocovo na quinta jornada, já chegou aos 57 golos, ficando a 20 do antigo atacante do Real Madrid e Schalke 04.

4 - Zlatan Ibrahimović fez as assistências para os quatro golos do PSG frente ao Dínamo, na quarta jornada – a primeira vez que um jogador esteve na origem de quatro golos num único jogo desde Carlos Martins pelo SL Benfica num triunfo por 4-3 no terreno do O. Lyon, em 2010/11. Ibrahimović tem cinco assistências até à data, mais do que qualquer outro jogador.

6 - O gol de Ibrahimović na primeira jornada, contra o Dínamo Kiev, tornou-o no único jogador a marcar por seis clubes diferentes na Champions: Ajax, Juventus, Inter Milão, FC Barcelona, AC Milan e PSG.