Grécia e República Checa vão às quartas da Euro

A Grécia conquistou uma vaga para as quartas de final da Eurocopa 2012. Campeã da competição em 2004, a equipe do técnico português Fernando Santos derrotou a Rússia por 1 a 0 e se garantiu entre as oito melhores da competição. De quebra, o duelo ajudou a definir o Grupo A do torneio europeu, no qual os gregos de classificaram ao lado da República Checa.

Enquanto a Grécia vencia a Rússia no Estádio Nacional de Varsóvia, os checos venciam a anfitrião Polônia pelo mesmo 1 a 0 em Wroclaw - gol de Jiracek, aos 26min do segundo tempo. Desta forma, a República Checa acabou em primeiro lugar, com seis pontos, seguida de Grécia e Rússia, com quatro - melhor para o time azul e branco, que avançou graças ao confronto direto contra a equipe do Leste Europeu. Com dois pontos, a Polônia repete Suíça e Áustria, anfitriãs da Euro 2008 e eliminadas na primeira fase.



República Checa vence, avança e frustra anfitriã Polônia na Euro

Nem a força da torcida foi suficiente para empurrar a modesta seleção da Polônia às quartas de final da Euro 2012. Jogando em casa, na cidade de Wroclaw, os poloneses foram derrotados por 1 a 0 pela República Checa e frustraram os torcedores, que tinham boas esperanças de classificação após dois empates nos primeiros jogos. Os checos, por sua vez, fizeram sua parte para conquistar a segunda vitória no torneio e somar seis pontos, avançando no Grupo A junto a Grécia, que venceu a Rússia por 1 a 0.

Precisando da vitória para avançar, a Polônia começou melhor. Logo no início foram ao menos três boas chances. A primeira ainda aos 2min, quando Dudka tentou uma bicicleta e errou o alvo por pouco. No entanto, logo a partida ficou equilibrada, perdendo em emoção. Mesmo assim, os poloneses seguiram com maior posse de bola.

Já na segunda metade do primeiro tempo, os checos tentaram sair mais para o jogo, apostando nos lançamentos e chutes de fora da área, mas sem grande sucesso. No final da etapa, as equipes ficaram sabendo que ambas estariam eliminadas em caso de empate, por causa do gol da Grécia diante da Rússia, já nos acréscimos do primeiro tempo em Varsóvia.

No segundo tempo ficou clara a mudança de atitude da República Checa, talvez pela necessidade da vitória. A primeira chance clara dos checos veio em uma cabeçada à queima roupa que o goleiro Tyto defendeu no susto. Mas não demorou muito para que a superioridade se traduzisse em gol.

Aos 26min, a Polônia, que já estava acuada, errou na saída de bola. Baros não perdoou e carregou a bola para o ataque fazendo o passe, já dentro da área, para Jiracek. Ele então cortou a marcação e chutou cruzado quando outro zagueiro se aproximava para tentar o corte. Em vantagem, os checos tiveram mais facilidade para controlar o jogo.

No último lance da partida, porém, a República Checa salvou um gol em cima da linha, que eliminaria os dois times. Logo depois, o árbitro resolveu encerrar a partida, para delírio da torcida checa presente em Wroclaw.

Segue a classificação do Grupo A :