Em jogo marcado por viradas, Inglaterra vence e elimina Suécia


Em partida marcada por viradas e um segundo tempo eletrizante, a Inglaterra se aproximou da vaga às quartas de final da Eurocopa 2012. Em duelo válido pela segundo rodada do Grupo D, no Estádio Olímpico de Kiev, os ingleses derrotaram a Suécia por 3 a 2 nesta sexta-feira e empataram em pontos com os líderes franceses, com quatro.

A seleção da Inglaterra abriu o marcador aos 23min do primeiro tempo, com gol do contestado centroavante Andy Carroll. Depois de um primeiro tempo sem muitas emoções, a Suécia conseguiu a virada em 15 minutos. Primeiro, aos 4min, Mellberg dividiu com Glen Johnson e o lateral colocou contra o próprio gol. Dez minutos, Mellberg subiu mais alto em cobrança de falta e virou o marcador.

Porém, os ingleses reagiram e viraram mais uma vez. Aos 20min, Walcott aproveitou rebote e finalizou forte de fora da área. O goleiro Isaksson apagou a boa atuação ao deixar a bola entrar e permitir o empate rival. Aos 33min, Welbeck completou cruzamento da direita de calcanhar e fez o terceiro gol inglês.

Com os resultados desta sexta, a França, que derrotou a Ucrânia por 2 a 0, lidera a chave com quatro pontos e dois gols de saldo. Logo atrás está a Inglaterra, com a mesma pontuação e um gol de saldo. Os anfitriões ucranianos estão em terceiro, com três pontos e chance de classificação. Já a seleção da Suécia não somou pontos e está eliminada da Eurocopa.

As quatro seleções voltam a campo na terça para a última rodada. Das três que podem se classificar, a França é quem tem a situação mais tranquila. Basta um empate contra a Suécia, às 15h45 (de Brasília), em Donetsk. No mesmo horário, a Inglaterra encara a Ucrânia por um empate, em Kiev, para avançar às quartas de final.

O jogo

Com a vitória da França sobre a anfitriã Ucrânia na primeira partida do dia, a Inglaterra se viu pressionada a buscar o resultado positivo para depender apenas de si para avançar à próxima fase. Aos 8min, Parker aproveitou rebote da zaga sueca e chutou forte de fora da área, mas o goleiro Isaksson espalmou. Os suecos responderam aos 20min. Ibrahimovic chutou forte da meia esquerda e Hart defendeu.

Sem conseguir infiltrar na zaga adversária pelo toque de bola, a Inglaterra usou o tradicional chuveirinho para abrir o marcador no Estádio Olímpico de Kiev. Aos 23min, Gerrard cruzou pelo lado direito. Andy Carrol ganhou do marcador no posicionamento e subiu com estilo para acertar o canto direito da meta defendida por Isaksson e colocar os ingleses em vantagem.

A Inglaterra continuou melhor e foi ao intervalo em vantagem. Mas a Suécia voltou mais atenta no segundo tempo e, aos 4min, conseguiu igualar. Aos 4min, Kallstrom sofreu falta perigosa. Ibrahimovic cobrou na barreira, aproveitou o rebote e finalizou. Mellberg dividiu com Glen Johnson e a bola entrou, com os escandinavos conseguindo o empate. O árbitro esloveno Damir Skomina deu gol contra do lateral inglês.

E aproveitando a bola área, os suecos conseguiram a virada na capital ucraniana. Aos 14min, Larsson bateu falta da meia esquerda, o zagueiro Mellberg subiu sozinho atrás da zaga e cabeceou no canto direito para marcar o segundo da Suécia na partida e colocar a seleção na briga por vaga à próxima fase da Eurocopa.

Mas a vantagem sueca na partida não durou muito tempo. A Inglaterra partiu para cima e Isaksson evitou o empate aos 19min ao espalmar cabeceio de Carroll para escanteio. Na cobrança da bola parada, Gerrard cruzou da esquerda, a zaga sueca afastou e Walcott, que havia entrada três minutos antes no lugar de Milner, aproveitou o rebote. O meia-atacante finalizou forte de fora da área e o experiente arqueiro sueco fez grande defesa.

O gol da virada e da vitória inglesa aconteceu aos 33min. Walcott penetrou pela lateral de área e cruzou para a pequena área. Welbeck desviou de calcanhar com estilo, tirou do alcance de Isaksson e garantiu os três pontos para a Inglaterra no duelo desta sexta-feira em Kiev.